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Tecnologia na educação: democratização efetiva ou ilusória?

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“Temos escolas do Século XIX com professores do Século XX para alunos do Século XXI” A fase do pedagogo José Pacheco, retrata a discrepância entre a instituição, os profissionais e os alunos. Nesse sentido, a universalização do acesso aos meios tecnológicos é um problema decorrente, pois a exclusão digital impossibilita o acesso democrático. Além disso, é valido ressaltar a ausência na capacitação de novos profissionais nos meios tecnológicos desenvolvendo prejuízos sociais em decorrência disso.

Em primeira instancia, é evidente a falta de investimento em tecnologia. Contudo, a educação é de suma importância para a formação do cidadão, e as despesas dela nao são desperdício e sim investimentos no futuro da nação. Em contrapartida, é observável a precariedade em escolas no qual o acesso aos meios tecnológicos é privado impossibilitando a aproximação de educandos com os meios digitais causando desigualdade.

Ademais, questões governamentais estão intimamente ligado ao processo de formação de novos profissionais. Os avanços tecnológicos propiciam uma interação entre aprendizado, pois os avanços nas variadas formas de ensino interligam o estudante ao meio acadêmico, entretanto, a falta destes impossibilita uma capacitação de profissionais. Os professores, por exemplo, não estão disciplinados com essas tecnologias e a lidar com a dispersão inviabilizando a dinamização e interatividade com alunos.

Compreende-se, portanto, a importância de discutir sobe a problemática. Por isso, cabe ao MEC (Ministério da educação) desenvolver projetos investindo em tecnologia em escolas  disponibilizando acesso igualitário para as camadas sociais, criando aplicativos e plataforma de cunho cientifica para que a qualidade educacional através de programas que seja cada vez mais aceitável. Além disto, compete às instituições de ensino desenvolver programas de suporte que ofereçam uma ligação entre estudantes e profissionais que através da informática e educação tecnológica possa democratizar o acesso a ela.

Se alguém puder me dar uma nota, ficaria grata hahah

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2 Correções

  1. 1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa

    É avaliado se a redação do participante está adequada às regras de ortografia, como acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica. Ainda são analisadas a regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, pontuação, paralelismo, emprego de pronomes e crase: 120
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto

    Avalia as habilidades integradas de leitura e de escrita do candidato. O tema constitui o núcleo das ideias sobre as quais a redação deve ser organizada e é caracterizado por ser uma delimitação de um assunto mais abrangente.: 120
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

    O candidato precisa elaborar um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida em relação à temática da proposta da redação. Trata da coerência e da plausibilidade entre as ideias apresentadas no texto, o que é garantido pelo planejamento prévio à escrita, ou seja, pela elaboração de um projeto de texto.:160
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

    São avaliados itens relacionados à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. A organização textual exige que as frases e os parágrafos estabeleçam entre si uma relação que garanta uma sequência coerente do texto e a interdependência entre as ideias.:160
    Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos. Propor uma intervenção para o problema apresentado pelo tema significa sugerir uma iniciativa que busque, mesmo que minimamente, enfrentá-lo. A elaboração de uma proposta de intervenção na prova de redação do Enem representa uma ocasião para que o candidato demonstre o preparo para o exercício da cidadania, para atuar na realidade em consonância com os direitos humanos.200
    Parabens

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  2. No primeiro paragrafo há uma falha no encaminhamento argumentantivo (os argumentos que vc vai defender no desenvolvimento). Voce citou apenas um argumento, que no caso foi a ausencia de capacitação de novos profissionais. voce precisa citar os dois argumentos que vai utilizar, portanto caberia aqui citar tbm a falta de invetismento que foi citado no desenvolvimento 1.
    Procure citar aqui na introdução todas as palavras do tema proposto.

    teria que ficar assim:

    ….Diante dessa perspectiva, a universalização do acesso da TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO é um problema decorrente, pois, a exclusão digital impossibilita a DEMOCRATIZAÇÃO EFETIVA na sociedade atual. Nesse sentido, pode-se afirmar que a falta de investimento na tecnologia(argumento 1) e ausência de profissionais capacitados aos meios tecnológicos (argumento 2) agravam essa situação.

    obs: importante a sequencia dos argumentos ser em ordem. exemplo: se vc citou a falta de investimento primeiro na introdução ela tem que estar no 1 paragrafo de desenvolvimento,

    O desenvolvimento é composto de tres etapas: a exposição do argumento (vc simplesmente retoma o argumento que vc escolheu defender), a comprovação (um dado, citação, alusao) que ajuda reforçar o seu argumento pra vc mostrar que nao inventou o que esta falando e por fim a problematização que é quando vc precisa afirmar que tal problema é um problema!! vc pode problematizar por meio de frases como “infelizmente tal problema é evidente no pais” “Logo, é inadmissivel que o (problema) persista no Brasil” “Dessa forma, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse” etc

    Em primeira instancia, é evidente a falta de investimento em tecnologia [ fez a exposição do argumento].

    [agora teria que vir a comprovação, vc poderia usar um dado ou ate inventar (vai na fe juro) pra reforçar seu ponto.] Poderia ficar assim:

    Segundo o portal de noticia G1, as escolas publicas não recebem o investimento necessário para utilizar a tecnologia como ferramenta pedagogica em salas de aula[tirei da minha cabeça]. Tais dados demonstram o descaso estatal com a educação publica, tornando o acesso ao meio tecnológico privado, e impossibilitando, assim, a aproximação de educandos com os meios digitais, causando a desigualdade. [Aqui vc comprovou e aprofundou a sua argumentação, pq nao basta so colocar os dados, vc tem que praticamente explicar ele dps com suas palavras]. Dessa forma, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse [ finaliza o paragrafo com a problematização]

    Olha como diminuiu mt linha e ta mais organizado o paragrafo

    de novo, paragrafo de desenvolvimento tem que ter exposicao do argumento, comprovação dele e uma problematização. Procure sempre retomar o tema (tecnologia na educação) na primeira frase do paragrafo.

    Ademais, é fundamental apontar a ausência da capacitação dos profissionais nos meios tecnológicos para obter a democratização efetiva da tecnologia na educação. [fez a exposicao do argumento q vc citou na introdução e ainda retomou o tema]. Os avanços tecnológicos propiciam uma interação entre aprendizado, pois, nas variadas formas de ensino, interligam o estudante ao meio acadêmico. Entretanto, a falta destes impossibilita uma capacitação de profissionais. [Tem que comprovar agora] Segundo pesquisa realizada pelo Ministerio da Educação, 53% dos professores dizem não estarem preparados para o uso do celular como ferramenta pedagogica. Diante de tal exposto, os professores não estão disciplinados com essas tecnologias, [problematização:] tornando-se essencial o aperfeiçoamento necessário para o conhecimento dos recursos oferecidos pelas mídias educacionais.

    Na conclusao pra se obter o 200 vc precisa citar o agente (mec, escolas, familia, etc) a ação (promover o acesso ao conhecimento, etc), o meio (por meio de palestras, ações sociais, etc), detalhamento (aqui vc so tem que dar detalhar a sua proposta, pode ser qualquer coisa e aconselho usar o “-” pra demonstrar isso) e a finalidade (pra que essas ações vao servir? em que vai ajudar?)

    segue exemplo:

    Compreende-se, portanto, a importância de discutir a problemática. Por isso, cabe ao Ministerio da Educação(AGENTE), por meio de projetos(MODO), investir na tecnologia em escolas publicas (AÇÃO), – disponibilizando acesso igualitário para as camadas sociais, criando aplicativos e plataforma de cunho cientifica -(DETALHE), a fim de tornar a qualidade educacional através de programas cada vez mais acessivel.

    Voce nao precisa dar solução pra todos os argumentos, escolhe um só e ja ta otimo.

    Bom se eu fosse dar nota seria

    competencia 1
    140
    competencia 2
    140
    competencia 3
    120
    competencia 4
    160
    competencia 5
    140

    Espero que tenha ajudado

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