Iniciante

TEMA: A fuga de cérebros no Brasil.

  • 0

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que a fuga de cérebros no Brasil apresenta barreiras, pois mesmo produzindo conhecimento o país configura-se somente como exportador intelectual para outros países desenvolvidos, as quais dificultam os planos de More. A partir desse contexto, faz-se fundamental entender os desafios para que a fuga de cérebros se faça inexistente no Brasil.

 

O primeiro aspecto a se considerar é a desvalorização do conhecimento científico presente na sociedade brasileira. De certo, o Brasil produz conhecimento, porém não é dada a importância que deveria e consequentemente perde muita mão de obra qualificada. Tal questão pode ser justificada pelo fato de que os brasileiros tenham o pensamento de subdesenvolvido, ou seja, como foi estudado pelo economista Celso Furtado, o qual disse que “o subdesenvolvimento é a principal causa de todos os problemas do país”. O subdesenvolvimento é tido como estratégia do governo fazendo com que as pessoas não valorizem o conhecimento e a educação de qualidade, assim a população continua sem acesso ao conhecimento e sendo fantoche do sistema brasiliense. Nesse cenário, profissionais, como engenheiros, são obrigados a exercer função fora de dia área de atuação, como serviços de táxi.

 

Ademais, convém pontuar ainda, o descaso e a falta de investimento por parte do governo como promotor do problema. Isso porque, o Brasil possui baixa capacidade de absorver trabalhadores especializados e é um país incapaz de empregar no setor de alta produção tecnológica, percebe-se uma postura de desinteresse com o setor industrial nacional que tem suas raízes na formação do país e ainda se expressa hoje. De acordo com a historiadora Lilia Schwarcz “o Brasil pratica uma política de eufemismo”, ou seja, o país do “não ver”, suaviza sua realidade, não reconhece seus problemas. Percebe-se que o país deveria investir mais nas causas de educação e conhecimento científico, tendo em vista que o Brasil tem a 2° maior concentração de renda do mundo e é a 9° maior economia, como diz o relatório da ONU.

 

Portanto, é necessário que se obtenha uma visão revolucionária sobre a fuga de cérebros no Brasil. Para mitigar o problema, o Ministério da Educação, aliado ao da Economia, permita a introdução do Brasil no mercado tecnológico, por meio de fomento à indùstria de ponta, com verbas, também garantir cotas e vagas nesse e em outros setores aos recém formados no país, a fim de impulsionar e permitir a participação brasileira no concorrido mercado global. Assim, os grandes cérebros do país não migrarão para outros países e nem perderão grandes oportunidades alcançando a Utopia de More.

 

 

 

Sim, fiz milagre pra que esse texto coubesse em 30 linhas.

Peco que Corrijam no modelo ENEM, por favor. Desde já, obrigada por toda ajuda <3

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima vez que escrever.
    Primeiramente, o texto é longo mas que bom que coube em 30 linhas, passo por isso também.
    – A Introdução está excelente em relação à contextualização e tema, mas você poderia ter apresentado a tese também, “a desvalorização do conhecimento científico e a falta de investimento por parte do governo”.
    – Há alguns pontos do seu texto em que poderia substituir a vírgula por uma conjunção, não está errado, mas pode-se usar um conectivo para melhorar a coesão.
    – DICA: um bom conectivo para lugar o repertório e a argumentação é “de maneira análoga” ou “similarmente”.
    – A proposta de intervenção é “deliciosa” de ler porque tem todos os elementos em ordem, continue assim!
    Competência 1 – 180
    Competência 2 – 200
    Competência 3 – 160
    Competência 4 – 200
    Competência 5 – 200
    Nota: 940

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.