A Revolução Neolítica foi responsável pela invenção da agricultura e, consequentemente, pela extinção das comunidades nômades. Nesse sentido, as mulheres eram as responsáveis pela atividade, enquanto os homens participavam da caça e da coleta. Destarte, hodiernamente, é viável a discussão sobre a importância da mulher na agricultura; ao considerar sua relação com o meio agrícola e os efeitos no desenvolvimento social feminino.
Em primeira análise, cita-se o papel, indispensável, das mulheres no âmbito produtivo rural. A música “Toda humanidade nasceu de uma mulher”, da cantora Vanessa da Mata, aborda a figura feminina como centro do desenvolvimento humano, ao passo que essa sempre esteve relacionada às atividades de sustentação doméstica e plantio. Desse modo, o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) corrobora tal pensamento, apresentando dados que comprovam, não só, a mulher como base das policulturas familiares, mas também, que essas representam, aproximadamente, metade da população campesina. Assim, é perceptível a interferência positiva do gênero no ambiente de produção agrícola.
Por conseguinte, percebe-se os efeitos, do contato feminino com campo, no desenvolvimento social. O projeto Núcleo de Agroecologia e Campesinato, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, aborda políticas sociais sobre os valores no meio agrícola, como o crescimento moral e intelectual das comunidades, com foco na figura da mulher camponesa. Nessa ótica, há necessidade dessa para desenvolvimento do campo, para representatividade feminina e consequentemente para incentivo à equidade de gênero. Como exemplo, tem-se a política e ambientalista, Marina Silva, que, de forma totalmente competente, criou e aplicou diversas leis para o setor rural e para proteção ambiental, enquanto ministra.
Infere-se, então, a relevância da mulher na agricultura e que essas devem ser, ainda mais, estimuladas para ascensão no setor. Concomitantemente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Ministério da Educação, deve promover projetos para capacitação feminina no mercado de trabalho rural. Para tal, os institutos federais poderiam disponibilizar bolsas para cursos técnicos e graduação. Tudo isso, para reforçar a necessidade da mulher na agricultura e visar o desenvolvimento socioeconômico dessas e do setor.
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO:
▪︎A Revolução Neolítica foi responsável pela invenção da agricultura e, consequentemente, pela extinção das comunidades nômades. Nesse sentido, as mulheres eram as responsáveis pela atividade, enquanto os homens participavam da caça e da coleta. Destarte, hodiernamente, é viável a discussão sobre a importância da mulher na agricultura; ao considerar sua relação com o meio agrícola e os efeitos no desenvolvimento social feminino.
OBS:
》Pra que esse ponto e vírgula ( ; ) depois de “agricultura” ? Tire.
》Contextualização, transição e tese OK.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Em primeira análise, cita-se o papel, indispensável, das mulheres no âmbito produtivo rural. A música “Toda humanidade nasceu de uma mulher”, da cantora Vanessa da Mata, aborda a figura feminina como centro do desenvolvimento humano, ao passo que essa sempre esteve relacionada às atividades de sustentação doméstica e plantio. Desse modo, o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) corrobora tal pensamento, apresentando dados que comprovam, não só, a mulher como base das policulturas familiares, mas também, que essas representam, aproximadamente, metade da população campesina. Assim, é perceptível a interferência positiva do gênero no ambiente de produção agrícola.
OBS:
》Tire a vírgula depois de “humano”.
》Exemplo OK
》Argumentação OK
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Por conseguinte, percebe-se os efeitos, do contato feminino com campo, no desenvolvimento social. O projeto Núcleo de Agroecologia e Campesinato, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, aborda políticas sociais sobre os valores no meio agrícola, como o crescimento moral e intelectual das comunidades, com foco na figura da mulher camponesa. Nessa ótica, há necessidade dessa para desenvolvimento do campo, para representatividade feminina e consequentemente para incentivo à equidade de gênero. Como exemplo, tem-se a política e ambientalista, Marina Silva, que, de forma totalmente competente, criou e aplicou diversas leis para o setor rural e para proteção ambiental, enquanto ministra.
OBS:
》”consequentemente” precisa estar entre vírgulas.
》Poderia ter mostrado mais o seu ponto de vista ao invés de trazer duas áreas do conhecimento, o projeto já estava bom.
CONCLUSÃO:
▪︎Infere-se, então, a relevância da mulher na agricultura e que essas devem ser, ainda mais, estimuladas para ascensão no setor. Concomitantemente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Ministério da Educação, deve promover projetos para capacitação feminina no mercado de trabalho rural. Para tal, os institutos federais poderiam disponibilizar bolsas para cursos técnicos e graduação. Tudo isso, para reforçar a necessidade da mulher na agricultura e visar o desenvolvimento socioeconômico dessas e do setor.
OBS:
》Excelente conclusão, parabéns.
NOTA:
C1: 160
C2: 200
C3: 180
C4: 200
C5: 200
TOTAL: 940
ladyaleixo
Vc tem um nível alto no site então com certeza entende de redação, mas vamos lá.
CONCLUSÃO:
“para punir pessoas que causar cancelamento as pessoas inocentes e ajudar os prejudicados na internet,”
✔Na minha percepção como leitor acho que vc deveria ter escolhido somente uma ação, ou o projeto ou a lei, ficou meio raso com os dois
✔se tivesse dado foco somente na lei ou no apoio da pessoa acho que sua conclusão estaria mais clara
“por meio de apoio de recursos por parte do Governo Federal, com o intuito de orientá-las e advertirem os internautas no tocante ao “cancelar” cidadãos puros e as consequências que eles terão. ”
Acho que essa parte deveria estar depois do nom
Sara Suzany
Boa noite, tudo bem? Seu texto está muito bom, muito bem estruturado também, vi alguns erros de gramática, pontuação e espaços (talvez seja por conta da digitação). Seu repertório sociocultural é bem amplo o que deixa o leitor mais interessado em ler. No trecho “Desse modo, o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) corrobora tal pensamento, apresentando dados que comprovam” o indicado seria você dizer os dados estatísticos. A proposta de intervenção também ficou ótima e bem detalhada, eu não sou professora kk mas daria de 940 a 960 para sua redação ;) espero que tenha ajudado.
Marlonribeiro
Tudo jóia! Obrigado pela correção. Os dados do IBGE estão logo após a palavra “comprovam”, estão no mesmo período só estão elaborados e não crus. Transformei 47,6% da população rural, em aproximadamente metade da população rural. Ou seja, trabalhei os dados ao invés de colocá-los da maneira como são apresentados na pesquisa.
cartola682
A Revolução Neolítica foi responsável pela invenção da agricultura e, consequentemente, pela extinção das comunidades nômades. Nesse sentido, as mulheres eram as responsáveis pela atividade, enquanto os homens participavam da caça e da coleta. Destarte, hodiernamente, é viável a discussão sobre a importância da mulher na agricultura; ao considerar sua relação com o meio agrícola e os efeitos no desenvolvimento social feminino.(1)
1 – tese: aspectos pelos quais a mulher é importante na agricultura
Em primeira análise, cita-se o papel, indispensável, das mulheres no âmbito produtivo rural. A música “Toda humanidade nasceu de uma mulher”, da cantora Vanessa da Mata, aborda a figura feminina como centro do desenvolvimento humano,(2) ao passo que essa sempre esteve relacionada às atividades de sustentação doméstica e plantio. Desse modo, o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) corrobora tal pensamento, apresentando dados que comprovam,(2) não só,(2) a mulher como base das policulturas familiares, mas também(2), que essas representam, aproximadamente, metade da população campesina. Assim, é perceptível a interferência positiva do gênero no ambiente de produção agrícola.
2 – sem vírgula
Por conseguinte, percebe-se os efeitos,(3) do contato feminino com campo(3), no desenvolvimento social. O projeto Núcleo de Agroecologia e Campesinato, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, aborda políticas sociais sobre os valores no meio agrícola, como o crescimento moral e intelectual das comunidades, com foco na figura da mulher camponesa.(5) Nessa ótica, há necessidade dessa(4) para desenvolvimento do campo, para representatividade feminina e consequentemente para incentivo à equidade de gênero. Como exemplo, tem-se a política e ambientalista, Marina Silva, que, de forma totalmente competente, criou e aplicou diversas leis para o setor rural e para proteção ambiental, enquanto ministra.
3 – sem vírgula
4 – dessa o quê?
5 – De que forma esse projeto mostra que o contato feminino com o campo auxilia no desenvolvimento social?
Infere-se, então, a relevância da mulher na agricultura e que essas devem ser, ainda mais, estimuladas para ascensão no setor. Concomitantemente, o Ministério da Agricultura(agente), Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Ministério da Educação, deve promover projetos para capacitação feminina(ação) no mercado de trabalho rural. Para tal, os institutos federais poderiam disponibilizar bolsas para cursos técnicos e graduação(meio). Tudo isso, para reforçar a necessidade da mulher(Finalidade) na agricultura e visar o desenvolvimento socioeconômico dessas e do setor.
Samaraaaaa
Ótima redação, apresentou alguns desvios, mas sua nota certamente seria acima de 900.
Citação bem colocada e bons argumentos.
————————————————————————————————————————————————————————————————————————————
Maitê
Olá, boa noite! sua redação ficou ótima! Parabéns!!! Respeitou a estrutura do texto dissertativo argumentativo muito bem,seu repertório sociocultural é bem amplo, fez uma boa proposta de intervenção e bem detalhada.
Espero ter ajudadooooooooooooooooo……………………………………….
………
dudamartins25
Marlon, achei sua redação muito boa.
A mulher ainda ocupa apenas 19% na agricultura, porcentagem que me incomoda muito, pois ainda hoje este assunto vive de modo silenciado, se fosse dado a devida importância, a mulher no campo irá possuir mais oportunidades. Gostei da sua conclusão pois é dever do governo participar desta luta com as mulheres que lutam por esse direito. Que a igualdade ocorra em todas áreas profissionais.
MariaTropoje
Olá, boa noite! sua redação ficou ótima! Parabéns!!! Respeitou a estrutura do texto dissertativo argumentativo muito bem,seu repertório sociocultural é bem amplo, fez uma boa proposta de intervenção e bem detalhada.
Espero ter ajudadooooooooooooooooo……………………………………….
………
Limmma
Muito boa,so falta melhorar mais na tese e na coesao do texto mais vc tem uma estrutura muito boa,principalmente no desenvolvimento,mais voce tem muito talento parabens,ta quase fechando nos 1000,so falta esses detalhes que eu te disse.nn.nnnnnmmmmmmnnnnnnnmmmnnnnmmmmmmmnmmnnnnnnnnmmmmmmmmmmmmnmmmnmmmmnnnnnnnnnnnnn
gabrielleestefanie
C1: 200, bom domínio da norma culta.
C2: 200, apresentou repertório sociocultural produtivo, pois está vinculada à tese do parágrafo.
C3: 160, o seu texto apresentou uma contextualização na introdução sem a devida retomada dessa informação no desenvolvimento do texto.
C4: 160, preste atenção no uso de orações reduzidas ao longo do texto.
C5: 200, proposta de intervenção ficou bem detalhada.
Total: 920 (Bem, estou aprendendo assim como você. Espero ter ajudado mesmo com o meu pouco conhecimento kk)
PedroGuilhermecrr
Boa noite, tudo bem? Seu texto está muito bom, muito bem estruturado também, vi alguns erros de gramática, pontuação e espaços (talvez seja por conta da digitação). Seu repertório sociocultural é bem amplo o que deixa o leitor mais interessado em ler. No trecho “Desse modo, o IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) corrobora tal pensamento, apresentando dados que comprovam” o indicado seria você dizer os dados estatísticos. A proposta de intervenção também ficou ótima e bem detalhada, eu não sou professora kk mas daria de 940 a 960 para sua redação ;) espero que tenha ajudado.