No contexto atual, a sociedade é marcada pelo uso da tecnologia, pois, com ela é possível o uso de redes sociais, acesso rápido a pesquisas e as plataformas de entretenimento. Contudo, são registrados cada vez mais casos de como este meio está afetando a saúde mental, isso é motivado principalmente pelo envolvimento emocional com a vida social online e o vício em aplicativos, dessa maneira, é necessário maior amparo para resolver essas problemáticas.
Primeiramente, o meio social é considerado importante mas na internet se torna ainda mais por conta do número de curtidas em uma publicação e o engajamento que faz o indivíduo ser considerado popular, uma vez que isso não é alcançado, pode gerar problemas graves no emocional do usuário. Um exemplo é o caso da influencer Ygona Moura, que após uma perda repentina de seguidores, começou a se automutilar, evidenciando o surgimento de depressão, logo, é preciso maior discussão sobre o assunto para chegar em uma resolução.
Além disso, uma variedade de aplicativos ficam disponíveis para todos e esse é um dos causadores do vício em celular, porque o cidadão sempre irá buscar diferentes formas de se entreter. Como foi visto em uma matéria realizada pelo site G1, mais de 40% dos usuários passam mais de 15 horas por dia usando celular e outros eletrônicos, demonstrando um vício, dessa forma, discutir formas de combater este conflito é necessário.
Portanto, com as problemáticas de envolvimento emocional com a tecnologia e o vício, é preciso que o Ministério da Tecnologia em conjunto com operadoras de telefonia móvel e a mídia invistam na criação de projetos que busquem diminuir esses problemas, por meio de propagandas e palestras com psicólogos, além de promover exclusão de alguns aplicativos visando diminuir a quantidade total, para que estas problemáticas sejam solucionadas e o uso da tecnologia seja mais saudável, tornando-a uma amiga.
Se puderem corrigir com notas, agradeço :)
xNelson
C1: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa – 160
C2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 180
C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 180
C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160
C5: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural – 160
No geral seu texto está muito bem construído, só precisa se atentar nas repetições de palavras como ”problemáticas” e será que a exclusão de aplicativos é a melhor maneira para resolver esse problema?
clarasantoss
Olá, Felipe. Bem, a sua redação tem argumentos bem construídos, uma dica que te daria seria explorar mais os teus repertórios, para sua redação não ficar repetitiva. No mais, sua redação está ótima, não há erros tão grotescos na sua ortografia, na minha opinião poderia exemplificar com mais detalhes na parte da sua proposta de intervenção. Mas ao todo, muito boa, parabéns!
Competência 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita
Nota: 160
Competência 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Nota: 200
Competência 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Nota: 200
Competência 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Nota: 160
Competência 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Nota: 160
Sua nota é: 880
Fernando Rian
Minha opinião
Olha Parabéns a sua redação foi bem direto ao ponto da questão, algumas vezes eu acreditei que você desviou um pouco do assunto proposto, mas gostei bastante, também não achei nenhum erro ortográfico ou algo do tipo, uma coisa que deixou a desejar foi a conclusão na parte que fala a respeito da exclusão de aplicativos por parte do governo e das operadoras de telefonia móvel.