Tema: A Importância da Educação Nutricional para a Construção de Hábitos Saudáveis.
A Constituição Federal de 1988, conjunto de leis que rege os direitos e deveres dos cidadãos, prescreve a alimentação saudável como um dos direitos sociais. Entretanto, tal garantia torna-se sem efeito perante os crescentes desafios que possibilitam somente uma parte da população a desfrutar desse direito. Nessa perspectiva, tanto a influência que os pais tem na alimentação das crianças quanto a falta de valorização que as escolas dão a esse assunto são pontos centrais para o agravamento desse contexto.
Há de se destacar, de início, que as crianças já conseguem assimilar os preceitos da educação alimentar desde os primeiros meses de vida, formando seus hábitos até os dois anos de idade, esses que poderão ser os mesmo por toda a vida se não houver iniciativas e vontade para mudá-los. Dito isso, é importnte que os pais e responsáveis pelas crianças sirvam de exemplo tendo hábitos saudáveis em relação a alimentação, evitando que elas possam algum dia vir a desenvolver problemas como a obesidades, diabetes, entre outras.
Ademais, é válido salientar a falta de valorização das escolas com a educação nutricional como outra causa da falta de hábitos saudáveis pelas crianças. Prova disso pode ser vista na pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde), que concluiu que os brasileiros estão consumindo, em média, 50% mais açucar do que deveriam. Diante diso, o poder público e instituições de ensino vem restrigindo a entrada de alimentos prejudiciais a saúde no ambiente escolar, fazendo com que os alunos procurem alimentos mais saudáveis durante as aulas.
Portanto, diante da importância da educação nutricional para a construção de hábitos saudáveis, medidas de intervenção urgentes preciam ser tomadas. Cabe aos pais e responsáveis que, por meio de ensinamentos e refeições nutricionais, garantam que as crianças tenham uma boa alimentação. Paralelamente, é dever das escolas e institutos de ensino apresentarem cardápios variados e projetos para fazer com que os alunos criem o hábito de comer bem. Afinal, uma sociedade com alimentação saudável deve ser um propósito de todos e não apenas da Constituição.
Emiliabianca
Todos os dados muito bem colocados, a construção do texto também. Bem objetiva, mas conseguiu entregar o necessário. Há alguns errinhos de escrita, se atente a isso. Cuidado na redundância de conectivos também, pequenos erros como esse podem te fazer perder pontos desnecessários. No geral, redação muito boa, continue a praticar e com toda certeza irá alcançar a nota que almeja.
juliaketlyn
A Constituição Federal de 1988, conjunto de leis que rege os direitos e deveres dos cidadãos, prescreve a alimentação saudável como um dos direitos sociais. Entretanto, tal garantia torna-se sem efeito perante os crescentes desafios que possibilitam somente uma parte da população a desfrutar desse direito. Nessa perspectiva, tanto a influência que os pais tem na alimentação das crianças quanto a falta de valorização que as escolas dão a esse assunto são pontos centrais para o agravamento desse contexto.
Há de se destacar, de início, que as crianças já conseguem assimilar os preceitos da educação alimentar desde os primeiros meses de vida, formando seus hábitos até os dois anos de idade, esses que poderão ser os mesmo por toda a vida se não houver iniciativas e vontade para mudá-los. Dito isso, é importnte que os pais e responsáveis pelas crianças sirvam de exemplo tendo hábitos saudáveis em relação a alimentação, evitando que elas possam algum dia vir a desenvolver problemas como a obesidades, diabetes, entre outras.
Ademais, é válido salientar a falta de valorização das escolas com a educação nutricional como outra causa da falta de hábitos saudáveis pelas crianças. Prova disso pode ser vista na pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde), que concluiu que os brasileiros estão consumindo, em média, 50% mais açucar do que deveriam. Diante diso, o poder público e instituições de ensino vem restrigindo a entrada de alimentos prejudiciais a saúde no ambiente escolar, fazendo com que os alunos procurem alimentos mais saudáveis durante as aulas.
Portanto, diante da importância da educação nutricional para a construção de hábitos saudáveis, medidas de intervenção urgentes preciam ser tomadas. Cabe aos pais e responsáveis que, por meio de ensinamentos e refeições nutricionais, garantam que as crianças tenham uma boa alimentação. Paralelamente, é dever das escolas e institutos de ensino apresentarem cardápios variados e projetos para fazer com que os alunos criem o hábito de comer bem. Afinal, uma sociedade com alimentação saudável deve ser um propósito de todos e não apenas da Constituição.
você soube desenvolver introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e a inclusão. Parabéns ficou muito bom, continue assim🥰.
Você tem algum modelo pronto? …………………………………..