“A inteligência não é formada somente pelo conhecimento, mas também e sobretudo pela habilidade de aplicar os conhecimentos na prática”, ja dizia Aristóteles. Frente a tal conceito, percebe na contemporaneidade a Inteligência Artificial (IA) -ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar e resolver problemas. No entanto, esta provoca desafios e soluções na sociedade brasileira.
Alguns benefícios da IA são: conectar pessoas em locais distantes em tempo real; auxiliar a segurança em transações financeiras pela biometria, favorecer o monitoramento de trânsito e violência através das câmaras de segurança pública das cidade, entre outros. Outrossim, há entraves oriundos da IA, como: substituição de trabalhos manuais por automatizados; distanciamento entre pessoas devido estarem mais conectadas a internet e redes de entreterimento; alienação crítica, visto que muitos só assistem o que meios de publicação narra, porém não pesquisam ou buscam fundamentações empíricas.
Karl Marx (2005) descreve que a tecnologia sequestra a capacidade total do trabalhador. Deste modo, para solucionar tais gargalos da IA percebe-se que o governo pode adotar algumas estratégias: inserir lei que minimize tributos daqueles empresários que mantém trabalho manual, mesmo com máquinas executando a mesma função; inserir na metodologia de ensino das Escolas regulares debates sobre os meios tecnológicos e suas consequências nas relações sociais; difundir nos meios de comunicação -rádio, internet e tv aberta- os avanços e riscos do uso exacerbado dessas tecnologias.
Assim sendo, garantirá que cada indivíduo analise de que modo ele usufrui dos meios tecnológicos atuais e como isso contribue para sua vida social e emocional. Uma sociedade desenvolvida e sustentável investe na evolução, contudo resguarda princípios para que o coletivo não seja oprimido pela automação irrefreável.
lola
(1) Observe a estrutura de Dissertação Argumentativa.
(2) As citações foram bem posicionadas
(3) Seu texto possui uma ótima clareza nas ideias proposta, porém sinto um pouco de falta da sua argumentação, do seu ponto de vista, o que deixa o texto um tanto expositivo.
(4) Falta de conexão do texto como um todo, da impressão que sua ideias foram jogadas apenas.
(6) Na introdução, a proposta foi bem detalhada, mas sugiro rever o a estrutura. -> Retomada da tese no início; proposta de intervenção e o fechamento do testo com uma contextualização da frase de efeito no inicio da Introdução- para o texto ser circuito
De um modo geral é um bom texto, com a prática e revendo alguns errinhos, vai ter uma boa nota, Parabéns!
MireleS
Olá, sua redação é rica em informações e são informações com fontes o que prova que são verdadeiras, isso é bom! A introdução e o desenvolvimento ficou ótimos, porém você focou muito na (IA) como se estivesse fazendo uma propaganda dela.
Faltou mais argumentos na conclusão, você não citou nenhuma proposta de intervenção que são os agentes (governo, sociedade..) ou seja, por exemplo, você poderia dizer o que o governo poderia fazer para ter controle sobre a tecnologia.
No demais, sua redação ficou ótima!
madubarrosss
Oi hugo! pelo seu texto eu percebi que você tem um vocabulário rico e um bom arsenal de informações e citações estratégicas, muito bom!!! Mas como vou corrigir de acordo com o que tenho aprendido com o modelo disserto-argumentativo do Enem, vou tentar dar uma nota por competencias; ( sou apenas uma aprendiz aqui, viuu)
C1: O C1 avalia a norma culta e as regras de regência, concordância e afins da lingua portuguesa e nesse quesito eu não achei nada que comprometesse os 200 aqui
C2: O C2 tem a ver com repertório sociocultural, que você usou bem aqui, mas eles não fazem o texto progredirem de forma argumentativa, ele é quase todo dissertativo, o que faz perder uns pontos aqui, 160 pontos.
C3: O C3 avalia projeto de texto, e desde a introdução eu não consegui ver o seu, o recomendado é deixar a tese na última linha da introdução, na ordem que elas virão em D1 e D2, e eu não entendi sua tese no texto todo. Use mais conectivos entre as orações e paragrafos do texto isso ajudam a expor suas ideias de maneira estratégica. 120 aqui
C4: um C3 alto ajuda a nota final toda, visto que um texto bem planejado ajuda na argumentacao das ideias expostas e a argumentação é justamente o que falta, falta o uso de marcas de opinião, que se faz com adverbios e adjetivos :/ 120 tambem
C5: Sobre a conclusão, deve ter os 5 elementos: agente, ação, meio, detalhamento e efeito, e você não fez a intervenção com isso :( tem até uma tentativa de como solucionar no fim do 3 paragrafo, mas não na conclusão… 0 pontos aqui
sua nota final: 600 :/
mas isso foi pelos criterios de estrutura do Enem, tenta da uma estudada nessa estrutura, você escreve super bem, e com uns ajustes você sobe essa nota pra + de 900