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Tema: A importância da preservação da saúde mental em atividades de alta performance

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No que se refere saúde mental o pensamento de muitos é que apenas as pessoas com poucas condições ou que se deparam com muitos problemas enfrentam as características da falta dessa saúde, porém, grande parte de toda a sociedade lida com isso e não é diferente para os atletas, que sempre buscam a “perfeição” para conseguir um melhor resultado em sua performance.

Inicialmente, é notório que há uma certa necessidade de trazer o verdadeiro significado de saúde para algumas pessoas, e a OMS (Organização Mundial da Saúde) traz esse conceito de que ser saudável é estar completamente bem mentalmente, fisicamente, emocionalmente e socialmente. O fato de alguns terem fama, condição financeira, ou até mesmo terem sua felicidade não necessariamente quer dizer que esses indivíduos não passam por problemas, principalmente a questão da ansiedade e depressão. De encontro com esse assunto, recentemente nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a estrela da ginástica estadunidense Simone Biles veio por meio de uma declaração informar que não participaria da prova individual para tratar da sua saúde mental, o ato de coragem da atleta trouxe consigo muitos comentários por todo o mundo, e vários desses comentários infelizmente foram negativos.

Certamente tratar de um assunto que aflige muitos não é fácil, por mais que seja muito comum essa problemática, as pessoas ainda sim se privam de conversar sobre,  com toda a pressão social e até mesmo individual as pessoas acabam se calando e isso pode afetar mais ainda a saúde mental delas.

Em suma, refletindo sobre essa problemática em questão, as empresas e instituições de treino que são oferecidos a esses atletas poderiam caber por responsabilidade uma busca de psicólogos e sessões de terapia que possam assim ser de ajuda a essas pessoas trazendo um apoio mental de ajuda, e o que consequentemente ajudará na performance do atleta também.

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4 Correções

  1. Boa Tarde!!!!!

    Primeiramente quero salientar que também procuro me aperfeiçoar na redação, pois não sou nenhuma especialista. Contudo, quero elucidar alguns fatos que observei na sua dissertação-argumentativa. Vamos Lá?

    De início, é preciso ressaltar a necessidade de uma linguagem um pouco mais formal e técnica para a redação. Portanto, gostaria de reforçar, como o exposto acima, que expressões como ” o pensamento de muitos” e as generalizações que você fez na introdução sobre muitos passarem por problemas relacionados a saúde mental, evidenciam, infelizmente, um caráter pouco original ao seu texto. Então, eu particularmente recomendo que você use citações ou até alusões históricas para destacar a sua introdução. (Mas confesso que esse tema era meio complicado mesmo kkkkk). Além disso, seria interessante citar na intro, o que você abordaria no decorrer do texto (desenvolvimento), para evidenciar o seu projeto de texto.

    Acerca dos desenvolvimentos, Eu gostei do D1, principalmente devido a ótima ( e muitooooooooo pertinente) citação da OMS, uma vez que o senso comum identifica a condição de saúde apenas como a ausência de doenças. Contudo, no D2, senti que houve falta de repertório e também de um assunto pré-definido, o que talvez revele um mau planejamento do texto. Minha dica é que você busque sempre fazer um “esqueleto” do texto antes de sair escrevendo.

    Na Conclusão, é importante atentar-se aos 5 elementos que o Enem exige que tenha para a pontuação máxima. AGENTE, AÇÃO, MODO, FINALIDADE E DETALHAMENTO. Olhe modelos nota 1000 e busque identificar esses elementos na proposta de intervenção. Se necessário, tome algumas aulas de proposta ( que geralmente são bem curtinhas e fazem toda a diferença)

    Não Desanime!!! Continue praticando!
    Boa sorte!!!

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  2. Olá, sou estudante também, mas vou tentar ajudá-la. : )
    C1- Domínio da escrita formal em língua portuguesa
    120- Domínio mediano, com alguns desvios gramaticais e de convenções do registro em língua portuguesa.

    C2- Compreensão das áreas de conhecimento
    120- Fundamentação previsível e conhecimento mediano do texto dissertativo-argumentativo

    C3- Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos
    120- Limita-se aos textos motivadores para apresentar opiniões, fatos e informações, defendendo seu ponto de vista de forma pouco organizada.

    C4- Domínio dos mecanismos linguísticos e argumentação
    80- Articula o texto de forma insatisfatória, limitado em coesões, com muitas inadequações.

    C5- Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitam os direitos humanos
    120- Proposta de intervenção mediana, mas articulada com a argumentação desenvolvida no texto.
    Nota:560

    Bom, sugiro que você faça mais usos de conectivos para ter mais coerência na sua redação, ademais, fica a minha dica para estudar mais sobre tópico frasal (ajuda bastante a elevar a nota no C3). Você está indo bem, continue estudando que tenho certeza que alcançará a nota que almeja. :D

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  3. C1 – Domínio da norma padrão da língua portuguesa = 140
    – Foram encontrados mais de 2 desvios gramaticais e você não usou a norma padrão de maneira constante no texto, por isso os descontos.

    C2 – Compreensão do tema proposto = 200
    – Ta suave, a proposta foi bem compreendida e não houve fuga do tema, parabéns!

    C3 – Capacidade argumentativa para defender o seu ponto de vista = 100
    – Foram descontados pontos pois você não organizou 2 argumentos no texto e nos 2 parágrafos de desenvolvimento, seu D1 está bom, mas o 2 não está estruturado da forma esperada.

    C4 – Conhecimento de mecanismos linguísticos = 100
    – Você usou bem os conectivos, mas novamente, essa nota ficou comprometida pela forma com que os desenvolvimentos do seu texto foram estruturados.

    C5 – Proposta de intervenção = 120
    – Como seus argumentos principais não foram desenvolvidos de maneira concisa no texto, a intervenção também fica comprometida para onde direcionar essas ações.

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  4. Obs: Você fez um bom uso de conectivos. Achei isso muito interessante, na verdade. ajudou na leitura, ligando perfeitamente todos os pontos.

    * Introdução.

    Eu diria que você utilizou uma linguagem mais direta, o quê não necessariamente é ruim, mas seguindo a competência um, deve-se usar uma linguagem mais formal, entende? “O pensamentos de muitos” ou “Apenas as pessoas.” se puder mudar esses termos para algo menos direto e mais formal, evitaria a possível perca de pontos na C1.

    A sua introdução não teve pontos finais. o que, novamente, não implicaria em perca de pontos, mas ajudaria bastante na coesão do seu texto, que ficou um tanto acelerado no inicio.

    Por fim, a sua introdução está boa. Novamente, devo elogiar a sua escrita, que é muito clara, e seu português é perfeito.
    Deixando um adendo: Procure colocar diretamente na introdução, os argumentos que irá usar nos dois desenvolvimentos. Isso vai te dar uns pontos extras na coesão, e argumentação. Deixando o seu texto mais ligado ainda.

    *Desenvolvimento 1 e 2.

    A primeira questão da linguagem direta, se aplica aqui. Eu gostei bastante do jeito que você escreve( Elogiando novamente.) os corretores devem amar as suas redações, elas são fáceis de interpretar, nada cansativas.

    Então, você fez muito bem o que a competência três pede. Só acho que poderia se aprofundar mais. Você citou a OMS e a Simone Biles nos jogos olímpicos de Tóquio. Se escolhesse só as olímpiadas, não acha que poderia se aprofundar mais na Simone? Ou se focasse só na OMS, não acha que poderia trazer muitos argumentos bacanas. Acho que você focou bastante no repertório, mas comprometeu a sua argumentação.

    No segundo parágrafo, dou ênfase novamente a linguagem. Aqui você não trouxe argumentos, foi basicamente conclusivo. Não acha que poderia ter trazido a OMS ou a Simone para esse parágrafo?… Ajudaria muito.

    Por fim, não se tem muito o que comentar.

    *Conclusão

    Sua conclusão ficou boa, mas curta!!! O que faltou, foi desenvolvê-la mais. De resto, está perfeita. Você só precisava de mais linhas!!

    Fora isso, não se tem muito a dizer. Ficou aquele gosto de mais… Então diria que ela ficou média-boa. A parte mais fraca do seu texto, sabe? Acho que se melhorar isso, sua nota vai subir bastante.

    *Notas

    C1 = 150

    C2 = 200

    C3 = 180

    C4 = 200

    C5 = 150

    Dando um total de: 880. A sua boa escruta salvou muito. O repertório também. Mas precisa melhorar os pontos que citei. Se melhorar, vai ter uma nota muito superior!!

    No mais, é isso. Espero que tenha entendido, viu. <3.

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