Aprendiz

Tema: a importância da vacinação na sociedade contemporânea

  • 0

Em 1904, o médico Oswaldo Cruz implantou políticas obrigatórias de vacinação, que foram repudiadas pelas pessoas da época. Esse acontecimento, apesar do paralelo de um século, evidencia o cenário da atualidade, caracterizado pela negligência social acerca da relevância da vacinação. Nesse sentido, é essencial desestruturar os alicerces que fundamentam esse quadro: a visão ignorante sobre as vacinas e a falta de conhecimentos a respeito da prevenção.

De início, o pensamento de substancial parcela da população corrobora a negligência à imunização. Diante disso, vale mencionar que, quando a vacina tríplice viral foi produzida com o objetivo de combater o sarampo, a civilização construiu um ideal baseado em sua produção: por esse imunológico ser originado de bovinos, as pessoas diziam que ao tomá-lo, sua face se assemelharia a um bezerro. Paralelamente, essa visão é, ainda, a realidade do século XXI, já que muitos indivíduos deixam de se vacinar por apreensão das possíveis consequências desse método de prevenir as doenças, o que formula preconceitos a tal proteção. Dessa forma, os estigmas em relação às vacinas devem ser combatidos.

Por outro lado, os indivíduos, por não terem informações da necessidade de se vacinarem, negligenciam a proteção contra os vírus. Isso porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – responsável por ditar os estudos escolares – não inclui ensinos voltados à importância da prevenção. Consequentemente, a sociedade opta por movimentos anti-vacinas, haja vista que o medo de efeitos colaterais, incentivado pela escassez de conhecimentos, é maior, para algumas pessoas, que os reflexos das doenças atuais, como retratado em 1904 pela repudiação dos brasileiros às campanhas do Oswaldo Cruz. Desse modo, dados referentes a imunológicos devem ser transmitidos.

Torna-se imprescindível, portanto, contornar os fatores supracitados para que a vacinação receba a devida importância na sociedade contemporânea. Nesse viés, urge que o Ministério da Educação insira nas escolas, por meio de alterações na BNCC, estudos sobre a necessidade das vacinas, como histórias de antigas epidemias que, se os imunológicos não existissem, seriam presentes no segundo milênio, a fim de contornar a visão errônea da prevenção e de disseminar conhecimento. Assim, os indivíduos não irão negligenciar a vacinação – fato evidenciado em 1904.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oiie, sou estudante, mas vou tentar ajudá-la com base nos meus estudos, ok?

    C1) Domínio da escrita formal em língua portuguesa: 200
    Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente.

    C2) Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 200
    Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    C3) Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 160
    Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    C4) Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação: 200
    Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    C5) Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos: 200

    Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    Total: 960

    • 0
  2. Boa tarde Matheus, tudo bem? vou tentar corrigir a sua redação ok?

    então vamos lá!!

    Introdução: gostei que começou com um fato histórico. e também deixou bem implícita a sua tese.

    Desenvolvimento1: bons argumentos.

    Desenvolvimento2: ótimo argumento. informação é importante.

    Conclusão: Apresentou uma ótima proposta de intervenção,

    Parabéns! a sua redação está muito boa. continue assim bjs

    • 0
  3. Em 1904, o médico Oswaldo Cruz implantou políticas obrigatórias de vacinação, que foram repudiadas pelas pessoas da época. Esse acontecimento, apesar do paralelo de um século, evidencia o cenário da atualidade, caracterizado pela negligência social acerca da relevância da vacinação. Nesse sentido, é essencial desestruturar os alicerces que fundamentam esse quadro: a visão ignorante sobre as vacinas e a falta de conhecimentos a respeito da prevenção.(1)

    1 – boa introdução e tese explícita
    De início, o pensamento de substancial parcela da população corrobora a negligência à imunização. Diante disso, vale mencionar que, quando a vacina tríplice viral foi produzida (4)com o objetivo de combater o sarampo, a civilização construiu um ideal baseado em sua produção: por esse imunológico ser originado de bovinos, as pessoas diziam que ao tomá-lo(2), sua face se assemelharia a um bezerro. Paralelamente, essa visão é, ainda, a realidade do século XXI, já que muitos indivíduos deixam de se vacinar por apreensão das possíveis consequências desse método de prevenir as doenças(3), o que formula preconceitos a tal proteção. Dessa forma, os estigmas em relação às vacinas devem ser combatidos.
    2 – a palavra “que” impede o uso de ênclise aqui.
    3 – repertório produtivo.
    4 – aqui precisa de vírgula, pois se trata de um adjunto adverbial final.

    Por outro lado, os indivíduos, por não terem informações da necessidade de se vacinarem, negligenciam a proteção contra os vírus(5). Isso porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – responsável por ditar os estudos escolares – não inclui ensinos voltados à importância da prevenção. Consequentemente, a sociedade opta por movimentos anti-vacinas(6), haja vista que o medo de efeitos colaterais, incentivado pela escassez de conhecimentos, é maior, para algumas pessoas, que os reflexos das doenças atuais, como retratado em 1904 pela repudiação(7) dos brasileiros às campanhas do Oswaldo Cruz(8). Desse modo, dados referentes a imunológicos devem ser transmitidos.
    5 – Muito bem, retomou a tese da introdução no desenvolvimento.
    6 – não tem hífen: antivacinas.
    7 – pelo repúdio.
    8 – boa retomada do repertório da introdução.

    Torna-se imprescindível, portanto, contornar os fatores supracitados para que a vacinação receba a devida importância na sociedade contemporânea. Nesse viés, urge que o Ministério da Educação(agente) insira nas escolas, por meio de alterações na BNCC(meio), estudos sobre a necessidade das vacinas(ação), como histórias de antigas epidemias que, se os imunológicos não existissem, seriam presentes no segundo milênio(detalhamento), a fim(finalidade) de contornar a visão errônea da prevenção e de disseminar conhecimento. Assim, os indivíduos não irão negligenciar a vacinação – fato evidenciado em 1904

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.