A Declaração Universal dos Direitos Humanos, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. Embora tal documento represente uma conquista, não foi o suficiente para garantir os direitos e a conservação da cultura dos povos indígenas. Dessa forma, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar esse cenário, que tem como causas a ineficácia das leis para demarcação das terras e a falta da preservação da cultura indígena.
Inicialmente, a ineficiência da demarcação das terras é um fator preponderante para a violação dos direitos dos povos nativos. Segundo dados do jornal G1, aproximadamente 85% das terras indígenas sofrem com as invasões pelos grandes latifundiários para exploração ilegal dos recursos naturais, e a expansão da fronteira agrícola. Infelizmente, com as divergências de interesses sobre as áreas, e a insuficiência legislativa colabora para a manutenção do privilégio das elites agrárias para exploração do espaço que deveria ser preservado e demarcado para populações nativas, como forma de defender a história e hábitos desses povos marginalizados historicamente.
Além do mais, a negação dos direitos constitucionais agrega a desvalorização a esses povos, que passam a não serem reconhecidos como formadores da identidade brasileira. Em1500, ao chegar no Brasil, os portugueses como forma de dominação implantaram a cultura europeia como superior aos costumes indígenas. No entanto, é perceptível que essa visão etnocêntrica continua enraizada em nossa sociedade como forma de submeter as populações nativas a se adaptarem ao “novo mundo”, entretanto, a proteção e valorização dos costumes indígenas corrobora para formação de uma identidade nacional e preservação da fauna e flora brasileira.
Logo, medidas estratégicas são necessárias para alterar esse cenário. Para que isso ocorra, a FUNAI deve desenvolver projetos para o reconhecimento necessário das terras pertencentes aos povos indígenas, por meio de visitas para mapeamento e proteção das áreas de reserva, com o objetivo de garantir maior segurança para o desenvolvimento desses povos. Além disso, o Ministério da Educação deve promover o estudo da cultura nativa nas escolas, como forma de reconhecimento da importância indígena para formação da cultura brasileira.
saramirandass
Boa Noite!!
Sua redação esta incrível !!
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa : 160 pontos
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 160 pontos
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista : 160 pontos
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação : 160 pontos
5. Respeito aos direitos humanos: 200 pontos
Nota Final: 840
Parabéns! Sua redação está muito boa e gostosa de ler! Proposta se enquadra e apresenta todos os elementos.
Competência 01 (Domínio da escrita formal da língua portuguesa): 160
Competência 02 (Compreender o tema e não fugir do que é proposto): 200
Competência 03 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista): 200
Competência 04 (Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação): 200
Competência 05 (Elaboração de uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos): 200
cathibf04
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação. Embora tal documento represente uma conquista, não foi o suficiente para garantir os direitos e a conservação da cultura dos povos indígenas. Dessa forma, é preciso que estratégias sejam aplicadas para alterar esse cenário, que tem como causas a ineficácia das leis para demarcação das terras e a falta da preservação da cultura indígena.
1) Tira-se a vírgula após “Humanos”;
2) Ao invés de ponto final após “de uma mesma nação”, tente modificar para um ponto e vírgula, assim a frase fica maior, mas não extensa exageradamente;
3)”Dessa forma”- “desta forma” (ideia já foi apresentada).
observação: tua redação ficou maravilhosa! Além de ter pacificado um assunto tão polêmico, trouxe ideias de intervenção adaptáveis… Parabéns!
Yago42409
Bem, primeiramente eu preciso dizer: sua redação ficou incrível, esse tema não é fácil de argumentar, eu mesmo acho que não conseguiria faze-lo com tanta naturalidade como você, seu texto tem ótimos repertórios e está fluído, é gostoso de se ler, sua proposta de intervenção está completa, não tenho nada a dizer quanto a ela, nem quanto a sua redação, pois não sou especialista, não consegui encontrar possíveis erros ou lhe dar uma nota, mas espero que alguém desse site ou próximo a você consiga fazer isso, boa sorte e bons estudos.