TEMA: A CONTESTAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO BRASIL

  • 0

Em 1904, ocorreu a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro, onde a população se rebelou contra a vacinação obrigatória imposta pelo governo. Esse pensamento negacionista, de contestação da ciência, apesar de muito antigo, persiste na sociedade brasileira atual. Isso ocorre devido aos problemas de investimento na educação e gera sérias consequências, uma vez que os benefícios da ciência são duvidados.

No artigo 218 da Constituição, o Estado assegura apoiar a pesquisa científica para o bem público. No entanto, isso é cada vez menos colocado em prática, tendo em vista que, as Universidades públicas, por exemplo, que produzem grande parte da ciência do país, não são valorizadas. Nesse ano, 69 Universidades sofreram corte de 18,16% em suas verbas (G1 Globo). Desse modo, o Estado não cumpre seu dever com a ciência, causando sérios problemas na sociedade.

A série “The Rain” mostra como a ciência é desenvolvida e o quão importante é seu papel na cura de doenças. Porém, quando sua importância é desconsiderada, vidas podem ser colocadas em risco. Exemplo disso é a pandemia do Coronavírus. Após a criação da CPI da Covid, foram apontados 11 negações do governo à entrada da vacina no país. Dessa forma, diferente da Revolta da Vacina, o próprio governo é quem nega os benefícios da ciência.

Portanto, para resolver o impasse, é necessário que o Ministério da Saúde, em conjunto com instituições que desenvolvam pesquisa, invistam em conscientizar a população sobre a importância da ciência, bem como, mostrem maior transparência nas ações científicas através de propagandas, para que assim a população identifique a necessidade de investimento do governo nessa área. Deste modo, é possível que tanto o governo, quanto a população estejam ao lado da ciência.

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução: Gostei muito do seu parágrafo, porém eu substituiria “na ciência são duvidados” (linha 5) por “na ciência são questionados”.

    Desenvolvimento 01: Bem organizado as ideias. Trocaria apenas o “(G1 Globo)” (linha 10) por “Nesse ano, segundo o G1 Globo, 69 Universidades..”.

    Desenvolvimento 02: Amei, referência de série/filme é tudo de bom.

    Conclusão: Boa também.

    – mas no início você falou da dúvida das pessoas em relação a ciência então esperei que você falasse mais sobre como fazer as pessoas confiarem nos estudos científicos para não prejudicarem sua saúde. Só acho que você poderia mudar a abordagem na introdução.

    Gostei muito do seu texto, você escreve super bem!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.