Boa tarde gente, se puderem pfr corrijam com base nas competências do Enem. Desde já agradeço pela leitura e correção.
Na série “Black Mirror”, em um episódio intitulado “Queda livre”, é apresentada uma sociedade movida por um aplicativo que mede a reputação das pessoas baseando – se nas notas dadas por cada usuário sobre os demais, e caso uma pessoa tenha uma atitude que as outras considerem desagradável ou questionável, essa pessoa recebe notas baixas. Resultando assim, em uma exclusão social que trás consequências como transtornos mentais e uma perda de dinheiro e patrocínio.
Sob esse viés, o cancelamento tornou – se uma ferramenta para punir indivíduos com erros apontados. Entretanto, tal ferramenta pode impactar gravemente na saúde mental não só dos cancelados, mas também dos canceladores. Segundo o site Uol, os canceladores podem se tornar pessoas críticas demais, além de intolerantes, e já os cancelados podem desenvolver depressão, ansiedade, isolamento ou comportamento suicida uma vez que ficam expostos á mensagens de ódio e a exclusão social. Logo, diante desse cenário, a cultura do cancelamento precisa ser combatida urgentemente.
Ademais, vale salientar o caso da influenciadora fitness, Gabriela Pugliese, que em meio à pandemia do novo coronavírus gravou vídeos com amigos em uma festa, o que resultou em seu cancelamento pelas redes sociais. Diante disso, a influenciadora segundo o site de noticias g1, após a festa teve seus contratos suspensos pelas marcas que a patrocinavam e teve que ficar 3 meses longe das redes por não suportar mais o linchamento virtual, que é uma ação caracterizada por ofensas virtuais sem direito a defesa.
Portanto, a cultura do cancelamento deve ser combatida. Sendo assim, para resolver esse ímpasse cabe ao Governo Federal juntamente ao Ministério da saúde por meio da mídia, informar através de propagandas, jornais, televisão e internet sobre as consequências do cancelamento e do assédio moral virtual afim combater a cultura do cancelamento. Assim, dessa forma, se consolidará uma sociedade mais tolerante e menos crítica para vivermos.
Marcos011
Olá, bom dia.
Introdução: ótimo repertório, destacaria apenas o trecho “essa pessoa recebe notas baixas. Resultando assim”, sendo uma vírgula ao invés do ponto seguido, pois você ainda está relacionando o resultado com a ação da pessoa.
Desenvolvimento 1: receio faltar mais o seu ponto de vista nessa parte da redação.
Desenvolvimento 2: na segunda linha “á pandemia” seria “à pandemia” ; você pode substituir a frase “que é quando uma pessoa é atacada e ofendida virtualmente sem poder se defender.” por ” sendo tal ação caracterizada pelo ataque e ofensa no meio virtual, sem direito a defesa” ficaria menos coloquial.
Conclusão: ótima conclusão.
gabriel.augz
Na série “Black Mirror”, em um episódio intitulado “Queda livre”, é apresentada uma sociedade movida por um aplicativo que mede a reputação das pessoas baseando – se nas notas dadas por cada usuário sobre os demais, e caso uma pessoa tenha uma atitude que as outras considerem desagradável ou questionável, essa pessoa recebe notas baixas. Resultando assim(1), em uma exclusão social que trás consequências como transtornos mentais e uma perda de dinheiro e patrocínio.
(1) Acho que gerou um pouco de ambiguidade esse “resultando assim”, pois poderia servir para a oração anterior.
*Boa introdução. Trouxe os argumentos a ser discutido no D1 e D2.
Sob esse viés, o cancelamento tornou – se uma ferramenta para punir indivíduos com erros apontados. Entretanto, tal ferramenta pode impactar gravemente na saúde mental não só dos cancelados, mas também dos canceladores. Segundo o site Uol, os canceladores podem se tornar pessoas críticas demais, além de intolerantes, e já os cancelados podem desenvolver depressão, ansiedade, isolamento ou comportamento suicida uma vez que ficam expostos á mensagens de ódio e a exclusão social. Logo, diante desse cenário, a cultura do cancelamento precisa ser combatida urgentemente.
*Não encontrei erro, você só poderia ter colocado mais seu ponto de vista.
Ademais, vale salientar o caso da influenciadora fitness,(1) Gabriela Pugliese, que em meio à pandemia do novo coronavírus gravou vídeos com amigos em uma festa, o que resultou em seu cancelamento pelas redes sociais. Diante disso, a influenciadora(2) segundo o site de noticias g1, após a festa teve seus contratos suspensos pelas marcas que a patrocinavam(3) e teve que ficar 3 meses longe das redes por não suportar mais o linchamento virtual, que é uma ação caracterizada por ofensas e mensagens de ódio sem direito a defesa.(4)
(1) Sem vírgula aqui.
(2) Vírgula. Adj. adverbial.
(3) Concordância: patrocinava. É apenas a influenciadora.
(4) Senti que você poderia ter feito um argumento final aqui, só para sintetizar tudo. Algo como “Portanto, é evidente que o cancelamento é prejudicial tanto para a vida financeira do influencer quanto para a vida psicológica”. Algo assim kk.
Portanto, a cultura do cancelamento deve ser combatida. Sendo assim, para resolver esse ímpasse(1) cabe ao Governo Federal(agente) (2) juntamento(3) ao Ministério da saúde, por meio da mídia (modo) informar através de propagandas, jornais, televisão e internet (ação) sobre as consequências do cancelamento e do assédio moral virtual afim combater a cultura do cancelamento (efeito). Assim, dessa forma, se consolidará uma sociedade mais tolerante e menos crítica para vivermos.
(1) Sem acento agudo no “impasse”.
(2) Vírgula.
(3) Juntamente, mas acho que foi erro de digitação.
*Senti a falta de um detalhamento mais evidente. Tente sempre deixar bem claro essas competências da prop. de intervenção!
C1: 120
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160
Total: 840
Parabéns, e continue treinando!
Iamfranciscavaz
Adorei o seu ponto de vista, muito necessário esse posicionamento em tempos turbulentos como os atuais, acredito que como questão de auto estudo poderia citar as doenças acarretadas pelo ato de cancelamento, a autocrítica e punição psicológica.
Parabéns e continue assim, poiso seu saber ajuda outros a enxergar essa verdade.