Iniciante

Tecnologia: aliada ou inimiga da saúde mental?

  • 0

No filme norte-americano “Her”, acompanhamos a história de um rapaz que, após separar-se da sua esposa, encontra na tecnologia um modo para afastar sua solidão, mantendo um relacionamento com uma inteligência artificial. Entretanto, no final, o filme mostra que, embora haja um prazer momentâneo no uso constante da internet, ninguém consegue viver bem sem interações reais. De forma análoga, no Brasil, ao mesmo tempo em que a tecnologia pode ser uma aliada para aqueles que estão passando por problemas, consequências ainda maiores podem surgir de seu uso excessivo.

Em primeira análise, é válido ressaltar a existência de inúmeras plataformas pela internet que promovem ajuda àqueles que estão passando por momentos difíceis, seja com atendimentos psicológicos feitos por profissionais ou com vídeos que ajudam a passar o tempo. Entretanto, como envidencia o ACT Institute, por falta de conhecimento ou interesse, grande parte dos indivíduos procura outras maneiras de usar a tecnologia para se satisfazer, seja buscando aprovação por meio de “likes” nas redes sociais ou criando novos relacionamentos unicamente pela internet.

Como supracitado, porém, as consequências de depender desses mecanismos para se sentir bem podem ser piores no final. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o uso excessivo da tecnologia pode ser classificado como uma doença por si só, além de vir a desencadear ansiedade e depressão eventualmente. Assim como mostrado no filme francês “Um Homem que Dorme”, ao desprender-se de relações sociais diretas e buscar um alívio ao invés de acabar com o problema, os indivíduos passam a viver de maneira “automática” e solitária quando o alívio vai embora, não conseguindo mais se sentir confortáveis, seja com os outros ou até com eles mesmos.

Portanto, é evidente que a tecnologia, usada de forma errada, é muito mais uma vilã do que uma aliada da saúde mental. É preciso, então, que o Governo Federal, junto ao Ministério da Saúde, crie uma plataforma on-line que disponibilize atendimentos psicológicos gratuitos através do Sistema Único de Saúde e a divulgue para que alcance todos os públicos. Dessa forma, muitas pessoas serão ajudadas e passarão a usar a tecnologia a seu favor, e não o contrário, sabendo das consequências maléficas que ela pode trazer.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá rachmanioff, tudo bem ?

    Bom, vamos lá

    INT: Não use ” acompanhamos”, melhor usar ” é narrada a história…”
    Não precisa de vírgula após esposa, você ainda está completando a frase
    usou 2 vezes a palavra filme
    quem disse que ninguém consegue viver sem interações reais ?
    ” De forma análoga a ficção”, fica melhor
    seria bom colocar qual será suas ou sua tese , ou esclarecer elas melhor

    D1: vídeos que ajudam a passar o tempo ? como assim ? explique melhor, uma pessoa que sofre de depressão pode ser curada com um vídeo?
    o que significa ACT ? é uma sigla pouco conhecida , precisa escrever ela por extenso
    “procuram”
    seria legal colocar o sentimento exagerado que os “likes” causam nas pessoas

    D2: ” pode ser pior no final”
    que mecanismos? redija um trecho do parágrafo anterior para causar uniformidade
    OMS, já basta, é conhecida mundialmente
    “Assim,”
    você usou OMS e um filme, muito repertorio para um desenvolvimento argumentativo, disserte mais sobre o dado trazido pela OMS.

    CONC: tira o ” de forma errada” das vírgulas
    não use ” muito mais” é errado gramaticalmente
    use ” é mais uma vilã..”
    por meio de onde que eles vão alcançar todos os públicos ? tv? jornais? sites ? redes sociais ? me explica
    tira o ” e não ao contrário”
    O dinheiro para fazer essa proposta sairá de onde? do próprio governo ?

    Como você não pediu nota nas competências, não vou falar mas se quiser me chama, okay?

    minha nota pra essa redação seria 760, eu sou apenas um vestibulando, tá? então desculpa se fui grosso ou corrigi errado, mas, essa seria a minha nota. BONS ESTUDOS:)

    • 2
  2. Olá! No segundo parágrafo você poderia citar um exemplo de uma plataforma que ajuda às pessoas a superarem estes momentos difíceis.
    Eu achei a sua redação bem interessante…
    *Eu não vou dar notas, ou corrigir outros “quesitos”, pois eu sou iniciante, e então eu preciso de ter domínio para fazer esta análise.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.