Iniciante

Tem: O debate entre consumo e sustentabilidade

  • 0

     No filme “wall-E”, é retratado um futuro que o planeta terra está inabitável sem nenhuma forma de vida vegetal e animal, devido a grande quantidade de lixo proporcionada pela ignorância consumista. Fora da ficção, é inegável que a cultura do consumismo tem afetado de maneira negativa a natureza, gerando embates entre consumo e sustentabilidade. Dessa forma, observa-se que a temática reflete um cenário desafiador, seja pelo consumo exacerbado de produtos ou pela falta de consciência das indústrias que só visam o lucro.

      A priori, a falta de consciência individual em relação a obtenção sem precedentes de novos itens, é um grande causador do problema. Em um episódio do seriado “Todo mundo odeia o Chris”, o protagonista passa a entregar jornais para conseguir adquirir uma jaqueta de couro, que segundo ele lhe dará status, nesse sentido, assim como no seriado, o desejo de se encaixar socialmente, e obter todos os produtos que segundo os meios de propaganda são as “tendências do momento”, causa no coletivo um consumismo inconsciente de novas mercadorias, com isso as que são consideradas ultrapassadas vão sendo descartadas, gerando por conseguinte cada vez mais lixo e dessa forma contribuindo para uma poluição sem precedentes.

       Outrossim, a ganância por parte das indústrias, contribui de maneira siguinificativa para o embate. De fato, com o advento da revolução industrial no século XVIII, os recursos naturais passaram a ser cada vez mais explorados ao longo dos anos e o que se vê hoje em dia é a utilização abusiva destes, por esse setor que é movido apenas pelo desejo de se obter mais dinheiro, trazendo como consequências o desmatamento que corrobora com o efeito estufa e a perda da fauna e da flora, afetando de todas as formas o equilíbrio dos ecossistemas.

       Fica evidente, portanto, que para a resolução desses impasses, o MEC deve levar palestras as escolas, voltadas não só para os alunos, mas também para suas famílias, mostrando a importância de manter hábitos sustentáveis, incentivando a prática dos três R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), para que assim haja a conscientização desse grupo. Ademais, o Ministério do Meio Ambiente, juntamente com o poder legislativo, deve criar leis que obriguem as empresas investirem em pesquisas, para que estas encontrem outros meios de produzirem, sem a utilização dos recursos naturais, a fim de que, tomando tais medidas o futuro do planeta não seja o do filme “wall-E”.

Compartilhar

1 Correção

  1. – marcadores coesivos ótimos
    – argumentação forte
    – intertextualidade bem incluída
    – pouquíssimos desvios à norma padrão
    – boa estruturação de parágrafos
    – nota variante entre 920 a 980, provavelmente

    – marcadores coesivos ótimos
    – argumentação forte
    – intertextualidade bem incluída
    – pouquíssimos desvios à norma padrão
    – boa estruturação de parágrafos
    – nota variante entre 920 a 980, provavelmente

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.