TEMA: A importância da educação ambiental

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O filme “Wall-e” retrata a história de uma população que saiu do planeta Terra devido a grande quantidade de poluição presente nos solos e no ar. Em consonância com o filme, no Brasil contemporâneo, há inúmeros lugares com lixos acumulados pelo próprio ser humano. Nesse sentido, é necessário comentar uma causa e uma consequência desse problema que é a poluição ambiental.
Nesse âmbito, uma das causas desse contratempo apresentado é a falta de informação. Segundo Paulo Freire em “Educação Bancária”, o aluno seria um banco onde os professores depositam o conhecimento desejado. Sob essa perspectiva, na maioria das vezes, não é colocado no currículo escolar temas importantes como educação ambiental, visto que a escola está preocupada em matérias que caem em vestibulares como português e matemática. E assim, cria-se uma geração de adultos sem conhecimento básico sobre esse impasse.
Somado a isso, as consequências da contaminação da terra e da atmosfera por causa dos resíduos poluentes é de fato, as mudanças climáticas e desastres naturais. Segundos dados do IBGE, o planeta está mais quente e sujo a cada ano que passa.Sob essa pesquisa, o efeito dessas modificações causam o aumento do aquecimento global que ocasionam o derretimento das geleiras, o contágio de solos impossibilitando o plantio, a morte de inúmeras plantas e animais e disseminação de doenças. Com isso, complicando a vida na Terra podendo levar à extinção de espécies e dificuldades de sobrevivência humana.
Logo, nota-se o quão importante é a preservação do meio ambiente para o planeta. Nesse sentido, é dever das escolas-espaço de emancipação da cidadania e construção do indivíduo, segundo Paulo Freire- criar nos alunos um senso crítico no que se refere a educação ambiental por meio de aulas, projetos e palestras, a fim de que esse problema não se intensifique em solo brasileiro e não afete jovens e adultos.

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2 Correções

  1. O filme “Wall-e” retrata a história de uma população que saiu do planeta Terra devido (1) a grande quantidade de poluição presente nos solos e no ar. Em consonância com o filme, no Brasil contemporâneo, há inúmeros lugares com lixos acumulados pelo próprio ser humano. Nesse sentido, é necessário comentar uma causa e uma consequência desse problema(2) que é a poluição ambiental.

    1- “à grande” com crase.
    2- Insira uma vírgula.
    -Muito boa a sua introdução.

    Nesse âmbito, uma das causas desse contratempo apresentado é a falta de informação. Segundo Paulo Freire em “Educação Bancária”, o aluno seria um banco (3)onde os professores depositam o conhecimento desejado. Sob essa perspectiva, na maioria das vezes, não é colocado no currículo escolar temas importantes como educação ambiental, visto que a escola está preocupada em matérias que caem em vestibulares(4) como português e matemática. E assim, cria-se uma geração de adultos sem conhecimento básico sobre esse impasse.

    3- O “onde” possui noção de lugar físico (advérbio de lugar), sempre no sentido estático. Desse modo, esse “onde”, no sentido que foi empregado, é incorreto e pode ser substituído por “no qual”, que seria o correto, nesse caso.

    4 – Insira uma vírgula.
    Ficou muito bom esse parágrafo.

    Somado a isso, as consequências da contaminação da terra e da atmosfera por causa dos resíduos poluentes (5)é de fato, as mudanças climáticas e desastres naturais. Segundos dados do IBGE, o planeta está mais quente e sujo a cada ano que passa.Sob essa pesquisa, o efeito dessas modificações causam o aumento do aquecimento global que ocasionam o derretimento das geleiras, o contágio de solos impossibilitando o plantio, a morte de inúmeras plantas e animais e disseminação de doenças. Com isso, complicando a vida na Terra podendo levar à extinção de espécies e dificuldades de sobrevivência humana.

    5- “são” porque é “as consequências” e “as mudanças climáticas”.

    Logo, nota-se o quão importante é a preservação do meio ambiente para o planeta. Nesse sentido, é dever das escolas-espaço de emancipação da cidadania e construção do indivíduo, (6) segundo Paulo Freire- criar nos alunos um senso crítico no que se refere (7)a educação ambiental(8) por meio de aulas, projetos e palestras, a fim de que esse problema não se intensifique em solo brasileiro e não afete jovens e adultos.

    6- Repetiu esse “segundo”.
    7- “à” com crase.
    8- Insira uma vírgula.
    Esse “segundo Paulo Freire” ficou um pouco estranho e na conclusão você deve expor as suas ideias/soluções para os problemas apresentados e não a visão de outra pessoa.
    Faltou o detalhamento da ação.
    Sugestão: acredito que seria interessante você terminar o seu texto retomando o repertório usado na introdução.

    Nota representativa: entre 780 e 800.

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  2. competência 1:Demonstra domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa(160)
    2: Compreendeu a proposta da redação e aplicou conceitos de várias áreas do conhecimento, adequando-se ao texto dissertativo-argumentativo(200)
    3:Você possui uma ótima organização textual, com ideias pertinentes, bem elaboradas e organizadas, além de um posicionamento muito interessante. Para aumentar sua nota, você precisa relacionar ainda mais aquilo que você acredita com o seu repertório!(160)
    4:Você conseguiu apresentar argumentos bem conectados e recursos coesivos bem variados, mas acho que precisa de mais conectivos.(160)
    5: Elaborou proposta de intervenção para o problema levantado, respeitando os direitos humanos, ótimo!!(200)
    nota 880

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