Iniciante

Tema: A BANALIZAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DO TDAH

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O cantor e ator Fiuk é portador do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Ele participou do reality show brasileiro apelidado de “BBB”, seus comportamentos – falta de atenção, dificuldade de entender as provas, problemas de desempenho – chamou a atenção do público de casa, que procurou se informar na internet sobre a doença. Todavia, com a representatividade pública, veio com ela, a desinformação e romantização dos sintomas. Dessa forma, causou-se a banalização do diagnóstico do distúrbio, pois muitos cidadãos não tem acesso à informação segura e especializada.

Em primeiro plano, o desconhecimento contribui para a manutenção da banalização do diagnóstico. De fato, a sociedade brasileira tem representatividade na TV de pessoas diagnosticadas com o distúrbio, porém as informações são escassas e inacabadas, faz com que às referências superficiais sobre a doença orientem muitas pessoas a se autodiagnosticarem. Segundo o filósofo alemão Immanuel Kant, o homem não é nada aquilo que a educação faz dele, destarte, se a única fonte de informações for distorcida, a sociedade se torna o espelho de seus conhecimentos.

Outrossim, a romantização da patologia, é um dos empecilhos da problemática. Na rede social “Twitter”, é habitual a disseminação de informações falsas por toda internet, tendo também, o TDAH como refém desses usuários. As condutas feitas por eles são a romantização, subestimação das complicações do distúrbio, como limitar para apenas uma falta de atenção comum, e como também, a estimulação de estereótipos mentirosos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os sintomas da TDAH são: Incapacidade de planejamento, memória seletiva, regular o estado de vigília, impulsividade, entre outras. Nesse contexto, mostra-se que a doença vai muito além que uma falta de atenção comumente, mas sim um histórico de fatores geradores, que só um médico especialista poderia informar com certidão o diagnóstico. Logo, essa romantização prejudica os verdadeiros portadores do transtorno, ao não se identificarem com a romantização online.

Portanto, urge que medidas são necessárias para resolver os problemas discutidos. O Ministério da Saúde em parceria com a grande mídia – instrumento de ampla abrangência – devem informar a sociedade à respeito do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, por modo de campanhas publicitárias – incluindo médicos especializados na área – reverberando informações relevantes, em como o diagnóstico médico é o único valido para confirmar a doença, além de orientar acerca das idealizações presentes nas redes sociais. A fim de elucidar o tema para o corpo social. Assim, finalmente, o diagnóstico do TDAH poderá ser esclarecido da maneira completa em todos os campos, dentro das telas e fora delas.

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2 Correções

  1. 1º parágrafo
    “muitos cidadãos não tem”, houve um erro de concordância, pois o verbo “ter” na terceira pessoa do plural possui acento (têm)

    4º parágrafo
    “à respeito”, não é necessário uso da crase
    ” A fim de”, talvez fique um pouco informal, tente usar “de modo a”
    “dentro das telas”, use “nas”

    Gostei da sua redação, continue assim e boa sorte nas provas!

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  2. Bom dia,heyrosiexx !!!

    Na competência I,”Domínio da escrita formal da língua portuguesa”, (chamou a atenção do público de casa, que procurou) não tem essa vírgula após casa (Todavia, com a representatividade) não há vírgula depois de conjunções como entretanto,todavia,no início de frases.Como foi mencionado no comentário acima “à respeito”não é necessário uso da crase.Acredito que você poderia trocar a palavra “romantização” por sinônimos ou colocar de outra forma que signifique o mesmo algo,uso excessivo de uma mesma palavra ou expressão perde pontos nessa competência,fique ligado(a) !!! Em geral, demonstra um bom domínio da modalidade de escrita formal da língua portuguesa e de escolhas de registro,com poucos desvios gramaticais e de convenções de escrita. C:160

    Na competência II, ” Compreender o tema e não fugir do que é proposto”, na minha visão tendo um panorama geral do texto e lendo atentamente a redação, não houve fuga total ou parcial do texto,então se eu fosse um professor ou corretor,eu daria 200 nessa competência. C:200

    Na competência III, “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”, na minha análise, no primeiro parágrafo do desenvolvimento faltou uma defesa de um ponto de vista mais claro,porque no inserto “Em primeiro plano, o desconhecimento contribui para a manutenção da banalização do diagnóstico. De fato, a sociedade brasileira tem representatividade na TV de pessoas diagnosticadas com o distúrbio, porém as informações são escassas e inacabadas, faz com que às referências superficiais sobre a doença orientem muitas pessoas a se autodiagnosticarem.” faltou uma construção melhor da defesa do ponto de vista com a tese,desculpa também falar que faltou retomar o primeiro problema relatado na tese: a “desinformação” e romantização dos sintomas.Lembre-se uma redação é como se fosse uma teia – tem que ligar as informações,apresentar os problemas e a forma de como vamos resolvê-los,tudo isso com uma defesa de um ponto de vista – gostei da parte do segundo parágrafo de desenvolvimento. Dessa forma “Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista “. C:160

    Na competência IV ” Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”,nesse quesito o Inep avalia a coesão e coerência textual entre as partes da redação.No primeiro parágrafo do desenvolvimento para o segundo houve uma quebra de coesão,porque faltou uma “ponte” no final do 1 para o 2 e sim a banca cobra isso,achei um pouco fraco o seu primeiro tópico,mas não tirou o brilho da redação em si.Na coerência do texto,teve só um problema,a redudância, na palavra ” romantização”poderia dizer o mesmo algo com outra palavra ou frase,a repetição de uma palavra ou “expressão” tira ponto do participante.Com isso, o aluno “Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.” C:160

    Na competência V “Elaborar uma proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos”,no que se refere a conclusão,não houve um desrespeito aos direitos humanos e sim um ótimo fechamento.Nos elementos de uma conclusão é importante se atentar a:

    Ação (o que?)
    Agente (quem?)
    Efeito (para quê?)
    Modo (como?)
    Detalhamento (explicação e exemplos)

    Houve um agente (Ministério da Saúde),uma ação (devem informar), o efeito (reveberar informações relevantes),o modo (por modo de campanhas publicitárias) e o detalhamento (A fim de elucidar o tema para o corpo social).Ainda teve mais do detalhamento,está magnífico.Achei incrível sua conclusão,seu texto em si,tu vai arrasar na redação do Enem,sinceramente te desejo uma boa prova e bons estudos,vamos atrás dos nossos sonhos. C:200

    Somando minha nota final como avaliador amador hehe fica:

    160+200+160+160+200 = 880

    Abraços

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