Iniciante

tecnologia no aprendizado

  • 1

Com a pandemia do COVID-19 a escola brasileira teve de se adaptar a um novo método de aprendizagem completamente ligado a internet, porém isto foi especialmente complicado, já que a anos o método de ensino é totalmente voltado ao ambiente da sala de aula e só mais recentemente que ele incorporou alguns elementos mais tecnológicos como o uso de Google Docs e Drive para anotações e compartilhamento de textos, mas estes não seriam o suficiente para levar todo um aprendizado virtual.

Entretanto as primeiras tentativas foram mais relacionadas a completamente recriar o ambiente da sala de aula em um ambiente virtual ( ver aulas no Meet e Zoom ), o que não funcionou pois estes não entretiam os alunos, que rapidamente se cansavam das aulas e desligavam suas câmeras e iam fazer outra coisa.

Deste modo muitos educadores criaram novas técnicas para dar aulas, passaram a adcionar mais vídeos e filmes para assistir, mais discussões em grupo e menos necessidade de permanecer em apenas um ambiente. Porém estas rapidamente se tornaram repetitivas para alunos que já cresceram utilizando a internet, portanto para que este método funcione o Ministério da Educação deveria formar uma parceria com escolas para criar um currículo ligado a utilização da internet, explicando não só como implementar modos de engajar os alunos nas aulas, mas também como ligá-las ao mundo real e os modos de usar a internet de um modo produtivo, com a  utilização de filmes e vídeos ligados a matéria e a vida real e sua discussão, aulas de como encontrar a discutir conteúdo encontrado na internet ( discussão de” Fake News”), aprender a encontrar conteúdo relacionado as matérias escolares e melhores modos de estudar.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi, clas! Tudo joia?
    Tenho pontos a elogiar em seu texto… :)
    Em primeiro lugar, você iniciou sua redação contextualizando o tema, algo que é extremamente positivo na visão dos corretores do Enem.
    Sugiro que escreva algo como “No ano de 2020, os órgãos mundiais da saúde decretavam o início de uma pandemia causada pelo coronavírus…” ou que traga ao seu texto alusões históricas relacionadas à proposta do tema, por exemplo: a Revolução Técnico-Científica e Informacional, filósofos que citaram sobre a educação. Além disso, a Revolução Técnico-Científica e Informacional é um repertório “coringa” para diversas propostas que envolvam o tema tecnologia, indústria e produção de novos conhecimentos.
    Introdução: “A Revolução Técnico-Científica e Informacional, datada do século XX, constituiu-se em uma série de avanços tecnológicos, industriais e informacionais que possibilitaram a criação de novos conhecimentos correlatos às áreas de informática e indústria. Em semelhança a esse contexto, nota-se no cotidiano brasileiro o surgimento de novas maneiras capazes de aliar tecnologia e educação após a pandemia do coronavírus. Além disso, é valido salientar as técnicas tradicionais do ensino e a pouca aderência dos alunos ao ensino remoto como propulsores da questão que alia a tecnologia às novas aprendizagens no ambiente escolar.”
    As técnicas tradicionais do ensino e a pouca aderência dos alunos ao ensino remoto são ótimos argumentos já utilizados em seu texto ;).
    Desenvolvimento 1: É adequado o uso de uma alusão histórica, citação filosófica, filmes/séries/livros para contextualizar o seu parágrafo, unindo as ideias já postas em seu texto e fazendo um fechamento daquele parágrafo que denote as causas do problema identificados por você.
    Desenvolvimento 2: É interessante também o uso de uma alusão histórica, citação filosófica, filmes/séries/livros para contextualizar o seu parágrafo, unindo as ideias já postas em seu texto e fazendo um fechamento daquele parágrafo que denote as consequências do problema identificado por você. Os professores captaram a ideia de que precisavam inovar pra aliar tecnologia/educação e assim o fizeram, como você já havia dito na redação.
    Conclusão: Uma proposta de intervenção completa contendo agente, ação, finalidade, detalhamento e meio/modo. Excelente, parabéns!
    Considerações finais:
    – Sugiro uma redação construída em quatro partes: introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão com proposta de intervenção.
    – Você faz bem o uso dos conectivos, algo que é crucial para um texto modelo Enem (não só, mas também, além disso, entretanto).
    – Notei apenas um desvio gramatical: “já que a anos” ficaria “já que (visto que) há anos”.

    Bons estudos, colega e até breve! :)

    • 0
  2. Olá, tem pequenos erros de português em sua redação que farão diferença, quando corrigida, eu trocaria o teve de se adptar por precisou adaptar-se (que fica mais completo em seu sentido) , o ver aulas por assistir aulas, no iam fazer trocaria por procurar outra atividade, e bom no final não fez sentido você levantar a questão de discussões na internet sobre fake news, acabou ficando muito desconexo com o resto do texto.

    • 0
  3. Olha segunda redação que estou corrigindo.
    Posso te dizer desde já que faltam algumas vírgulas na sua redação, fica confuso na hora de ler.
    Parece que falta algo, como um exemplo de como esta sendo o resultado de tudo isso, como impactou nos alunos esse aprendizado durante a pandemia…
    O contexto achei bem bacana, não fugiu do tema em momento nenhum e concluiu apresentando uma proposta de intervenção interessante.
    boa sorte beijos.

    • 0
  4. Visão Geral: Utilizar mais parágrafos, somente para o desenvolvimento, e deixar um para a conclusão.
    1º Parágrafo – introdução – Bom argumento, porém faltaram as causas para as quais o problema persiste.
    Ex: “mas estes não seriam o suficiente para levar todo um aprendizado virtual.” por qual motivo esses elementos não seriam o suficiente?

    2º Parágrafo – Desenvolvimento 1 – Outro conectivo entraria melhor ao invés de “entretanto”, poderia utilizar (Com isso, Por conseguinte, Dessa forma…). Não esquecer de SEMPRE utilizar virgula após o uso de conectivos textuais.

    3º Parágrafo – Conclusão – Usar ponto final ao para iniciar um novo período ” Porém estas rapidamente se tornaram repetitivas para alunos que já cresceram utilizando a internet,(usar ponto final) portanto para que este método”
    Evite estender muito os períodos, mantenha sempre um limite de 3 linhas por período, caso contrario, você perderá nota na competência IV.
    Explique a importância do agente “Ministério da Educação”
    Termine a Conclusão trazendo todos os fatos. Ex “Deste modo, criaremos um ambiente mais justo e igual…”

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.