“Somente quando for cortada a última árvore, poluído o último rio e pescado o último peixe é que o homem vai perceber que não pode comer dinheiro.” A frase criada pelo grupo Greenpeace, critica a eminente exploração humana do meio ambiente e a causa da falta de recursos naturais. A reflexão se mostra oportuna à sociedade brasileira, visto que é inegável a existência de dificuldades para implantar uma cultura sustentável no país, provocando graves repercussões futuras. A partir disso, faz-se importante analisar como o consumismo exacerbado e a agropecuária, compõem esse quadro desafiador.
Sob esse viés, deve-se reconhecer que desde os processos denominados revoluções industriais e a ascenção do capitalismo, o mundo vem priorizando demasiadamente o individualismo e a produção excessiva de bens de consumo. Nesse contexto, ganha relevância o pensamento do filósofo Zygmunt Bauman, segundo qual a pós-modernidade é marcada por um alto consumo, constrói as identidades e amplia as individualidades provocando um ciclo crescente de compras. Desse modo, danos serão gerados a curto e longo prazo, como esgotamento de recursos naturais e a degradação da biodiversidade.
Ainda nessa linha de raciocínio, outro ponto determinante é a responsabilidade da agropecuária pelas altas taxas de poluição, além de endossar o desmatamento, já que necessita de espaço para a criação de animais e plantações de monocultura. De acordo com dados do IBAMA, a pecuária é responsável por 80% do desmatamento na Amazônia e 30% das queimadas de todo bioma do pantanal. Assim, para satisfazer desejos de comodidade e bem-estar o ser humano continua destruindo o planeta e autodestruindo-se.
Torna evidente, portanto, que destruindo o planeta para obter mais conforto, o homem está praticando satiricamente um suicídio. Para tanto, cabe ao Ministério do Meio do Ambiente junto ao Ministério da Educação a promoção de palestras e debates em escolas, desde a educção infantil, a fim de conscientizar os alunos e jovens sobre a preservação do ecossistema brasileiro. Ademais, é imprescindível que o Congresso Nacional exija punições mais severas aos crimes ambientais, com a finalidade de minimização dos efeitos da falta de proteção socioambiental. Com tais ações, será possível requerer a convicção de Greenpeace, e reconstruir a nação brasileira desenvolvendo a sustentabilidade.
[email protected]
hello, amigx.
– ótima introdução.
– desenvolvimento 1 tá impecavel, tirando alguns erros gramaticais.
– desenvolvimento 2 também segue a linha de um ótimo argumento.
– na conclusão sempre é bom frisar os elementos da sua proposta de intervenção, portanto acho que faltou uma virgula para destacar os seus agentes da primeira proposta.
– e também, na conclusão, observei que faltou detalhamento.
– em geral, um ótimo repertório sociocultural, já passa a impressão que você dominará o tema que foi dado.
natan_rosa
Bom dia, tudo bem?
Segue a análise da sua dissertação:
Análise Introdução:
1- Boa contextualização.
2- Erro gramatical “eminente”, se escreve “iminente”.
3- Faltou citar o Brasil, já que o tema é a importância da preservação do meio ambiente no BRASIL contemporâneo.
………………………………………………………………………………………………………….
Análise do Desenvolvimento 1:
1- Erro gramatical “ascenção” se escreve: ascensão.
2- Faltou o artigo “o” em “segundo qual”.
3- Boa citação, conseguiu ligar esta aos argumentos.
………………………………………………………………………………………………………….
Análise do desenvolvimento 2:
1- Sem erros gramaticais aqui.
2- Ótimo argumento.
.…………………………………………………………………………………………………………
Análise da Conclusão:
1- Erro de digitação “educção”. ( vou desconsiderar isso na correção).
2- Possui falta de detalhamento e não são os Ministérios que devem criar palestra e sim as escolas. Exemplo,” cabe as escolas criarem projetos pedagógicos, em forma de palestras, com o tema a importância do meio ambiente, destinadas aos alunos do ensino fundamental, que deverão ser aplicadas nas aulas de ciências, a fim de conscientizar os alunos e jovens sobre a preservação do ecossistema brasileiro”. Essa seria uma proposta completa com detalhamento.
3- Sem erros de gramática aqui.
………………………………………………………………………………………………………….
Total:.940
C1:200.
C2:180 (Um corretor daria 200, já o outro daria 160, portanto a média é 180).
C3:200.
C4:200.
C5:160.
Boa sorte!!!
Se puder, avaliar como a melhor correção, agradeço :) (dá um trabalhinho fazer a correção detalhada).