Iniciante

tema; a educação como forma de mudança na sociedade brasileira

  • 1

No livro “Preciosa- uma história de esperança”, a personagem principal , Preciosa Jones, narra sua trama diante da violência doméstica e de uma gravidez precoce, e como a alfabetização foi primordial para a superação desses desafios. Fora da ficção, é inegável que o ensino de qualidade é um elemento essencial não só para o desenvolvimento particular do indivíduo mas também da sociedade. No entanto, no Brasil a educação sofre uma enorme defasagem, uma vez que, a desigualdade tira esse direito de muitos jovens, além da grande indiferença de parte da população frente ao tema.

Em primeira síntese, vale ressaltar que a proposta constitucional,  a qual  defende que o ensino básico dever ser um direito do cidadão, parece ainda ecoar no âmbito social, pois muitos brasileiros ainda não têm acesso  a esse recurso, o que se deve principalmente a distribuição desigual de riquezas dentro do seu território. A exemplo, disso uma comparação feita pela ONU  destacou que o Brasil mesmo sendo a 8°economia mundial, ocupa 59° posição nos dados do PISA. Dessa forma, é de suma importância a distribuição homogênea de capital no país para que melhores resultados sejam alcançados.

Outrossim, a falta de debates e a normalização de situações como a evasão escolar geram outros empecilhos para a solução dessa problemática, dado que, muitas pessoas mostram-se indiferentes defronte a problemas socioculturais. Acontecimento que vem ao encontro da elaboração da tese de autocidadania pelo filósofo Jessé Sousa, a qual defende que as situações de vulnerabilidade vivenciada pelos mais pobre não se devem apenas a falta de ação do estado, mas também à neglicência da sociedade. Logo, torna-se fundamental a mudança dessa postura   que remete a tempos sombrios da história.

Portanto, são necessárias medidas para mitigar essa problemática. Para tanto, o Ministério da Educação através de parcerias com escolas e Institutos Federais deve promover campanhas que mostrem à população a importância do envolvimento em causas sociais e crie plataformas on-line que possibilitem aos alunos que precisam conciliar estudos e trabalho a concretização do direito à educação de qualidade, afim de que se possa superar os tristes índices de desigualdade em território nacional. Dessa forma, o ensino poderá ser uma ferramenta de transformação tal qual foi para Preciosa.

Compartilhar

1 Correção

  1. Competência 1 – 120
    Alguns desvios gramáticais, soube expressar-se bem. Os desvios que achei foram:
    p.1 l.12 – Esqueceu da vírgula depois de Brasil, pois o termo citado é um aposto.
    p.3 l. 12 – O qual defende.
    p.3 l.14 – pobres, no plural.
    p.4 l.12 – a fim, separado.
    *Tome cuidado na hora de transcrever o seu texto, pois, acho que muitos desses desvios foram erros de digitação!
    Competência 2 – 160
    Escreveu o texto com uma argumentação boa, bem embasada, mas eu senti que faltou autoria: Em poucos momentos consegui entender se você era a favor ou contra, mas mesmo assim, a argumentação está muito bem embasada em dados, com preposição e domínio da estrutura dissertativa-argumentativa.
    Competência 3 – 200
    Defendeu muito bem o ponto de vista com base em argumentos consistentes e em obras e fontes conhecidas. Isso é bom e muito produtivo, pois não adianta de nada citar “n” autores que não serão produtivos para o tema ou que o corretor não vai bater o olho e reconhecer.
    Competência 4 – 160
    Muitos recursos coesivos foram utilizados e foram muito produtivos para a construção do seu texto. Poucas inadequações nos recursos coesivos e repertório diversificado.
    O único “problema” que eu achei foi um desvio de paralelismo sintático no 4° parágrafo, linha 8: Se você usou o verbo ‘promover’ nesse tempo verbal, adeque o ‘crie’ para ‘criar’, ou seja ‘promover-criar’ ou ‘promova-crie’.
    Competência 5 – 160
    Proposta de intervenção muito boa, porém, faltou detalhamento. Quanto mais detalhada, melhor. O governo deve criar uma plataforma online para ajudar os alunos que querem conciliar os estudos e o trabalho. O que essa plataforma vai fazer? Quem vai gerar conteúdo para essa plataforma? Qualquer aluno pode usar? Como isso vai ser feito?
    No mais, a redação está muito boa e muito bem desenvolvida. Suas habilidades melhoraram muito, principalmente no quesito argumentação. Parabéns!!!
    Nota final: 800

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.