No ano de 2019, um grupo de pesquisadores desenvolveu uma enzima capaz de decompor o PET custando 4% do valor da manufatura desse plástico virgem. Porém, pesquisas relacionadas a resíduos são raridades na atualidade, embora seja um problema grave. Nesse sentido, é válido destacar como a modernidade influencia na alta produção de lixo e como a má gestão governamental contribui para o seu descarte indevido.
Em primeiro lugar, o ideal capitalista é o principal fator para a crescente geração de lixo. Nessa perspectiva, é importante ressaltar a descrição do historiador Y. Harari sobre o “dogma” da modernidade: “Se você tem um problema, é porque precisa de mais coisas, e, para ter mais, precisa produzir mais”. Desse modo, é exposto, nessa frase, os dois principais motivos pelo aumento de formação de detritos: o consumismo aliado à alta produção. Assim sendo, desde a Revolução Industrial, o lixo, como um entrave, mostra-se não receber a devida preocupação.
Desse modo, no livro “Homo deus”, o autor retrata o crescimento econômico estando em primeiro plano na sociedade moderna, logo, as outras pautas ficam em segundo plano, inclusive a harmonia ecológica. Assim, a ausência governamental é responsável pelo descarte indevido de resíduos. Isso porque, com a economia em primeiro plano — reflexo do capitalismo —, o lixo, o qual trará consequências a longo prazo, torna-se sem importância na agenda estatal. Assim, o governo deveria assumir a responsabilidade pela exclusão de detritos de forma correta, evitando, assim, problemas futuros.
Portanto, como o consumismo está enraizado na cultura moderna, mudá-lo seria utopia. Entretanto, o Governo tem um importante papel na diminuição do montante de entulho. Para que haja um descarte adequado de resíduos, o Ministério do Meio Ambiente, por meio de um decreto de lei, deve investir na coleta organizada, separando os detritos pelo tipo. Paralelo a essa ação, o mesmo deve levar esse despejo a aterros sanitários, construídos com esse investimento. Ademais, para minimizar a cultura do consumismo, o Estado deve, frequentemente, publicar em redes sociais alertas relacionadas aos problemas causados pela alta produção de lixo.
Se puderem dar nota, agradeço :)
Hellenantunes
Gostei da sua Redação, pois tem coesão,coerência.
E você citou livros autores . Para ajudar melhorar a entender sua objetividade e sua afirmação ao ministério do Meio ambiente em questão sobre o lixo. Pois quase não vejo cobrança muito nessa parte , pois é uma cobrança sim , que deveria ter .Pois cuidando do meio ambiente , cuidados da nossa saúde, economia dentre outras coisas que lixo se faz , virar reciclagem. Mas foi uma boa redação .
Gustavo123
Gostei muito da sua redação, pois, além de apresentar coesão e coerência,é rico em referências culturais.O meu único contraponto é a questão da repetição de conectores e também que você poderia trazer algumas consequências negativas do descarte irregular do lixo, pois não é um tema tão discutido em nossa sociedade, fazendo com que muitas pessoas nem se quer saibam dos efeitos práticos do descarte irregular do lixo.Tirando isso, está excelente!
ananda_ananda
C1 – 160
C2 – 160
C3 – 160
C4 – 200
C5 – 80
Total – 720
Na competência 1, você teve bom domínio da norma padrão. Os problemas que verifiquei foi quanto ao uso de vírgulas. Sugiro que dê uma revisada nesse tópico.
Na competência 2, você desenvolveu o tema bem, trouxe repertório sociocultural. No entanto, o repertório não foi produtivo no desenvolvimento 1 porque você não o utilizou para defender a sua tese. Você apenas trouxe algo que envolvia o tema mas não relacionou. Além do que você trouxe dois repertórios: um historiador e um fator histórico (ISSO NÃO É ERRADO). Mas, eu sugiro que você escolha apenas u me e desenvolva da maneira mais completa possível. Fica mais fácil você torna o repertório produtivo.
Na competência 3, você organizou bem os seus argumentos, entretanto você apresentou apenas indícios de autoria, ou seja, faltou focar na desafa do ponto de vista. Você trouxe o repertório, mas faltou defender o seu ponto de vista através dele.
Na competência 4, você articulou bem as partes do texto.
Na competência 5, você trouxe o AGENTE e o MODO. Faltou o MEIO, o EFEITO e o detalhamento. Sugestão: traga apenas um agente para poder desenvolver da melhor forma.
Espero ter ajudado! :)
NathaliaHope
Olá, sua redação está muito boa
Seria interessante se você fizesse o uso de tópicos frasais para dar mais ligamento e coesão aos seus parágrafos.
Cuidado com a repetição de conectivos 💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜💜