Iniciante

Tema: A crise na Venezuela e o Governo de Maduro.

  • 0

A Venezuela, país que faz fronteira com o Brasil, vive na atualidade um momento difícil e controverso. De um lado existem pessoas que acreditam que o país não vive em uma ditadura e do outro há quem afirma que a nação vive sob esse sistema. Ditadura ou não, é preciso destacar que o Presidente, Nicolás Maduro, está sendo caçado pelo Governo americano e também há o fato que o número de refugiados venezuelanos é crescente.

Em primeiro plano é necessário realçar que na Venezuela ocorre eleições presidenciais o que é algo típico da democracia, porém a última eleição, a qual ocorreu em 2018, gerou muita polêmica, porque países como o Brasil e os Estados Unidos, por exemplo, não reconheceram Maduro como Presidente e sim o seu adversário, Juan Guaidó, o qual também recebeu apoio da população. Diante de toda essa discussão em janeiro de 2019 a imigração de venezuelanos para outros países da América Latina foi visível e ocorreu um episódio em que o exército da Venezuela estava barrando a fronteira, impedindo, portanto a entrada de mantimentos.

Ademais, faz-se fundamental ressaltar que Maduro está sendo caçado pelo Estado americano e a recompensa por ele é de quinze milhões de dólares. Isso ocorreu, pois investigações realizadas pelo Governo Norte-americano apontaram que o Presidente venezuelano é Narcoterrorista e que ele estaria operando  juntamente com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) nos Estados Unidos. Além de toda essa situação em 2018 saiu um vídeo de Maduro em um dos restaurantes mais caros, em contraste a isso várias gravações feitas na nação dele mostraram que a população estava passando fome.

Em face ao que foi mencionado é necessário destacar que um país onde a opinião do povo não importa e que apenas umas minoria se sobressai é uma ditadura. Diante disso é necessário que haja uma união entre as nações a fim de que esses países possam lutar ao lado da população pela liberdade.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá! A redação está muito boa, mas colocarei alguns pontos em ênfase:
    – Existem alguns desvios de escrita, em especial, acerca da vírgula. Por exemplo: “Em primeiro plano é necessário realçar que na Venezuela ocorre eleições presidenciais o que é algo típico da democracia”, é necessário ter uma vírgula isolando o termo “na Venezuela”, pois o local está deslocado, também se deve adicionar vírgula antes de “o que”; aliás, o certo seria “ocorrem”, não “ocorre”, pois “eleições” está no plural.
    Caso sua redação esteja no modelo ENEM, existem outros tópicos para melhorar:
    – Primeiramente, a redação do ENEM nunca vai cobrar assuntos de fora do país, recomendo passar a pesquisar temas locais;
    – sua conclusão está incompleta. No ENEM, ela deve conter os cinco fatores (agente, ação, meio/modo, finalização e detalhamento). Você até citou alguns, mas não todos, isso já te faria não ganhar os 200 pontos na C5. Na verdade, acredito que sua conclusão está mais para uma frase de efeito do que para uma finalização.
    Caso não esteja no modelo ENEM, parabéns! Está ótima (apenas procure mais sobre a vírgula). Caso esteja, reveja esses tópicos apontados e pesquise sobre a competência 5.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.