Para Immanuel Kant, filósofo prussiano da era moderna, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Fora da ficção, essa condição não está sendo valorizada no Brasil, atrapalhando a construção social do indivíduo. Distanciando-se desse objetivo, a família e o Estado não dão, ao processo de alfabetização, a importância devida. Destarte, é fundamental analisar essa situação extremamente lamentável.
Em primeiro lugar, a família é a base para nosso desenvolvimento, pois é o contato inicial. Entretanto, o capitalismo vigente, geralmente, faz com que os pais mandem seus filhos trabalharem cedo, visando melhorar as condições de vida, mas acaba dificultando os estudos como consequência. Nesse contexto, os jovens sentem-se desmotivados em estudar e, com isso, impossibilita seu desenvolvimento social.
Em segundo lugar, o Estado rege tirando os direitos dos estudantes e não reduz essa situação com velocidade suficiente. Segundo o IBGE, 6,7% da população em 2018 eram analfabetas, todavia, o número vem diminuindo só que de maneira lenta. Portanto, não muda tanto a problemática brasileira permanecendo, assim, o ensino precário na rede pública.
Posto isso, medidas são necessárias para resolver o impasse. Compete ao governo, especificamente, ao Ministério da Educação (MEC) realizar simpósios e palestras à fim de discutir sobre a construção social do indivíduo através do processo de alfabetização, assim como corporificar aulas para todas as idades e melhorar o ensino nos colégios públicos. Além do mais que, sugere à família o apoio aos jovens sem a cobrança de trabalho. Dessa forma, a educação formará, social e profissionalmente, o ser humano.
Shara Karoline
Oii! Eu gostei bastante da sua redação e não achei falhas ou erros ao meu ver, aparentemente ela está muito bem feita e escrita. Você fez a ligação dos parágrafos muito bem, soube argumentar bem e mostrou a sua tese de maneira clara, defendendo a sua opinião no decorrer da redação. Porém uma única dica que eu te dou, é que quando você for fazer a proposta de intervenção e falar quem vai ser agente, o que é e como ocorrerá a proposta, é interessante que você fale primeiro do segundo parágrafo e depois fale do terceiro parágrafo, porque dessa forma, fica mais organizado, por exemplo: no segundo parágrafo você escreveu sobre a família e no terceiro paragráfo você falou do estado, então quando você fosse escrever a proposta de intervenção era interessante você falar primeiro o que a familia poderia fazer, e depois o que o estado poderia fazer (não sei se você entendeu, mas espero que sim rsrs). Parabéns!!