Consoante ao trecho “Quando uma pessoa sabe ler bem, não existen fronteiras para ela” da obra “como incentivar o hábito da leitura” do autor Richard Bamberger, a leitura tem um ofício importantíssimo na formação do cidadão. Posto que, a mesma possibilita o enrriquecimento sociocultural, o desenvolvimento do senso crítico e o “despertar” da imaginação na elabiração de textos, contos, fábulas e histórias.
Sob esse viés, o conhecimento dos costumes de outras nações, a ampliação do próprio vocabulá´rio e o desenvolvimento de argumentos coerentes, somente é possível por intermédio do hábito da leitura, a qual dever ser inserida, não como uma obrigação, mas como um merito construtivo para todos.
Contudo, vale ressaltar que apesar da relevância que tem à leitura na via do ser huamano, poucos estão dispostos a substituirem, por um determinado tempo, os eletrônicos por livros. Tal que, segundo dados da CBL(Câmara Brasileira de Livros), os brasileiros leem apenas 2 livros por ano, enquanto que franceses e estadunidenses leem em média de 5 a 7 livros por ano.
Infere-se. portanto, que a importância doa acesso à leitura para a formação do cidadão crítico esta destinado a ser um papel não exercido pelos brasilienses. Logo, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação deve dispor nas escolas, aulas de leitura interativa entre os alunos e professores por pelo menos duas vezes por semana. Aliado a isso, os pais devem gerar hábitos de leitura com seus filhos, principalmente crianças, nos momentos em família, como na hora de dormir, brincar.
kellystudyIniciante
TEMA: A importância do acesso à literaturapara a formação do cidadão crítico
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Lucasm
iNTRODUÇÃO: Sem palavras pra descrever! muito lindo o jeito que você colocou as palavras. Não tive dificuldades em entender até o fim do parágrafo.
DESENVOLVIMENTOS:
*”vale ressaltar que apesar da relevância que ” cuidado com a repetição de palavras e termos!
*a crase após essa frase foi empregada de maneira incorreta
*leem no plural se escreve leêm
– O desenvolvimento ficou muito curto a julgar pela estrutura textual em questão. Recomendo você utilizar no mínimo dois!
CONCLUSÃO:
*”Infere-se. portanto,” o uso do ponto prejudicou minha leitura, substitua ele por uma vírgula.
*”Logo, medidas são necessárias para resolver o impasse.” já vi pessoas utilizarem essa frase pronta umas trocentas vezes! Procure se diferenciar!
Ao todo eu te pontuaria com uns 500, julgando pelas 5 competências do enem.
Procure analisar redações notas 1000 ou vídeos de análises no youtube que vai te ajudar muito a entender a estrutura do texto, e claro estude bastante as regrinhas da gramática, pontuação, crase e afins
juhandelina
Olá!
Competência I (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): alguns erros são encontrados, a exemplo do uso incorreto da vírgula, da crase, da escrita/ortografia, etc. Por isso, 120.
Competência II (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): apesar de não ter fugido do tema, sua argumentação apresenta falhas, principalmente no que se refere à ligação do seu repertório ao desenvolvimento das suas ideias. Por isso, 120.
Competência III (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): sua argumentação está falha, como consequência seu ponto de vista também, pois há ausência de coerência e de organização das ideias. Por isso, 120.
Competência IV (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): seu texto está coeso, já que seus mecanismos linguísticos estão variados e com sentido. Por isso, 200.
Competência V (Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos): sua proposta não apresenta os cinco elementos essenciais, que são agente, ação, modo/meio, finalidade e detalhamento. Por isso, 80.
Torço por você, continue praticando, melhorando e persistindo!!! (:
ps.: sou apenas estudante.