Iniciante

TEMA: A crise hídrica em questão no Brasil (modelo ENEM)

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No livro “Vidas Secas”, do escritor Graciliano Ramos, o personagem Fabiano e sua família sofrem com a seca que assola o sertão nordestino. De maneira análoga à história fictícia, a crise hídrica é um dos principais entraves hodiernamente no Brasil. Essa realidade reflete em diversos desafios, principalmente no que se refere ao aumento da temperatura do clima e às intervenções antrópicas.

Em primeira análise, é relevante abordar que para ocorrer a efetividade da manutenção da vida, a água é uma característica primordial para tal efetivação. No entanto, percebe-se que sua disponibilidade, assim como sua qualidade, tem tornado-se cada vez mais escassa em diversas regiões brasileiras. Nesse sentido, as mudanças climáticas, devido ao aumento do aquecimento global nos últimos anos – como explicado no documentário “Uma Verdade Inconveniente” – correspondem diretamente com as chuvas desreguladas, as severas secas, a exemplo de São Paulo que se tornou o “novo sertão” entre 2014 e 2015, e afins. Logo, é substancial a mudança desse quadro para a prosperidade vital.

Outrossim, “o homem deveria dominar a natureza em favor do seu bem-estar”. Por isso, diante dessa afirmação de Francis Bacon, filósofo inglês, é inviável não conectar as ações humanas – como os desmatamentos, as queimadas, entre outras – com a falta de água, visto que a retirada das árvores influencia na quantidade de umidade de determinadas áreas. Ou seja, a apropriação dos bens naturais de maneira equivocada é vinculada ao desfavorecimento dos próprios seres humanos, ao passo em que estão submetidos à escassez dos recursos hídricos.

Portanto, infere-se que o Governo Federal – instância máxima do Poder Executivo – deve criar projetos de desenvolvimento sustentável no uso da água. Essa medida poderá ser executada por meio de campanhas explicativas sobre os impactos da ausência de água, além de incluir aulas interdisciplinares na grade curricular escolar sobre gestão ambiental, com o fito de reverter a situação da questão hídrica no Brasil. Enfim, a partir dessas ações, as pessoas não sofrerão com o imbróglio da escassez, como em “Vidas Secas”.

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3 Correções

  1. Nota 01 – 180 – Presença de alguns erros gramaticais. Fora isso, está excelente.
    Nota 02 – 200 – Excelente estrutura textual e bom uso de outras áreas de conhecimento. Amei a forma que as citações e alusões se encaixou no tema desenvolvido, fora a excelente retomada de “Vidas secas” na conclusão.
    Nota 03 – 200 – Excelente argumentação. Usou seu ponto de vista e senso crítico de forma adequada ao longo da argumentação.
    Nota 04 – 200 – Articulou perfeitamente o texto com o uso dos conectivos.
    Nota 05 – 200 – Excelente proposta de intervenção e bom uso de todos os elementos conclusivos.
    CONTINUE ASSIM, PARABÉNS VIU. ESTÁ NO RUMO A NOTA 1000.

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  2. Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fique de olho!
    – tem tornado-se – tem-se tornado: nas locuções verbais em que o verbo principal está no particípio, o pronome deve permanecer depois do verbo auxiliar.
    – Inserir vírgula: “Uma verdade inconveniente” –, correspondem
    – Inserir vírgula: São Paulo, que: Como pronome relativo, o “que” é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas.

    Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    – Ótima introdução: Contextualizou o tema, problematizou e trouxe teses explícitas.
    – Notei que você trouxe para a redação mais de um repertório sociocultural de áreas diferentes para enriquecer sua argumentação, entre eles um pensamento de Francis Bacon. Além disso, você relacionou as citações com a discussão que estava sendo desenvolvida na dissertação. Excelente!
    – Observação: Retome as teses no início da conclusão. Após isso, inicie a proposta de intervenção.
    – Por fim, retomou a área do conhecimento no último período da conclusão, configurando circularidade no texto. Ótimo!

    Competência lll (200): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
    – Na introdução, apresentou uma tese e antecipou os argumentos (o aumento da temperatura do clima e as intervenções antrópicas), estes que foram desenvolvidos com profundidade, demonstrando posicionamento e criticidade. Excelente!

    Competência IV (200): Articula muito bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    – Você usou conectores entre os parágrafos e dentro deles, sem nenhum uso inadequado. Ótimo!

    Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    – Você apresentou uma proposta de intervenção com os 5 elementos necessários para obter a nota máxima:

    Portanto, infere-se que o Governo Federal (AGENTE) – instância máxima do Poder Executivo (DETALHAMENTO DO AGENTE) – deve criar projetos de desenvolvimento sustentável no uso da água (AÇÃO). Essa medida poderá ser executada por meio de campanhas explicativas sobre os impactos da ausência de água (MODO/MEIO), além de incluir aulas interdisciplinares na grade curricular escolar sobre gestão ambiental, com o fito de reverter a situação da questão hídrica no Brasil. (FINALIDADE)

    Comentário final: Olá, você compreendeu o tema e trouxe excelentes ideias para o seu texto, além de ter trabalhado com um repertório sociocultural diversificado e bem produtivo. Para atingir a nota máxima, basta que você estude o que foi corrigido gramaticalmente em seu texto, sobretudo em relação aos usos de vírgula. Bons estudos e sucesso!

    Nota: 960

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