A primeira lei de Newton, da inércia, dita que os corpos tendem a ficar em repouso se as forças ao redor não lhe influenciarem. Analogamente ao contexto, no que tange a banalização da realização de procedimentos estéticos no Brasil, a má intervenção midiática em conjunto com a falta de conhecimento são forças que induzem o agravamento do revês.
Uma análise da má intervenção midiática se faz necessária para a problemática. Segundo visão filosófica, o que é existente/criado para o bem-estar social não deve ser utilizado para opressão da mesma. Assim sendo, a mídia, propagadora de um determinado padrão de beleza inalcançável, influencia negativamente pessoas que buscam tal ideal e recorrem a interferências estéticas para alcançar o objetivo. Ocasionando assim uma normalização da realização destes processos.
Cabe avaliar ainda a falta de conhecimento como impasse para a resolução do problema. “A educação é a arma mais poderosa para você usar para mudar o mundo” como diz Nelson Mandela. Nesta visão, a busca por conhecimento nunca é inviável, no entanto, é notável como a trivialidade por parte dos usuários de operações harmonizantes é existente. Por desconsiderar os riscos dos processos bem como a qualidade, e junção com escassa divulgação dos fatos.
Em vista dos fatos expostos, medidas devem ser tomadas para a solução do problema. O Ministério da Educação em união com instituições de ensino, locais destinados à propagação de conhecimento, devem promover palestras sobre o tema de modo a conscientizar a população sobre os riscos ocasionados, objetivando a diminuição da moralização de tais processos.
-Vítor-
Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200
Não identifiquei nenhum desvio.
Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 80
Não sei qual foi o seu objetivo em citar inércia na introdução, mas pressupondo o desejo de pontuar em repertório sociocultural a escolha de frase não foi feliz, porque não basta apenas citar uma frase, ela tem que ser pertinente (ligada a alguma palavra do texto direta ou indiretamente) e ser bem comentada. O repertório usado no D1 eu achei vago, se tivesse relacionado a uma corrente de pensamento ou a um filósofo daria mais credibilidade. No D2 novamente você usa o repertório de forma vaga, tente desenvolver mais os argumentos com os repertórios.
Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 120
A impressão que fica para o leitor é que o seu ponto de vista não foi bem construído, tente elaborar mais os seus argumentos, principalmente o D2 foi curtíssimo. Eu consigo ver a sua tese, mas não em como você chegou nela.
Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 120
Você toma bastante cuidado com as palavras e apresenta um repertório de palavras ótimo. A coerência não foi plenamente atingida, sobretudo na parte de amarrar o repertório com o argumento. O tópico frasal de cada parágrafo foi muito curto, ressalva à expressão “em vista dos fatos expostos”, o Enem não admite comentar a estrutura do texto no próprio texto.
Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200
Detalhamento: 40
Agente: 40
Finalidade: 40
Ação: 40
Meio/modo: 40
Resultado: 720
Giohhh
Boa noite. Primeiramente, sugiro colocar “de acordo” no início do seu texto (de acordo com a primeira lei de Newton…). Na segunda linha, acho que você deveria colocar “nesse contexto” ao invés de “analogamente ao contexto”. Está faltando conectivos no início dos dois parágrafos argumentativos. Você poderia colocar “sob esse viés”, “nesse viés”, “sob essa análise”, “primeiramente”, entre outros. O segundo poderia iniciar com “ademais”. Na conclusão, sugiro que você inicie com “portanto”.