O Estatuto da Criança e Adolescente “ECA”, criado em 1990(31 anos de fundação) com o objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, tornando obrigatória a identificação e a denúncia de violência. Contudo, ao longo dos anos, fatores como o meio de convívio no qual são inseridos e o isolamento social, tornaram-se propulsores negativos na garantia de segurança e direitos fundamentais.
Faz-se necessário lembrar que, entre 2010 e 2020 ( dados fornecidos pela Agência Brasil.com), cerca de 35% das vítimas de agressão conviviam em um lar hospicioso, com pouca estrutura e frequente presença de violência. Segundo o sociólogo Émile Durkheim ” o indivíduo é produto do meio no qual está inserido”, especificando que as condutas geradas são frutos de uma “criação conturbada”. Assim, o crescente aumento na violência é caracterizado como “fator dominó”, onde o indivíduo comete a conduta como forma de repassar as agressões sofridas.
Consequentemente, o isolamento social tornou-se fato preocupante. De acordo com a UNICEF, em apenas seis meses de pandemia 12.960 crianças podem ter sido abusadas. Paralelamente, o número de casos denunciados caiu em 15% apenas no primeiro semestre de 2020. Logo, é evidente o déficit de informação e a carência de divulgações sobre a problemática.
Portanto, é mister que o Estado tome as devidas providências para mitigar a violência contra crianças e adolescentes. Urge que o Governo e os vastos meios de comunicação em massa dissemine, por meio de redes televisivas, sites e palestras a importância de denunciar, afim de alertar a população sobre os crescentes casos, com o objetivo de estimular uma sociedade observadora, crítica e atenta. Somente assim, será possível destituir o “fator dominó”, e garantir os direitos básicos de uma criança ou adolescente.
(Por favor, dêem notas. Eu preciso saber o meu desempenho para poder melhorar)
hartmannjonatan
Opinião própria: Gostei muito da sua redação, digna de nota máxima, está de parabéns.
Ct 1: é bem visível que você tem um vocabulário bem amplo e soube usar muito bem a língua portuguesa. Apenas uma observação que em algumas frases ficaria melhor se fossem mais concisas e simples.
Ct 2: Limitou bem a estrutura dissertativa-argumentativa, escreveu bem sobre o tema, algumas partes são bem semelhantes à coletânea, mas no mais utilizou bem o repertório sociocultural para argumentar sobre o tema. Outro ponto é que não ficou tão claro a sua tese, deu pra saber seu ponto de vista mas faltou aquele ápice da tese na introdução para ficar perfeito.
Ct 3: Foi muito bem, conseguiu usar fatos e relacioná-los de uma forma que argumentava ainda mais ao favor de seu ponto de vista, e ainda ficou claro os indícios de autoria. Porém acredito que poderia ter feito um desenvolvimento 3, para os demais não ficarem tão longos (somente sugestão).
Ct 4: Redação bem coerente, usou a língua pra argumentar bem, bem montado. Conectivos muito bons também. (somente mais uma vez sugiro que não deixa tão grande os desenvolvimentos, utilize um terceiro, melhora a estrutura e a conexão entre elas).
Ct 5: Proposta de intervenção muito boa, somente poderia ser um pouco mais detalhado a proposta em si. Articulou bem à discussão desenvolvida.
J.juliacr
Oii, preciso atingir o requisito de trezentos caracteres para poder postar uma redação, mas eu li a sua e gostei bastante, não vou falar muito sobre pq to aprendendo ainda e não acho que eu já saiba corrigir uma redação
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
eberth
olha n querendo seu mal, mas o começo da redaçao faltou tese, nao tem 3 periodos aprenseta so 2 na introduçao e no 3 paragrafo, de resto vc tem uma boa linguagem parabens soube como usar as palavras cuidado com os dado especificos demais e e isso eu acho foi os erros mais claros que encontrei os conectivos estao perfeitos alguns erros gramaticais mas vai diminuir so na competencia um
gabrielavieiras2
Texto muito bom, particularmente em termos de linguagem, que preenche todos os requisitos de uma dissertação argumentativa
.1) Há apenas um erro gramatical, que em nada prejudica o conjunto do texto.
2) O autor compreendeu o tema e desenvolveu uma dissertação em que o aborda de maneira ampla, considerando o transumanismo no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico.
Marilune
Eu gostei muito de ler seu texto, achei muito bem escrito. Infelizmente não tenho a capacidade para te dar uma nota justa mas tenho uma dica: evite usar dados tão precisos. Na hora da prova, por exemplo, não teremos esses dados gravados com precisão. Mas seu texto está muito bem detalhado e desenvolvido.