A tecnologia se desenvolve cada vez mais rápido e atinge conquistas surpreendentes, principalmente com a origem da internet durante a guerra fria e sua evolução desde então. É irrefutável que a tecnologia trouxe benefícios, porém estudos demonstram que se utilizada de maneira incorreta pode ter efeito contrário.
Os hospitais, remédios, vacinas, segurança dos meios de transporte, enfim, quase tudo melhorou ao longo dos anos graças aos adventos tecnológicos, e uma prova disso é a qualidade e a expectativa de vida de hoje em dia superiores à de anos atrás. Porém, com esses avanços também surgiram problemas.
Pesquisas demonstram que a exposição a redes socias como Instagram, Facebook, por exemplo, está ligada ao aumento de ansiedade, estresse e solidão, principalmente porque as pessoas se comparam com as vidas “maravilhosas” exibas e que nem sempre condizem com a realidade.
Além dos perigos psicológicos, existem ainda os crimes cibernéticos, a pirataria, a divulgação de fake news, a exposição de conteúdos inadequados (principalmente para crianças e adolescentes), entre outros, que além de tudo pode trazer prejuízos financeiros.
Desta forma, fica evidente que além de investimentos em segurança e proteção tecnológicas, é muito importante a conscientização da população sobre o uso adequada da internet e seus perigos. É interessante também o aumento da fiscalização sobre conteúdos ilegais e impróprios, bem como da exposição de menores de idade.
Tecnologia: Inimiga ou Amiga?
Compartilhar
VaniciFerreira
Oi, Thiago
Vamos lá:
Introdução: tópicos e períodos longos e superficiais. Ter trazido o contexto da guerra fria foi ótimo porém não foi explorado.
Desenvolvimento:
A exposição do tema tomou o lugar da argumentação, o que prejudicou todo o desenvolvimento. Os elementos trazidos foram apenas expostos e não explorados a fundo.
Além disso, períodos longos demais prejudicam a leitura e tornam seu texto confuso e cansativo. Uma dica é tentar escrever cada parágrafo com 3 períodos curtos, diretos e objetivos. E claro, cada período deve ser interligado ao outro usando conectivos corretos. Isso pode ajudar a dar fluência na leitura do texto melhorando a coesão.
Veja uma sugestão:
Os hospitais, remédios, vacinas, segurança dos meios de transporte, enfim, quase tudo melhorou ao longo dos anos graças aos adventos tecnológicos. Uma prova disso é QUE qualidade e a expectativa de vida de hoje em dia SÃO superiores à de anos atrás.
Conclusão
Sua proposta de intervenção traz apenas um dos 4 elementos primordiais. Lembre-se deles (O QUE, QUEM, PARA QUÊ, COMO e EXEMPLOS). Além disso, não há um desfecho (Seu texto termina “do nada”).
—————————————————————————————————
Nota final: 620
higb
C1: 200
C2: 140
* A abordagem ao tema é muito bem feita. porém apresenta falhas na estrutura como um todo: ( 2 desenvolvimentos bem elaborados, valem mais do que 3 superficiais)
* A falta de elementos como: tópico frasal, desfecho em cada desenvolvimento e teses, Reduziram a sua nota.
C3 : 80
* O teu primeiro desenvolvimento é completamente expositivo.
* faltou repertório pra embasar o que foi dito no teu D2, dizer que “pesquisas apontam tal coisa” não é o suficiente para o convencimento do leitor. Ainda é preciso as fontes.
* Os 3 desenvolvimentos analisam o problema de forma superficial e sem muita progressão.
C4: 80
* A tua redação tem só um conectivo Ligando os parágrafos, seria mais interessante colocar um no inicio de cada desenvolvimento.
* Outro erro grave é quando você faz períodos muito longos, o que torna a leitura pouco coesa. falta fragmentar mais tuas ideias e sempre interliga-las com conectivos.
C5: 80
* Tua conclusão não resolve nenhum dos problemas desenvolvidos no texto
* não apresenta nenhum dos 5 elementos
* falta um fechamento para a conclusão, ela termina sem uma análise de como seria bom para o mundo se as ações que tu propôs, fossem cumpridas.