Redação modelo Vunesp, não é ENEM.
https://www.tecconcursos.com.br/questoes/cadernos/experimental/27859844
O ser humano só foi capaz de chegar na posição em que está, por ser um ser sociável e, através da formação das cidades, especializar em diversas profissões. Tais características, aliadas a curiosidade humana, foram capazes de criar novas técnicas e organizar e metodizar o conhecimento, no que é conhecido, hoje, como ciência; sendo esta, nos últimos anos, duvidada em razão da ignorância e da falta de visão global do que é sociedade.
Nos últimos anos, é notória a quantidade de “Fake News”, informações falsas, que circulam sobre as vacinas do novo Corona vírus. Sendo que a vacina foi essencial para que fosse possível a erradicação, no Brasil, de doenças graves como a Poliomielite. Isso mostra a falta de memória coletiva por parte da população, fruto da ignorância e da deficiência educacional.
Outro ponto é que, muitos indivíduos não possuem visão global do que é sociedade, uma soma de esforços individuais, que não são possíveis através de um único indivíduo; sendo ela, na verdade, só é capaz de existir através da especialização dos cidadãos. Isso pode ser visto na soma de esforços de produtos simples como o pão francês, que precisa do esforço somado do agricultor, do que beneficia o trigo, do transporte e do padeiro, isso ignorando os outros ingredientes do produto. Por isso, é clara a dificuldade de uma pessoa se capaz de produzir tudo que consome; isso é análogo ao conhecimento em relação a sua produção, é necessária a especialização dos campos e a confiança do trabalho deste profissional.
Por todos esses aspectos, observa-se o quão importante é a ciência e a técnica para o coletivo. É necessário, portanto, através da educação, reforçar o quanto o científico apoiou a trajetória humana. Além de reforçar que vive-se em uma sociedade especializada, sendo necessário presumir o papel positivo das especializações.
giuliabrescia123
Olá, tudo bem?A sua redação não está ruim e seguiu uma boa argumentação, mas precisa de alguns detalhes para tomar cuidado.
O que houve uma ausência foi de de repertórios socioculturais, algo que a vunesp pede, e de conectivos em algumas partes do textos. (Substituir o “isso” por algum outro conector, como “nesse sentido”), portanto tome cuidado comnas repetições.
Quando usa exemplos, antes do “como” era necessário a utilização de vírgulas, mas só notei esse erro em questão de pontuação ou gramática.
A conclusão não requer proposta de intervenção, se caso fizer, deve ser algo bem sucinto, por isso ficou boa e mais curta. Sua redação teria uma boa nota, pois houve um desenvolvimento de texto.
Espero ter te ajudado e continue treinando
pasigraphie
Oi, tudo bem?
Dei uma olhada na sua redação é essa é a minha opinião sobre ela. >não< sou profissional e nem sei muito sobre o modelo de redação da Vunesp, por isso vou corrigir baseada nos critérios de correção da Fuvest, espero que não seja um problema.
PS.: ° A redação da FUVEST tem como pontuação máxima 50 pontos;
° Cada um dos critérios de avaliação permite notas de 1 a 5;
° No entanto, os critérios de avaliação do texto têm pesos diferentes entre si. O primeiro critério, “Desenvolvimento do tema e organização do texto”, tem peso quatro (4) e os outros dois têm peso três (3).
NOTA TOTAL: 47 pontos.
COMPETÊNCIA 1 – 20 pontos
Desenvolvimento do tema e organização do texto: Sua redação tem um projeto de texto fantástico, totalmente coerente e coeso, sem qualquer tipo de falha semântica ou sintática; e seu repertório sociocultural foi bem articulado e pertinente ao tema.
COMPETÊNCIA 2 – 12 pontos
Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto: Você fez ótimo uso de conectivos e escolheu bem as palavras que foram usadas; não achei suas argumentações suficientemente completas, mas elas estão bem articuladas e coesas com o texto.
COPETÊNCIA 3 – 15 pontos
Correção gramatical e adequação vocabular: Sua estrutura sintática é boa, com nenhuma falha – ao meu ver.