Iniciante

TEMA 3: ” GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA “

  • 0

 

Na obra “O mito da caverna” de Platão,  é retratada a vida de pessoas que se recusavam a olhar a realidade fora da caverna em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Assim como na obra, analisa-se a importância de se observar os verdadeiros desafios enfrentados pelos pais jovens com a gravidez na adolescência. Desse modo, é válido destacar a ausência de diálogo acerca da educação sexual e o Tabu em torno da temática como promotores do problema.

Precipuamente, é fulcral pontuar a defasagem da educação sexual nas instituições de ensino como fomentadora do quadro desafiador. Segundo o sociólogo Francês Émile Durkheim, o indivíduo só agirá em seu meio à medida que for conhecendo o contexto em que  está inserido. Sob tal Ótica, esses jovens contrariam a afirmação de Durkheim, uma vez que desconhecem o seu contexto por falta de informações e, logo,  contribuem para o avanço da gravidez precoce.
Ademais, é imperativo ressaltar o “Tabu” gerado em torno da temática desde as antiguidade como acentuador do imbróglio. A palavra “Tabu” em suas origens designa o desconforto de um grupo ou indivíduo sobre a discussão de determinado tema, gerando desinformação, falta de diálogo e por fim agravamento de problemas. Paralelamente esse foi um dos tabus representados pela série televisiva “sex education”:  numa tentativa de solucionar  a gravidez na adolescencia a diretora da escola “Mordale” prega a abstinência sexual entre os adolescentes ao invés da conversa plena, gerando  Pânico entre os mesmos.

Destarte, é mister que medidas sejam tomadas para mitigar o cenário antagônico. Para conscientização do corpo juvenil a respeito do cenário, urge que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais- apresentações teatrais lúdicas nas instituições educacionais que apresentem as causas e consequências de uma gravidez retardada e advirtam  esse jovens, de forma responsável, sobre as dificuldades que estes enfrentariam nesse caso, sugerindo aos próprios se prevenirem e protegerem sabendo que ainda sim podem ter a tão desejada  vida sexualmente ativa. Apenas assim, a coletividade sairá da escuridão da caverna dita por Platão e a verdade será conhecida.

Compartilhar

1 Correção

  1. Na obra “O mito da caverna” de Platão, é retratada a vida de pessoas que se recusavam a olhar a realidade fora da caverna (,)em virtude do medo de sair de sua zona de conforto. Assim como na obra, analisa-se a importância de se observar os verdadeiros desafios enfrentados pelos pais jovens com a gravidez na adolescência. Desse modo, é válido destacar a ausência de diálogo acerca da educação sexual e o Tabu em torno da temática como promotores do problema.

    Só observei esse detalhe mesmo, seu texto está bom, bem estruturado e coeso.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.