Tecnologia na educação : democratização efetiva ou ilusória?

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A tecnologia é de fundamental importância para o desenvolvimento Mundial  . Bem como é utilizada para auxiliar em diversas áreas, inclusive na educação. Contudo a notória a exclusão digital, pois, infelizmente, há  estudantes que não têm acesso  a aparelhos eletrônicos, demonstrando que a  democratização da tecnologia em relação ao uso educacional é ilusória.

É preciso, primeiramente considerar que a desigualdade social é um fator relevante para o desenvolvimento da problemática.  Conforme a pesquisa  feita pela Unicef (Fundo das nações unidas para a infância), em 2019, cerca de 4,8 milhões de crianças e adolescentes não têm acesso à internet em casa, equivalente a 17% de todos os estudantes do país, na faixa etária de 9 a 17 anos. Nesse ínterim, é inadmissível que nenhuma providência seja tomada para a resolução desse problema, levando-se em consideração que o artigo 205 da Constituição Federal de 1988 diz que a educação é direito de todos,  dever do Estado e da família.

Ademais, a desigualdade social no Brasil é antiga e já era retratada por diversos autores pré-modernistas como Lima Barreto, Euclides Cunha e Monteiro Lobato, desde o início do século XX. Antes das medidas de isolamento social no país, os estudantes tinham acesso à internet nas instituições de ensino. Todavia, fez-se necessário a interrupção das aulas presenciais, tendo que aderir o ensino à distância e, infelizmente, o Brasil ainda não tem estrutura suficiente para permanecer com esse modelo de educação. Convém enaltecer que os países nórdicos – Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca –  são países de referência mundial no uso da tecnologia na educação.

Pela observação dos aspectos analisados, conclui-se que o Ministério da Educação urge  fomentar projetos que tornem ensino híbrido, aliando-se às Operadoras Telefônicas, disponibilizam acesso gratuito de conteúdos educacionais por meio da liberação de internet. Portanto, espera-se com isso que, mesmo à distância, a aprendizagem seja satisfatória e, finalmente, haja a democratização de tecnologias na educação brasileira.

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2 Correções

  1. Muito bom!
    O que pode melhorar?
    *Segunda linha da introdução: corrigir= há notória exclusão”;
    *Segundo parágrafo de desenvolvimento:
    -No segmento:”Convém enaltecer que os países….” essa informação não ficou muito bem conectada com a frase anterior.Você poderia mudar por: como é o caso dos países nórdicos..que são referências mundiais….
    Obrigada, espero ter ajudado!!

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  2. Bom dia! Parabéns pela estruturação da redação, tanto quanto dos parágrafos, está muito boa. A diversidade dos dados também é um ponto positivo em sua redação. Só senti falta de uma maior abrangência no desenvolvimento do texto, você falou, essencialmente, sobre desigualdade social, talvez investir no desenvolvimento de um segundo argumento teria sido bom. No caso do segundo parágrafo, com a citação do isolamento social no Brasil, achei que houve um pequeno desvio no tema, já que você apenas citou sem descrever melhor o cenário, sendo assim, uma pessoa desinformada sobre o assunto ficaria perdida, pois a informação ficou incompleta, talvez se ela fosse retirada seria melhor para o desenvolvimento do texto. Além disso, senti falta de alguns conectivos que encaixaria melhor, como em “É preciso”, nesse caso, “De maneira indubitável, é preciso considerar..” talvez ficasse melhor. A questão da vírgula também é importante citar, pelo que eu pude ver, seus maiores erros em relação à gramática foram relacionados à vírgula, assistir vídeo aulas e resolver exercícios sobre o assunto pode ajudar. Cuidado com a crase, para que não corra o risco de colocá-la em casos desnecessários. Por fim, sua conclusão está completa!

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