Observação: Modelo dissertativo-argumentativo comum, não é para ENEM.
A adoção de uma gestão socioambiental está, intimamente relacionada a seu tipo de planejamento estratégico. Este é dividido nos sistemas: conservador, reativo e adaptativo. Portanto, é necessário identificar qual planejamento está melhor alinhado à preocupação socioambiental.
No planejamento conservador, a empresa está presa às práticas que já são feitas, a manutenção da situação atual. Ela não busca aprimorar-se frente novos contextos e necessidades. Em razão disso, é o modelo mais estático e o que cada vez possui menor poder competitivo.
No segundo modelo, tem-se uma organização que não é presa ao passado, reage com as mudanças do mercado, busca ser mais eficiente. No entanto, tal modelo não se preocupa com futuros desafios, é um mero reagente com o presente.
O último tipo de gestão estratégica, adaptativa, evolução do modelo reativo. Aquele se insere socialmente, entende que a empresa faz parte da sociedade. Porquanto, observa-se que tal abordagem é positiva para a imagem da empresa, aspecto que está intimamente ligado ao aumento dos lucros, e deixa a instituição a frente de questões legais, pois respeita o meio ambiente e a sociedade antes, mesmo, da criação de uma lei que a obrigue a fazer isso.
Por todos esses aspectos, é evidente o tipo de planejamento que deve ser adotado. Considera-se que deva estar pautado na mudança, e com vistas o ambiente externo, a fim de se destacar no mercado, sem deixar de ter responsabilidade socioambiental.
Emillychris
Oii,
Visão geral: O tema apresenta a importância da gestão sustentável para as empresas, mas no decorrer do texto o foco ficou em volta dos tipos de gestões sem ao menos trazer qualidade/defeitos sobre eles, fugindo da temática proposta.
Introdução: Abordou a questão socioambiental, remetendo ao tema, introduzindo a ideia do que iria abordar na argumentação. Entretanto, ele ficou desconexo, com alguns erros e repetições. Você inicia bem e ao tentar relacionar os tipos, acaba apenas citando eles sem entrelaçar os assuntos e termina dando ênfase na escolha da gestão e não na sustentabilidade.
Argumento I e II: Abordou apenas o conceito por trás das gestões e não teve presença de opinião acerca do assunto. Poderia ter incluído os malefícios que aqueles sistemas causam para o meio ambiente e a importância de ter um planejamento estratégico.
Argumento III: O parágrafo começa confuso e você foca a importância/benefícios da gestão socioambiental no marketing da empresa e nos lucros que eles ganham com isso, citando até que esse tipo de protejo faz as coisas antes da lei obrigar, como se fosse algo excelente e não um dever de todos se preocuparem com o meio ambiente.
Conclusão: O texto acaba girando em torno de qual tipo de gestão escolher para se dar melhor no mercado, deixando a sustentabilidade apenas como consequência daquilo. E, perante o tema, era esperado um debate em torno dos malefícios que as empresas acabam causando para o ambiente e o porquê de ter uma política que investe na natureza seria tão relevante para o mundo num todo.
Lembrando que não sou uma profissional, mas espero ter ajudado.