Tema: A importância da alfabetização para a construção social

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  A Constituição Federal de 1988 garante a todos os cidadãos o acesso a educação. No entanto, um dos pilares do processo educacional, a alfabetização, que é de suma importância para a construção social, não está acessível para todos os brasileiros. Logo, ao analisar essa temática, vê-se que a alfabetização é importante por formar um indivíduo mais crítico, mas infelizmente é negligenciada pelo Estado.

  Sob esse viés, é perceptível que a alfabetização torna o cidadão mais questionador. O filme “A sociedade dos poetas mortos”, retrata o quanto um grupo de jovens tornou-se mais crítico após começar a ler frequentemente. Fora da ficção, percebe-se que isso também acontece, pois a partir da leitura, essa que só é possível devido à alfabetização, as pessoas passam a conhecer diferentes realidades e a obter conhecimentos não empíricos, além de ajudar na comunicação. Tudo isso ajuda na formação de uma maior criticidade e consequentemente na construção social também.

  Entretanto, mesmo sabendo da relevância do processo em questão, o Estado não o tem como uma de suas prioridades. Segundo o filósofo Pierre Bourdieu, existe um abismo educacional entre os mais e menos favorecidos economicamente. Nessa perspectiva, entende-se que os mais pobres, no Brasil, não têm acesso a uma alfabetização de qualidade, o que evidencia a falta de interesse do Governo em garantir uma construção social boa para os desfavorecidos. Sendo assim, essa parte da população fica cada vez mais excluída da intelectualidade.

  Portanto, para minimizar os impasses, ações precisam ser tomadas. O Ministério da Educação deve promover projetos de alfabetização para todas as idades em todas as cidades brasileiras por meio de aulas lúdicas e gratuitas, com livros, vídeos e atividades. Tudo isso com a finalidade de tornar mais acessível um dos elementos principais da educação, e assim, cumprir com o que diz a Constituição Federal do Brasil.

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3 Correções

  1. Boa noite, Leti! Segue sua correção abaixo:

    INTRO:
    – bom repertório!
    – apresenta tese
    – cuidado com a repetição de palavras, “alfabetização” foi usado mais de uma vez no mesmo parágrafo
    – senti falta da exposição dos dois argumentos principais do seu texto :(
    ( isso contribui para um projeto de texto desorganizado )

    DES1:
    – amei o argumento, parabéns! você apresentou o tópico frasal e conseguiu desenvolver sua ideia
    – não encontrei erros de ortografia
    – no último período, um conectivo de consequência poderia ter sido utilizado ( dessa forma, sendo assim ), o “tudo isso” não é comum

    DES2:
    – paralelismo sintático: ” os mais e OS menos”
    – mas de que forma o Governo não fornece educação? o problema tá na infraestrutura, professores, didática? seu argumento poderia ter sido desenvolvido melhor em cima disso :)
    – usou o conectivo de consequência, parabéns!!

    CONC.:
    – proposta possui: agente, ação, modo, finalidade
    – faltou apenas o detalhamento
    – cuidado com a repetição do “tudo isso”
    – texto circuito, amei

    OBS: É perceptível a sua noção de escrita, mas vamos dar uma atenção ao projeto de texto?

    NOTAS:
    C1: 200 ( encontrei apenas 1 erro )
    C2: 200
    C3: 160 ( pela falta de exposição prévia dos argumentos e o subdesenvolvimento de um deles )
    C4: 160 ( apenas pelas poucas repetições apontadas de palavra e conectivo )
    C5: 160 ( faltou detalhamento )

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  2. Parabéns Leticia! Pelo que vi só achei um erro. Sua redação introduz ao leitor a continuar lendo e compreendendo o que se diz. O texto tem poucas repetições. Só cuidado com as repetições, pois elas pode prejudicar na correção de qualquer concurso que seja. O seu texto está ótimo, pois agora continue firme e vaja o quão longe estará por tentar.

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  3. NOTAS:
    C1: 200 ( encontrei apenas 1 erro )
    C2: 200
    C3: 160 ( pela falta de exposição prévia dos argumentos e o subdesenvolvimento de um deles )
    C4: 160 ( apenas pelas poucas repetições apontadas de palavra e conectivo )
    C5: 160 ( faltou detalhamento )
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