Para o sociólogo francês Émile Durkheim alguém só poderá agir se aprender a conhecer o contexto em que vive e as condições das quais depende, ou seja, não há forma de agir sobre algo desconhecido, a convivência com o semiárido é uma proposta que vem sendo difundida e desenvolvida por movimentos sociais em contraposição à proposta de combate à seca das décadas passadas. Portanto, tal conhecimento se faz necessário para o melhoramento do local.
Em primeiro lugar, vale recordar que tecnologias sociais são um conjunto de técnicas transformadoras que são desenvolvidas e aplicadas interativamente com a população. Mas para que essas tecnologias começassem a ser implantadas através de políticas públicas foi necessário que diferentes grupos e organizações atuantes no semiárido se mobilizassem e cobrassem uma nova visão do semiárido, a principal tecnologia social implanta é a cisterna. As cisternas de captação de água de chuva, foram adotadas como políticas públicas, e estas vinculadas à garantia do acesso à água potável em regiões ainda sem acesso a esse recurso. Além das cisternas, outras tecnologias vêm sendo incentivadas e construídas.
Em segundo lugar, vale salientar que as tecnologias socias tornam-se preponderantes para a população que vive no semiárido, essas tecnologias procuram apresentar soluções para o desenvolvimento populacional. A TS – tecnologia social – estabelece 4 dimensões: conhecimento, ciência e tecnologia, participação, cidadania e democracia, educação e relevância social, essas dimensões se classificam, pois, a TS gera inovação para as comunidades, participação democrática, autonomia das comunidades e eficácia na solução dos problemas sociais. Para boa parte da população as tecnologias sociais acabam por ser a única esperança para garantir sua fonte econômica, porém, essas tecnologias podem acabar tendo um alto custo para essa população.
Portanto, o conceito da tecnologia social mostra como conscientizar através de projetos sociais que utilizam os recursos da atualidade para auxiliar economicamente e socialmente. Seria proveitoso se o governo e as associações responsáveis pelas políticas públicas ensinassem os beneficiados formas mais fáceis de implantar as tecnologias sociais, e procurassem estudar diferentes regiões do semiárido para implantar diferentes tecnologias que ajudassem as necessidades de cada região, para que assim mais pessoas possam ser ajudadas e menos percam sua produtividade e fonte econômica.
mylle3008
Bom dia! Vou fazer algus comentários de acordo com o que o ENEM pede aos candidatos.
– Sua introdução ficou muito boa com a contextualização feita, mas acho que só faltou você ser mais direto quanto aos argumentos que você vai usar nos desenvolvimentos
– Seu desenvolvimento 1 não apresentou nenhum repertório, o que deixou o texto meio expositivo demais, ao contrário do que fizestes na introdução, nesse parágrafo aqui você quase não problematizou, não fechou as ideias desse parágrafo e ficou bem confuso. Sugiro que dê mais uma lida nele e observe se o corretor ficaria convencido com suas ideias postas. (C2 e C3)
– Seu desenvolvimento 2: aqui nesse parágrafo não houve uma problematização convincente, a única parte em que você argumentou foi nessa última frase e isso acaba quebrando a harmonia do seu texto. (C3)
-Conclusão: faltaram os elementos (MODO E DETALHAMENTO), o que resulta na retirada de 80 pontos na competência 5. Além disso, você repetiu um conectivo “portanto”, no início da conclusão e no final da sua introdução, fazendo com que você seja prejudicado na C4.
COMPETÊNCIAS:
C1: 160
C2:160
C3:160
C4:160
C5:120
NOTA=760
——–comentários: tome cuidado com esses erros, sugiro que estude um pouco mais sobre a conclusão e seus elementos, o que fará com que sua nota passe para 800+, após isso não repita mais os conectivos e também use sempre um repertório para comprovar sua argumentação, já que isso te ajudará a alcançar os 900+.
Se gostou, vota aqui! Estou torcendo por você ;)
junior1221
(Introducao) Vc acrecenta (outras tecnologias vem sendo incentivada) antes disso ja poderia ter acabado na minha opiniao, mais fico bom)
(Desenvolvimento)
Vc fez um bom desenvolvimento,mas
no inicio da introducao vc nao fz uma boa ligacao entre texto procure iniciar com outras palavras de ligacao.
(Desenvolvimento) em segundo lugar, essa maneira de legar os texto pode ser melhor.
(Desenvolvimento)Vc escreve bem suas palavras fazem sentido no texto, tem ordem de inicio meio e fim, vc encaixa bem as frases do texto.
Vc pode melhorar escrevendo mais e lendo mais.
(Conclusao)Vc poderia ter faito uma melhor referencia do inico do texto com o final do texto, sitando Émile Durkheim,
daria mais encaixe no texto.
Itroducao: 160
Desenvolvimento: 160
Desenvolvimento: 200
Comclusao: 100
Si vc ler isso saiba q eu se,i q eu cometi varios erros de acentuacao, meu teclado e diferente estou aprendendo a mecher.
brend@
INTRODUÇÃO:
1- Separe seu repertório do seu texto, se não fica tudo junto e as ideias podem acabar se misturando.
Ex: Para o sociólogo francês Émile Durkheim alguém só poderá agir se aprender a conhecer o contexto em que vive e as condições das quais depende.Sendo assim, …
2- Exponha sua tese.
D1:
Faltou você falar a causa do problema? Como ocorre? O que gera?
Não teve repertório, senti que fico muito expositivo.
D2:
Expositivo
Sem repertório
Faltou a causa do problema? Como ocorre? O que gera?
Conclusão:
Ok
Obs: Seu texto está bom, mas ainda precisa ajustar alguns pontos para se encaixar no padrão do Enem, então, continue estudando para alcançar o mil!
C1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 160
C5: 200
Total: 800