Aprendiz

Tema: A importância do patriotismo para a formação do brasileiro

  • 2

Ao refletir sobre a identificação ou pertencimento a um país e seus atributos, percebe-se que é um tema intrinsecamente ligado à formação cultural de um povo e que, conforme exposto por Hannah Arendt em sua obra “Jerusalém – Um relato sobre a banalidade do mal”, a falta de criticidade e busca por informação na sociedade hodierna implica em resultados nocivos em qualquer aspecto, o que estende-se também ao patriotismo. Desta forma, defende-se que a compreensão e identificação da importância do patriotismo e seu fomento são legítimos, uma vez que determinam bases fundamentais de um povo, desde que haja ponderação e determinação de limites.

Primeiramente, a relevância do patriotismo reside no reconhecimento e vivência dos princípios e valores historicamente adquiridos. O Brasil alcançou grandes conquistas e desbravou inúmeras batalhas ao longo do tempo. Dentre as conquistas, observa-se a independência e abolição da escravatura. Estas, por sua vez, permitiram o país se tornar o que é hoje. Repertório de excelência podem ser citados, como no esporte, dramaturgia, música, literatura e muitas outras áreas. Todos, em conjunto, formam um senso único que não pode ser violado ou copiado. O senso e pertencimento mencionados criam unidade de maneira que em momentos de dificuldades torna o povo mais forte. A exemplo, é possível citar o conflito armado entre Rússia e Ucrânia atualmente, no qual os ucranianos defendem orgulhosamente suas terras, famílias e história em meio a um conflito desnecessário e infundado. Sendo assim, o patriotismo é essencial a todo e qualquer povo.

Paralelamente, a formação de cada brasileiro entra em questionamento, pois o sentimento de pertencimento pode apenas ser fomentado por meio do conhecimento. Segundo a Constituição Brasileira, é dever do cidadão zelar pelo patrimônio histórico e cultural, o que impacta diretamente na percepção levantada. Contudo, como defender e valorizar aquilo que não é entendido, conhecido e sentido? Ademais, existe uma linha tênue entre o patriotismo e o nacionalismo que deve ser observada com atenção e cuidado, pois o o nacionalismo foge à admiração e senso de grupo, tornando-se um veneno social. Por exemplo, cita-se o contexto experimentado pela Alemanha sob o comando de Hitler.

Portanto, é imperativo o reconhecimento e estímulo da identificação dos brasileiros com sua pátria, que exige esforços de educação. Neste cenário, o governo tem papel fundamental para que a matéria de História seja afirmada na rede pública tanto nas esferas municipais, estaduais, como federal. A Ancine, por sua vez, destaca-se também pelo poder de transmitir valores e formar opinião através de suas produções que atingem toda massa brasileira. E, por último, é levantado o papel do governo em supervisionar e admoestar através dos mecanismos de segurança todos aqueles que excedem o senso comum, podendo punir caso não seja efetivo através dos mecanismos legais existentes.

Compartilhar

5 Correções

  1. Excelente, redação, muito bem estruturada, bem organizada, tudo flui perfeitamente. Imagino que não seja uma redação de modelo Enem, mas sim de algum vestibular, então tá muito boa.

    Introdução, tá muito boa, nota 10.

    D1: Não que esteja errado, mas é melhor substituir “primeiramente”, por algo parecido, pelo fato de ser um numeral e não um advérbio, ou seja, não existe isso de usar primeiramente, segundamente, terceiramente.

    Algumas sugestões a seguir:

    Em primeiro plano/lugar;
    Em/Sob uma primeira análise;
    De início;
    A princípio;

    Fora isso, tá ok.

    D2:

    Muito bem estruturado, organizado. Mas não vejo necessidade em usar em “[…] Constituição Brasileira…”, com B maiúsculo, talvez Carta Federal, Carta Magna ou até mesmo Constituição Federal do Estado brasileiro, ficariam melhor.

    OUTROS PROBLEMAS: Toda pergunta feita dentro d’um texto deve ser respondida.

    Conclusão:

    Estando eu supondo que não seja uma redação modelo Enem, o autor conseguiu estruturar bem.

    Ao invés de colocar
    “[…] matéria de História seja afirmada na rede pública tanto nas esferas municipais, estaduais, como federal”, poderia o autor citar a BNCC, mais direto e sem enrolações.

    OUTROS PROBLEMAS: *governo*. Autoridades, entidades, instituições, órgãos entre outros, devem sempre começar com a letra inicial maiúscula.

    Como não houve uma especificação do agente, o auto deveria abusar de sinônimos do agente, como Estado, por exemplo. ;)

    Boa redação, Pinheiro! :D

    • 1
  2. nota: 920
    competência 1: 160
    competência 2: 200
    competência 3: 200
    competência 4: 200
    competência 5: 160

    oii,boa noite!
    Quero te dar meus parabéns pela excelente redação! Eu só não coloquei nota 1000 porque você errou algumas palavras, que acredito ter sido erro de digitação mesmo,e senti um pouco de falta da melhor estrutura na conclusão (que está muito boa,porém senti falta de um pouco mais de estrutura). Fora isso, o texto está muito bom, dentro da formalidade da língua, bem incorporado, bem argumentado, coerente e coeso e você mostrou real domínio do tema. Parabéns!

    • 1
  3. nota: 920
    competência 1: 160
    competência 2: 200
    competência 3: 200
    competência 4: 200
    competência 5: 160

    foi muito bem!
    Quero te dar meus parabéns pela excelente redação! Eu só não coloquei nota 1000 porque você errou algumas palavras, que acredito ter sido erro de digitação mesmo,e senti um pouco de falta da melhor estrutura na conclusão (que está muito boa,porém senti falta de um pouco mais de estrutura). Fora isso, o texto está muito bom, dentro da formalidade da língua, bem incorporado, bem argumentado, coerente e coeso e você mostrou real domínio do tema. Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.