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TEMA: A importância do acesso à leitura para a formação do cidadão crítico

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Segundo o escritor brasileiro Monteiro Lobato, “Uma nação se faz com homens e livros”. Tal afirmativa faz-se verdadeira, visto que o acesso à leitura é de fundamental importância para a formação do cidadão crítico. No entanto, não há costume de leitura por parte dos brasileiros, decorrente da falta de contato com livros na infância, fazendo com que esses não expandam seus conhecimentos e lutem por seus direitos.
Primeiramente, vale ressaltar que se o indivíduo não tem acesso à leitura desde pequeno, esse não criará o hábito de ler. Segundo a pesquisa do Instituto Pró-livro, a maior influência para a formação do costume da leitura vem da família. Logo, o escasso incentivo familiar acarreta na falta de contato entre as crianças e os livros, explicando assim, porque apenas 56% da população brasileira é leitora, de acordo com a pesquisa realizada pelo Ibope.
Por consequência, o indivíduo restringe seus conhecimentos, prejudicando então o seu senso crítico. No livro “Anne de Green Gables”, a personagem Anne, ainda criança, tem o hábito de ler. Com isso, além de ter uma grande imaginação, essa possui pensamentos críticos que, de tal forma, lhe ajudam a defender seus direitos. Em suma, a leitura faz com que o cidadão adquira conhecimento e forme pensamentos críticos,defendendo assim seu ponto de vista.
Portanto é mister que o Estado tome providências para reverter o quadro atual. Para que a população crie o hábito de leitura desde a infância,urge que o Ministério da Educação forneça, por meio de verbas governamentais, livros para as escolas de nível básico e promova debates com os familiares, através de palestras nas escolas ou em redes sociais, que discutam a importância da leitura para a formação do cidadão.

OBS: Corrijam estilo no ENEM, apresentando a nota das competências, por favor. Obrigada

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3 Correções

  1. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 200.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 160. (Pequenos erros: Tese pouco explícita. Repetição da palavra “pesquisa” no 2º parágrafo. No geral está bom, parabéns!)
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 200.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 200.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 200.
    [960]

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  2. Olá!
    Sua redação no geral está bem escrita!
    Foi interessante a citação do Monteiro Lobato, agrega mais valor. Entretanto, senti que sua tese não está muito clara na introdução.
    Também fiquei confusa em relação a quando acaba o segundo parágrafo e quando começa o terceiro.
    Você escreve muitobem!
    Parabéns! Continue praticando!
    *OBS: ainda não me sinto preparada para corrigir com os critérios ENEM e dar nota, por isso não fiz!

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  3. COMENTÁRIOS
    – A tese deveria estar mais explícita e o primeiro parágrafo de argumentação deveria ter maior senso crítico.
    – Portanto é mister que o Estado tome providências para reverter o quadro atual. Para que a população crie o hábito de leitura desde a infância,urge ***AQUI DEVERIA HAVER UM ESPAÇO *** que o Ministério da Educação forneça, por meio de verbas governamentais, livros para as escolas de nível básico e promova debates com os familiares, através de palestras nas escolas ou em redes sociais, que discutam a importância da leitura para a formação do cidadão.
    .
    NOTA:
    Competência 1: 200
    Competência 2: 160
    Competência 3: 200
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200
    Total: 960

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