Iniciante

Tecnologia: vilã ou amiga da saúde mental?

  • 0

Segundo Sigmund Freud, há três situações que causam o sofrimento humano: soma (o corpo), o subjetivo e a nossa relação com o outro. De maneira análoga, nota-se que a tecnologia, em especial as redes sociais, aumenta a capacidade de interação entre os usuários à medida que provoca superficialidade nos relacionamentos. Desse modo, percebe-se a tecnologia como vilã da saúde mental, pois ocasiona no indivíduo que a utiliza uma busca incessante por visibilidade, além de ser um espaço vulnerável a ataques de ódio .
Inicialmente, percebe-se que nas redes sociais as pessoas têm acesso a um “mundo perfeito”, onde o sucesso é medido de acordo com o número de seguidores de cada usuário. Em conformidade com o relatório feito pela organização Hootsuite, cerca de 85% das empresas dizem estar nas redes sociais para aumentar a sua visibilidade online. Por conseguinte, os usuários procuram incansavelmente fama e poder, mesmo que isso custe a sua saúde mental.
Outrossim, nota-se que o anonimato nas mídias digitais dá liberdade de expressão aos internautas. Entretanto, esse livre-arbítrio, usado de forma pejorativa, prejudica a vitalidade mental das vítimas desse ato. Conforme a pesquisa sobre cyberbullying no Brasil, realizada pela empresa Intel Security, 66% dos entrevistados presenciaram casos de agressão na internet. Logo, é inegável que no ambiente virtual há dificuldades com relação ao enfrentamento de atentados virtuais.
Portanto, diante dos fatos mencionados, observa-se que a tecnologia, embora revolucionária, é antagonista no processo de autoestima. Assim, urge que as redes sociais, como o Instagram, devem criar uma plataforma de denúncias em seus aplicativos, por meio da obtenção da localização dos usuários, a fim de direcioná-los para as autoridades competentes mais próximas, em caso de agressões virtuais, para reduzir o sentimento de impunidade dos agressores. Dessa forma, o sofrimento humano designado por Freud será minimizado.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, espero poder ajudar.
    O seu texto foi muito bem estruturado, mas achei o desenvolvimento desconexo da introdução. Você apresentou na introdução que a tecnologia aumenta a interação dos usuários e também a superficialidade, e vejo que poderia ter aprofundado isso no desenvolvimento. A apresentação de dados é muito boa, mostrando conhecimento do tema. E outro ponto é de não deixar sua opinião logo na introdução, deixar ela para ser trabalhada no decorrer do texto, sendo que você apresentou a tecnologia como vilã logo no primeiro parágrafo.
    E também vejo que poderia ter apresentado o outro lado, no título, você questiona a posição da tecnologia, e no texto, mostra apenas o lado de vilã, acho que poderia ter mostrado o outro lado, para melhor argumentar o seu posicionamento.

    • 1
  2. Oi, seu texto está muito bom, mas embora o Enem só exija 1 proposta de intervenção pra um dos problemas da tese tenta colocar a outra nem que seja superficialmente em outro período iniciado com um ademais. No mais, não me atentei tanto a possíveis erros gramaticais então a nota seria
    200
    200
    160-180
    200
    160

    Se sua redação do Enem for assim creio que você terá +900 garantido

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.