Sendo o Brasil, extremamente afortunado por recursos hídricos, contendo na Amazônia a maior reserva de água doce superficial da Terra, a contradição consoante à crise no abastecimento de água precisa ser discutida. Na música “Planeta Azul”, de Chitãozinho e Xororó, são abordados aspectos contemporâneos ante o assunto, evidenciando que medidas devem ser tomadas sobre o impasse.
De início, a relação da distribuição da água no país, não é igual em todas as regiões. Na canção, exprimem-se os problemas em locais como o Sertão Nordestino, conhecido popularmente como “Polígno da Seca”, porém, ela alerta sobre o alastre dessa condição para outras áreas. Como exemplo, temos o estado de São Paulo, que a partir de 2014, vem enfrentando uma forte crise de abastecimento no Sistema Cantareira, gerando impactos no cotidiano de seus cidadãos.
Em prosseguimento, nota-se que acontecimentos como esses, derivam de ações antrópicas, que interferem no ciclo da água na natureza. A poluição dos mananciais, frente à dispersão de lixo e esgoto, compromete a qualidade do recurso que chega ao consumidor. Em conjunto, o desmatamento das florestas e matas ciliares, acarretam em uma menor capacidade de absorção de água pelo solo e ocasionam a erosão. Todos esses impactos, impulsionam o “el niño” (fenômeno metereológico que implica na distribuição das chuvas), já notório para a população. Destaca-se ainda, o alto nível de desperdício dos indivíduos, chegando na média de 40% na rede pública, segundo a coordenadora das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica. Tal porcentagem, se deve a despreocupação e falta de conscientização humana, que esbanja esse líquido precioso.
Diante dos fatos analisados, e tendo conhecimento sobre a potencialidade do Brasil perante os recursos hídricos, intervenções se fazem necessárias. O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com ong´s, deverá fazer o reflorestamento das matas ciliares. Para isso, contará com o auxílio de cada município e de seus munícipes, que plantarão novas mudas do bioma local no decorrer de suas fontes de água, visando aumentar a absorção do solo e evitar processos errosivos. Ademais, a mídia, deve alertar sobre o desperdício e a poluição, emitindo informativos à população. Para assim, o futuro não ser inseguro e garantirmos este bem precioso a toda nação.
beatrizgcastro
parabéns pela redação e pelos termos usados na mesma :)
minha única dica seria para você abordar menos aspectos, de um modo que não fique transbordando de informação. seu texto talvez seja complexo demais, o que não é apto a encaixar-se em 4 parágrafos. quem sabe suas ideias não produzam um livro?
obs: sou apenas uma treineira
lucasgueller
Você escreve muito bem, tem uma boa coesão textual, e apresenta diversos repertórios. Porém, ao apresentar muitos fatos, lhe falta linhas para aprofundar seu argumento e mostrar um indício de autoria. Minha dica principal é q vc apresente o seu repertório e dps aprofunde ele, mostrando causas/consequências e indício de autoria