O filme “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom” retrata a vida de Rebecca, uma mulher apaixonada por moda e uma compradora compulsiva, que precisa lidar com as consequências de seus atos. Apesar de ser uma obra fictícia, cerca de 4,5 milhões de brasileiros estão endividados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e isso é reflexo da cultura do consumo. Dessa forma, as causas do alto consumismo no Brasil é a influência midiática e a ideia de promoção.
Primeiramente, é preciso salientar que a influência midiática é uma das causas latentes do problema. A participante do Big Brother Brasil 2020. Rafa Kalimann, usou um maiô de três cores, e diversas lojas começaram a vender o traje de banho com a mesma estampa e rapidamente esgotou. Diante disso, verifica-se uma forte influência midiática, já que aquilo que é mostrado nos corpos de atrizes, atores, influencers e músicos pode tornar-se uma tendência e, consequentemente, gerar o consumo exacerbado entre jovens.
Em paralelo, oura causa que configura a problemática é a ideia de promoção. A Black Friday é um evento anual no qual lojas físicas e on-line dão descontos generosos e muitas pessoas compram algo neste dia. Nesse sentido, os indivíduos se veem tentados a comprar algo que não precisam só por estar barato, a questão do consumo é o prazer na “transição aceita”, uma vez que quando não há essa áurea mágica do consumismo aparece as dívidas, mostrando que a inadimplência continua na sociedade brasileira.
Portanto, faz-se necessária uma intervenção. Cabe aos órgãos midiáticos promoverem por meio de comerciais, posts – em redes sociais – e palestras sobre a importância do consumo consciente e suas consequências na vida financeira de cada indivíduo com a ajuda de indivíduos nesta área financeira para que este gasto desenfreado seja algo do passado na vida dos brasileiros.
Luis18
A sua tese poderia ser melhor estruturada
A leitura da introdução ficou pouco fluido
Porem tanto seu d1 quanto o d2 ficaram excelentes
O seu texto é muito bem escrito, mas o que pode levar algumas pessoas a implicarem com ele é o seu caráter mais dissertativo( faltou mais argumentos vindo de voce)
880-920
Gustavoluis
Em relação ao tema, foi bem desenvolvido
citações que fazem sentido
na introdução apresentou bem as teses
desenvolvimento 1: e bom sempre ressaltar qual o núcleo retratado, antes de iniciar as teses.
de resto, fez um bom exemplo
desenvolvimento 2: foi legal, trouxe um tema bem necessario.
conclusão: quem são esses órgãos midiáticos? não jogue coisas no texto sem significados.
.
..
.
.
..
.
..
AnnyJ
(não sou especialista)
Introdução: você fez uma ótima relação de repertório com o tema e apresentou bem suas teses.
D1(desenvolvimento 1): conseguiu apresentar argumentos sólidos e fez relações bem interessantes entre o público e os famosos e como isso pode afetar de alguma maneira.
D2: A “Black Friday” é um ótimo argumento para análise de consumismo no Brasil, você poderia ter falado da falsa ilusão de descontos, porque sabemos que as lojas semanas antes aumentam os valores dos produtos pra no dia colocar no preço “original”, mas foi boa sua argumentação.
Conclusão: queria saber quais órgãos midiáticos seriam esses?! acredito que as grandes empresas não iriam gostar de ter seus planos de faturamento tão escancarados assim, uma maneira de melhorar essa situação seria educação financeira nas escolas, em todos os segmentos, as crianças serão jovens mais conscientes em relação ao seus gastos
Seu texto é bom, você apresenta o domínio da escrita, continue assim ;)
Melque
Primeira correção, vou ressaltar o que uma colega apontou, a falta de aspas em palavras que não pertencem à língua portuguesa ou em referências como “Big Brother Brasil”.
Segunda correção, só um pequeno erro de digitação que você cometeu no terceiro parágrafo, onde escreveu “oura”, só faltou a letra “t” mas creio que não cometeria esse erro se estivesse escrevendo à mão.
Agathapinheiro
• Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160
• Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200
• Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
• Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180
• Proposta de intervenção respeitando os direitos humanos: 120
• Nota final: 840
monilima
Oii, tudo bem?
Não sou profissional na área mas só queria salientar a falta de uso das aspas (em palavras estrangeira), a falta dos agentes e o publico que iria ser atingido com a ação na conclusão.
……………………………………………………………………………………………………………………………
só para completar os caracteres
……………………………………………………………………………………………………………………………
…………………………………………………………………………………………………………….
.
..
.
.
.
.