Iniciante

TEMA: A GARANTIA DO DIREITO INTEGRAL À INFÂNCIA (coloquem nota pfv)

  • 1

No filme “O menino que descobriu o vento” o protagonista é uma criança que vive em uma vila no continente africano sob condições precárias. Sua infância e desejo de ajudar ao próximo é limitada pela influência da família e devido ao árduo trabalho nas plantações que garantiam o seu alimento. A problemática representada no filme é notada na atual sociedade brasileira onde crianças e adolescentes têm seus direitos restringidos pela falta de apoio do grupo familiar, e principalmente por questões sociais.

De início, convém lembrar que o Art. 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante os direitos fundamentais a estes. Entretanto esses não são assegurados quando voltamos o olhar para as classes mais baixas da sociedade. Em que crianças e adolescentes de até dezenove anos são obrigados a trabalhar de forma ilegal impedindo-os de frequentar a escola, ou até mesmo de brincar.

Além disso, quando se fala em trabalho ilegal, os motivos pelos quais crianças se submetem a isso são ainda maiores. Entre eles o mais lamentável é a fome. Dessarte, voltamos a problemática inicial dos direitos básicos de um indivíduo, nesse caso, a alimentação.

Ainda vale ressaltar que a intervenção da família na formação ideológica da criança ocorre nos primeiros anos de vida. Esta guiará a ética da mesma, sempre espelhando-se nas ações parentais. Por este motivo uma educação violenta tem um grande impacto psicológico e moral, na infância e também na fase adulta do indivíduo.

Nesse sentido, percebe-se que somente a legislação atual não se mostrou eficaz para garantir o direito integral à infância. Para que isso torne-se possível é necessário que o governo federal invista em políticas públicas, incentivando os pais a uma educação adequada, garantindo alimentos e escolas para todos, e tornando as punições mais severas quanto ao trabalho infantil. Somente dessa forma será garantido os direitos fundamentais regulamentados pelo ECA, e a problemática será resolvida.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Vou corrigir seu texto por competência e depois com a nota final!

    C1: Na conclusão, “Governo Federal” tem letras maiúsculas! /// Faltou a vírgula na primeira linha, depois da citação do filme /// Falta de vírgulas depois dos conectivos “entretanto”, “Por este motivo” (o certo seria “esse motivo”) /// No 4° parágrafo ficaria melhor assim “Vale ressaltar ainda”. NOTA 120 PONTOS

    C2: Foram utilizadas duas visões de mundo na sua redação, na introdução e no 1° desenvolvimento. Eu achei que poderia ter outra visão em outro desenvolvimento, pois enriqueceria seu texto. NOTA: 180 PONTOS.

    C3: Analisando a estrutura de informações, a introdução ficou ótima, só não cortaria em dois períodos a citação do filme. Agora, nos outros desenvolvimentos faltou você explorar mais o tema, expor mais a sua opinião e o que provoca tal problema, por isso é indicado fazer apenas dois desenvolvimentos, e não três, pois você poderá escrever mais sobre aquelas teses apontadas. NOTA: 160 PONTOS

    C4: Repetição da palavra “criança”, utilize sinônimos para ajudar a substituir. Faltou usar mais conectivo, assim que iniciar um período coloque um conectivo, “Dessa forma”, “Desse modo”, “Sob esse viés”, “Nesse contexto”, “Em coadunação com ….”. NOTA: 160 PONTOS

    C5: Você apresentou uma solução para o problema, então ela tem que ser muito bem explicada e detalhada. Faltou detalhar mais em como vai acontecer esse investimento em políticas públicas, como vai endurecer as punições, como vai incentivar a educação tardia dos pais? NOTA: 140 PONTOS

    NOTA FINAL: 760 PONTOS
    .
    Considerações finais: Parabéns pela iniciativa de escrever uma redação, significa que você está procurando melhorar! Não desista! Apenas falta pegar essas dicas e continuar escrevendo que chegará na nota máxima.

    • 0
  2. PARECE QUE HOUVE UM PROBLEMA NA ESTRUTURA DA SUA REDAÇÃO.

    OLÁ, SOU ESTUDANTE. QUALQUER ERRO, ME PERDOE.

    OBSERVAÇÕES:
    NO GERAL, TÁ TOP.

    GOSTEI QUE USOU O ARRT.3 DO ECA.

    AH, TENTE SEMPRE TRAZER O BRÁSIL, TIPO “NOTA-SE ESSA SITUAÇÃO NO BRASIL…”

    alguns erros de pontuação.

    na conclusão vejo que tá faltando o “intermédio, meio”

    comp1: 160
    comp2: 180
    comp3: 200
    comp4: 200
    comp5: 160

    900 ( TÁ MANDANDO BEM)

    amigo, passe na ultima redação que eu postei e dê uma ajudinha lá.

    tema: “abandono de incapaz no Brasil”

    agradeço desde já.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.