A aclamada obra cinematográfica “Que horas ela volta?” retrata as violências simbólicas e as discriminações presentes no sistema educacional brasileiro, apresentando como essas questões se manifestam nas relações dentro das escolas. É evidente que o atual cenário brasileiro está em sintonia com o que é discutido na obra, uma vez que a ausência de paz nas escolas é uma realidade comum no corpo social tupiniquim. À vista disso, nota-se que a violência escolar é um reflexo das desigualdades sociais e econômicas, bem como a ausência de medidas preventivas eficazes.
É incontestável que as disparidades socioeconômicas estejam entre as causas do revés. Nessa perspectiva, António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, afirma que a desigualdade social se configura como uma das principais faces da globalização. Em virtude de que, a violência escolar é frequentemente mais prevalente em áreas de baixa renda, onde a falta de acesso a serviços básicos, como segurança, saúde e educação de qualidade, contribui para o surgimento de conflitos e violência nas escolas.
Ademais, não resta dúvida de que a falta de medidas preventivas eficazes também estão dentre as problemáticas. Nesse sentido, o músico Gabriel O Pensador em sua obra “Até quando?” questiona a existência da violência nas escolas e expressa sua indignação com a falta de ações efetivas para combatê-la, destacando a importância de enfrentar esse problema e alertando sobre as consequências negativas que a violência escolar pode acarretar na vida dos jovens. Nesse contexto, é importante ressaltar que embora existam leis e políticas para prevenir a violência escolar, muitas vezes há uma falta de implementação e fiscalização adequadas.
Portanto, é imprescindível compreender que a violência nas escolas é uma resposta às discrepâncias entre as camadas sociais e financeiras presentes na sociedade brasileira, em conjunto com a carência de projetos preventivos eficazes. Por isso, para que haja uma mudança significativa, é necessário que o Estado, juntamente dos Ministérios da Educação e da Segurança, adotem uma abordagem que envolva o fortalecimento das políticas públicas, a promoção da igualdade de oportunidades e o investimento em recursos educacionais adequados. Somente assim poderemos almejar um ambiente escolar mais seguro, inclusivo e propício ao desenvolvimento pleno dos estudantes, consolidando um futuro mais promissor para a educação e para o país como um todo.
Choclet
Oi, boa noite! Não sou especialista mas vou tentar corrigir sua redação.
🔶 Introdução: parágrafo bem construído, com repertório e tese bem evidente. Apenas acho que você poderia substituir o “É evidente” (linha 7) por um conectivo como “nesse sentido” ou “seguidamente”.
🔶 D1: um pouco vago e previsível, você poderia ter desenvolvido mais o porquê da violência escolar ser mais comum em regiões de baixa renda, como o acesso facilitado à armas de fogo e o abandono estatal a essa parcela da população.
🔺 Alguns repertórios que eu acho que se encaixariam melhor do que o secretário da ONU: filme “escritores da liberdade”, série “Este Mundo Não Vai me Derrubar” (ambos tem na Netflix).
🔺 Falta de fechamento do parágrafo.
🔶 D2: basicamente o mesmo que eu disse sobre o D1: funcional, mas poderia ser melhor.
🔺 Falta de fechamento do parágrafo.
🔶 Conclusão:
🔺 Repetição do termo “violência nas escolas” (linha 2)
🔺 Tópico frasal e fechamento de parágrafos excessivamente grandes. Sugiro que termine a redação citando o repertório da introdução de novo, pois assim o texto fica bem costurado, por exemplo: Por fim, essas ações teriam a finalidade de afastar a nação verde-amarela dàquela vista em “Que horas ela volta?”.
🔺 Dos 5 elementos necessários para a conclusão (ação, agente, modo, detalhamento e finalidade), faltou o meio.
🔶 Geral: você está no caminho certo para escrever uma redação perfeita, porém sugiro: escolher melhor os seus repertórios, se atentar para desenvolver os pontos certos, tomar cuidado com a estrutura dissertativa-argumentativa e com a repetição de palavras. Tenho certeza que com a prática, você tem condições de chegar aos 1000 pontos até novembro!
🔶 Nota
– C1: 180
– C2: 200
– C3: 120
– C4: 180
– C5: 160
🔹 Total: 840
~ Boa sorte e desculpa qualquer coisa. Não esquece de se inscrever, caso já não tenha feito a inscrição, hoje é o último dia! 🌸
Mardson..
Introdução: está boa, mais notei alguns erros gramáticas.
Desenvolvimento 1: seu parágrafo falta clareza, argumentos mais expositivos do que dissertativos e ausência de marcas de autoria. Além disse notei alguns erros gramáticais.
Desenvolvimento 2: você fala que a violência escolar pode acarretar problemas mais quais são esses problemas? Faltou mais explicação nesse parágrafo e clareza, notei alguns erros gramáticais.
Conclusão: a sua proposta de intervenção não contém os 5 elementos necessários, falta clareza no seu parágrafo e notei alguns erros gramáticais.
Notas
Competência 1: 120 pontos
Competência 2: 200 pontos
Competência 3: 160 pontos
Competência 4: 120 pontos
Competência 5: 120 pontos
Nlta final: 720 pontos