Iniciante

Tema: a importância da família no desenvolvimento educacional das crianças

  • 0

De acordo com o pensador francês Émile Durkheim, através do fato social, hábitos influenciam de maneira coletiva a forma de agir e pensar dos indivíduos. Desse modo, na sociedade hodierna, é notório a importância de certas ações, e como a presença e o afastamento das instituições sociais – escola e família – afetam o desenvolvimento educacional da criança.

De início, nota-se, por óbvio, o dever da família  de cuidar e educar seus pupilos – no artigo 229 da Constituição Federal – não devendo ser transferida  totalmente essa obrigação à escola e seus professores. Diante disso, é necessária a interação  efetiva entre família e escola, para o pleno desenvolvimento intelectual, afetivo e social de seus filhos e alunos, como destacado no sábio provérbio africano “Para educar uma criança, é preciso toda uma aldeia.”, ratificando a importância desse laço.

Ademais, apesar de ter grande relevância a relação harmônica entre pais e a comunidade escolar, esse convívio não é a realidade de muitos. Segundo reportagem da revista IstoÉ, publicada em 2018, 52% dos brasileiros entre 19 e 25 anos deixaram de estudar, não se dedicam aos estudos como deveriam ou estão atrasados na formação. Tal situação reforça o reflexo negativo da negligência familiar, contribuindo para a evasão e repetência escolar, de maneira a prejudicar a evolução do cidadão e da comunidade em que está inserido.

Portanto, perante o desafio da ausência familiar na educação, faz-se necessária a intervenção de modo preventivo e reparatório. Propõe-se então ao poder Executivo em parceria com as instituições de ensino, a capacitação de professores e pedagogos, por meio de investimentos no setor pedagógico, para a promoção de palestras e reuniões com discentes, docentes e responsáveis, além da introdução de psicólogos no cotidiano estudantil, a fim de orientar a família a mudar sua postura frente aos seus filhos. Assim, com a colaboração dos principais pilares do corpo social, novos plenos cidadãos serão formados, contagiando próximas gerações com o bom exemplo, por intermédio do conhecido fato social de Durkheim.

Compartilhar

3 Correções

  1. Bom dia, seu texto está bem escrito estruturado, porém notei que falta desenvolver os parágrafos de desenvolvimento e também detalhar um pouco mais sua conclusão de modo que sua nota aumente nessas competências, tirando essa parte está muito bem escrito, continue estudando que certamente alcançará tudo que deseja!

    • 1
  2. opa boa tarde, vim aqui corrigri sua redação
    percebo que voce escreve muito bem
    só há apenas alguns erros que são facilmente solucionaveis.
    exemplo: não ficou tão clara a tese sobre o que seria trabalhado ao longo do texto.
    e eu não sei mas meio que seu desenvolvimento 1 ficou com um tom de proposta de intervenção.
    Tipo nos seus desenvolvimentos eu não sei se trabalhou com alguma causa do problema ou consequência. mas caso não queria falr disso ao longo da sua redação, bastava deixar mais claro na introdução.
    Como disse você domina a lingua portuguesa, só falta trabalhar mais a estrutura do texto

    • 0
  3. Boa tarde!
    não sou professor de português, porém, até o momento sua redação foi a melhor que li e comentei, você citou dados comprobatórios sobre os argumentos, além do tema ser maravilhoso. Gostei muito da sua conclusão.
    Gosto bastante de ler matérias na internet, e com humildade digo que seu texto está a altura dos textos que leio diariamente.
    continue fazendo redações que logo você será um ótimo redator.
    Meus mais sinceros parabéns

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.