Tema: A falta de acessibilidade para os deficientes físicos , como resolver esse problema?

  • 0

De acordo com a Constituição Federal do Brasil, todos devem ser tratados de maneira igual, sem nenhuma forma de distinção. No entanto, quando o assunto em pauta é a acessibilidade de deficientes físicos, essa máxima é muito desrespeitada, uma vez que existe a negligência governamental, a qual causa a exclusão de muitos sujeitos. Desse modo, medidas precisam ser feitas para resolver isso.

A princípio, a supressão dos elementos de acessibilidade, para os deficientes físicos, infelizmente, é uma realidade na infraestrutura pública, bem como deixa claro o descaso governamental sobre o assunto. Acerca disso, é pertinente trazer o personagem “Wesley”, da novela “Totalmente Demais”, para ilustrar esse argumento, pois, apesar de se tratar de ficção, ele expõe o despreparo real das escolas e ruas em facilitar a mobilidade de um cadeirante, já que, como paraplégico, encontra dificuldades de movimentação, as quais são ocasionadas não somente pela lesão sofrida, mas sim pela ausência de mecanismos de acessibilidade. Dessa forma, uma proposta de intervenção governamental é necessária, com a intenção de resolver o problema citado.

Além disso, a consequência da omissão supramencionada é a exclusão de uma parcela significativa da população de seus direitos legais. À vista disso, é oportuno trazer o fato de que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, quase 7% dos cidadãos possuem alguma deficiência. Nessa lógica, caso não haja maneiras de incluí-los e facilitar sua mobilidade, eles serão marginalizados, o que, também, contraria o direito universal de “ir e vir” assegurado pela Carta Magna do Brasil. Dessa maneira, uma providência precisa ser tomada pela população para não permitir esse tipo de segregação.

Uma atitude, portanto, dever ser tomada para resolver a problemática debatida. Nessa perspectiva, as três esferas do governo- a federal, a estadual e a municipal- são obrigadas a investir na infraestrutura dos locais públicos, por meio da reconstrução de pisos táteis, rampas e outros. Ademais, o povo deve exigir que os mecanismos de acessibilidade sejam temas políticos, por intermédio da exigência , na hora da escolha de quem irá eleger, de que  seus representantes  tenham como meta  melhorar a mobilidade pública para deficientes, assim como trazer como pauta, cada vez mais, maneiras de adaptar os espaços públicos a eles . Com o intuito de que essas duas propostas, em conjunto, possam garantir a acessibilidade de todos e respeitar o direito de igualdade Constitucional.

Compartilhar

3 Correções

  1. sua redação está muito boa, parabens

    não notei erros gramaticais

    voc~e tem bons argumentos e estes estão bem estruturados
    seu repertorio cultura é muito bom, serviu bem pra validar seus argumentos

    segue bem a estrutura enem

    continuem treinando para melhoarra cada vez mais sua performace

    • 1
  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa:200
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:200
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:200
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural:200
    Total: 1000.
    Parabéns achei fantástica sua redação abordou o tema muito bem mesmo , você com certeza irá tirar 1000 na redação , (obs: não sou profissional mas eu li muitas redações nota mil e a sua está perfeita)

    • 1
  3. 1- Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita: 160
    2- Compreender a proposta e não fugir do tema: 180
    3- Capacidade de organização… Em defesa de um ponto de vista: 160
    4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 140
    5- Proposta de intervenção: 200
    Nota: 840

    Parabéns! Continue assim!
    Uma dica é a conclusão não ser maior que o desenvolvimento para que o seu texto apresente uma boa estrutura! E, em cada parágrafo, não é necessário explicitar que algo deve ser feito, somente na conclusão.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.