Tema: A importância da literacia familiar em debate no Brasil

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De acordo com o Artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos”. Contudo, no Brasil, o direito à educação tem encontrado dificuldades quanto a sua universalização, visto que essa prerrogativa não tem se consolidado com ênfase na prática quando se observa as dificuldades da literacia familiar. Dessa forma, pode-se perceber que não só está presente a negligência governamental, como também é vigente a falta de incentivos dos pais quanto a leitura.

Antes de tudo, é válido ressaltar a notória ausência de medidas governamentais para combater as dificuldades da literacia familiar. Nesse sentido, pode-se observar essa adversidade na falta de incentivos à leitura no âmbito escolar, o que está presente majoritariamente nas escolas públicas, acatando as desigualdades sociais. Nessa lógica, essa falta de incentivos nas escolas faz com que a criança não crie o hábito da leitura também no ambiente familiar. Essa problemática, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, se configura como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar a falta de incentivos à leitura por parte dos pais, como impulsionador das dificuldades da literacia familiar. Segundo o ex-líder sul africano Nelson Mandela: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Desse modo, a educação não é dever apenas dos professores, mas também é responsabilidade dos pais educar os filhos em casa. Destarte, a literacia familiar, de fato, é uma das educações mais essenciais à criança, porém a falta de conhecimento sobre seus benefícios e suas formas de aplicação, a torna menos abrangente nas famílias brasileiras. Assim, é inaceitável que o cenário dos problemas mencionados continue a persistir.

Portanto, é necessário combater esses obstáculos. Para isso, é mister que o Ministério da Educação, por meio de adoção de leis rígidas e propagandas institucionais, torne obrigatório a literacia escolar em todos os níveis educacionais – o que acabará incentivando a literacia familiar – e influencie professores e pais a tornarem a leitura um hábito dentro de casa, a fim de dar educação a todos e melhorar o desenvolvimento infantil. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

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3 Correções

  1. Boa colocação da citação do filósofo e retomada no final da redação! Porém devia também dar ênfase ao repertório sobre o Artigo 1 dito na introdução, que não retomada ao longo do texto.
    A redação é bem coesa, desenvolvimento completo e conectivos muito bem colocados, atingindo todas as exigências do ENEM.

    Continue nesse caminho que vai se sair muito bem no vestibular! Boa Sorte :)

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  2. Nossa sua redação ficou ótima.
    Apenas alguns erros em relação a acentuação,mas isso pode ser corrigido rapidamente.
    Na introdução eu consigo entender quais são os seus argumentos e isso é ótimo, quero que deixe eles sempre assim,pois ajuda e muito a coesão do texto.
    Em relação aos desenvolvimento eu adorei como vc aprofundou eles e colocou sua opinião indiretamente, continue assim.
    Ótimo desfecho,todos os 5 elementos estão presente em sua conclusão.
    Olha sua redação está totalmente ligada e eu gostei muito, mas certifique que vc ira conseguir lembrar de todos esses dados,citações e alusões no Enem,Ou então tente diminuir,pois no dia não teremos acesso a uma coletânea de dados ok? Bjs e continue assim

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  3. INTRODUÇÃO:
    Acho que você se confundiu ao falar ”no Brasil, o direito à educação tem encontrado dificuldades quanto a sua universalização”, o direito a educação já é universal, por tanto sua frase não contém sentido algum, o que deixa sua introdução sem coerência com o tema
    E em: como também é vigente a falta de incentivos dos pais quanto a leitura, você poderia ter deixado sem um alvo em especifico (ex: como também é vigente a falta de incentivo a leitura).

    DESENVOLVIMENTO :
    Seu conectivo poderia ser melhor, te recomendo usar conectivos de explicação, como primeiramente, em primeiro lugar, em princípio, sobre tudo…
    Esse texto da redação: ”Nesse sentido, pode-se observar essa adversidade na falta de incentivos à leitura no âmbito escolar, o que está presente majoritariamente nas escolas públicas, acatando as desigualdades sociais”, ficou completamente sem nexo, você apontou as duas problemáticas de uma forma muito confusa em apenas um parágrafo, eu te recomendaria falar sobre a falta de estrutura e falta de acesso aos livros por parte das escolas e do governo.
    PARAGRAFO MUITO MAL APRESENTADO ***

    No terceiro paragrafo:
    Foi coerente com a sua problemática trazido na introdução, com exceção dessa parte ”porém a falta de conhecimento sobre seus benefícios e suas formas de aplicação”, que não teve contexto e nem coerência com o raciocino.

    CONCLUSÃO:
    O Ministério da Educação não cria lei alguma, você deveria ter coloca ”em conjunto com Governo Federal, deve encaminhar ao congresso…”. Também faltou o meio (o recurso que eles devem usar para realizar o ato) que é OBRIGATÓRIO.

    Espero ter-lhe ajudado de alguma forma, te desejo uma boa sorte.
    :)

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