Aprendiz

Tema – A educação a distância no Brasil: possibilidades e desafios.

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No Brasil, o ensino à distancia (EaD) tem ganhado cada vez mais mercado. Essa modalidade de aprendizagem traz, entre suas vantagens, a facilidade de o aluno não se locomover até centros de ensino e o custo menor de aquisição comparado ao presencial. Contudo, também há  preocupações a respeito das possibilidades e desafios de sua implementação, as quais precisam ser debatidas.

Dentre as possibilidades, ressalta-se que, por causa da pandemia COVID-19, durante 178 dias do ano 2020, houve fechamento das escolas e o EaD se mostrou valioso para a continuidade do ano letivo. Esse fato revela o potencial do ensino a distância para, não só, complementar o presencial, mas principalmente, em futuro próximo, substitui-lo no que tange a ministração da teoria das disciplinas. Desta maneira, as escolas poderiam ser transformadas em centros e laboratórios (robótica, química, biologia, literatura, esporte, teatro etc), onde se garantiria a experiência prática dos conhecimentos adquiridos on-line, além do convívio social. Logo, haveria uniformidade no ensino teórico digital e foco experiencial na modalidade presencial.

Por outro lado, dentre os desafios, destaca-se que existem entraves para a implementação do EaD, os principais são: a exclusão digital e a majoração do tempo de uso de tela. O primeiro justifica-se por o Brasil apresentar desigualdades na distribuição do acesso à internet, aos equipamentos (notebook, tablet etc) e ao conhecimento de manejo das tecnologias. O segundo tem base científica, de acordo com pesquisa publicada pelo “Jornal of Integrative Nerosciense “, o uso excessivo de telas aumenta o risco de doenças mentais como demência e alzheimer. Desta forma, para efetiva mensuração do custo-beneficio do ensino online tais pontos devem ser levados em consideração.

Por fim, é possível aproveitar o melhor da tecnologia na educação, para tanto será necessário investimento governamental e privado. Esta, por meio de empresas, na implantação do 5G, principalmente, em áreas rurais; aquela, por meio do poder executivo, na estruturação das escolas em centros e laboratórios, assim como formação de professores para atuação em ambientes digitais; na criação de um aplicativo único, no qual serão disponibilizadas aulas gravadas das matérias da grade curricular, possibilidade interação por meio de “lives”e material em texto; por meio do poder legislativo, para regulamentar o máximo de tempo de aulas diárias permitidas em função do tempo de tela exposto ao aluno. Somado a isso, a sociedade e a escola também terão sua participação. A primeira na doação de equipamentos para reciclagem e distribuição aos necessitados e a segunda na qualificação dos excluídos digitalmente por meio de projetos pedagógicos.

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3 Correções

  1. Oii, então li sua redação e percebi algumas coisas que podem ser melhoradas, uma dessas coisas seria a implementação de repertórios socioculturais que inclui citação, analogia com filmes ou séries, livros, fatos históricos, tudo isso contribui para o aumento da sua nota na competência 2.
    Outra coisa essencial, principalmente nos textos dissertativo-argumentativo, são os conectivos. Eles geralmente são colocados no início de frases para justamente dar continuidade ao texto de maneira fluída. Então seria legal você trocar “Dentre as possibilidades” no primeiro desenvolvimento por “Nesse contexto” ou “Nesse cenário”
    E a respeito da conclusão seria legal você terminar com uma frase de impacto ou algo do tipo, para um melhor fechamento do texto.
    São apenas fatos para uma possível melhora, mas sua redação me parece ótima.

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  2. Olha só, tenta melhorar a escrita, dar mais ênfase nas palavras. Você pode iniciar sua redação como uma citação de um filósofo, as bancas amam, no primeiro desenvolvimento você pode iniciar da seguinte forma, ( Nesse cenário), no segundo desenvolvimento você pode colocar para início de frase ( Em outra análise, percebe-se ), na conclusão você pode colocar para início de frase ( É necessário, portanto, que ( Agente) no caso o MEC.
    É basicamente formas de melhorar à sua redação.

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