Taxa de Mortalidade Infantil no Brasil

  • 2

O artigo 5° da Constituição Federal brasileira garante a todos os brasileiros e estrangeiros que residem em território nacional vários direitos, entre eles está o direito à vida, entretanto, a taxa de mortalidade infantil no Brasil ainda apresenta um cenário descomunal. Tal problemática é resultado do mínguo acesso ao saneamento básico no Brasil e a falta de assistência médica a gestantes e aos recém-nascidos. Logo, urge a solução desse entrave.

Em primeira análise, cabe destacar os números do saneamento básico brasileiro, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, SNIS, cerca de 47% da população brasileira não tem acesso a rede de esgoto e cerca de 16% não tem acesso à água. A falta de saneamento básico, portanto, corrobora para a contaminação de alimentos e da água, bem como o surgimento de doenças, como diarreia e esquistossomose. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, OMS, 88% das mortes por diarreias no mundo são causadas pela falta de saneamento básico, sendo  que 84% das vítimas são crianças. A OMS estima que 15 mil pessoas morreram em 2020 devido à falta de saneamento básico no Brasil.

Em segunda análise, a assistência médica qualificada é um importante fator para a preservação da vida, a falta da mesma implicam no número de mortes neonatais. Segundo um relatório da OMS, em 2016, 7 mil crianças morreram ainda sendo neonatos, ou seja, antes de completar 28 dias de nascidas. O relatório ainda aponta as causas dessa drástica estatística, sendo 30% das mortes foram por complicações durante o trabalho de parto ou durante o parto  e que grande parte dos falecimentos poderiam ser evitados com acesso à assistência médica especializada durante a gravidez e durante o parto, bem como cuidados pós-parto como aleitamento materno e higienização do bebê.

Portanto, é inadiável que soluções sejam impostas a fim de mitigar essa taxa. Logo, o Ministério do Meio Ambiente, responsável pela qualidade hídrica, deve tornar a água limpa acessível à toda população, por meio da criação de estações de saneamento básico. Outrossim, cabe ao Ministério da Saúde, como administrador da saúde brasileira, capacitar os profissionais da saúde, através de cursos oferecidos gratuitamente. Assim, garantindo a todos os novos brasileiros o direito à vida.

Compartilhar

0 Correções

  1. Seu repertório sócio cultura tá maravilhoso, continue assim que vc irá longe. Amei a forma que deixou suas ideias claras. Vc se saiu muito bem no desenvolvimento, sua argumentação tá maravilhosa. O uso de conectivos deixou sua redação maravilhosa. A proposta de intervenção, sem palavras pra ela. Vc será uma nota 1000.

    • 1
  2. ( BOA NOITE ) . AQUI ESTÁ A CORREÇÃO.

    PARABÉNS PELA REDAÇÃO , gostei do seu repertório, bem estruturada.
    > Não é muito popular uma pessoa ao escrever a redação, utilizar repertórios socio-culturais, ou dados na tese, fez muito bem sua ideia ficou completa !
    >Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
    > consegui identifica de maneira direta a sua tese. Isso é o primeiro ponto que o leitor de vê observar em sua redação, MUITO BEM.
    > Usou os conectivos. Parabéns.
    > Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.

    >Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. PORÉM ACHO QUE VOCÊ PODERIA ACRESCENTAR MAIS SUA ARGUMENTAÇÃO. No segundo parágrafo , encontrei mais a presença de dados, mas seu ponto de vista faltou um pouco. No Terceiro parágrafo , percebi mais a sua argumentação, fez bem.

    > CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa. Percebi a sua retomada da tese com o restante da argumentação. ESSE DETALHE É MUITO IMPORTANTE. Encontrei a presença de todos os agentes: AGENTE( Orgão do Governo), AÇÃO ( Atividade que será realizada), MEIO ( Através do que será divulgada), DETALHAMENTO, e O RESULTADO ( O que essa ação trará de bom para a sociedade) .

    > TE ACONSELHARIA A TOMAR MAIS CUIDADO SOMENTE, NAS FRASES MUITO LONGAS SEM VIRGULAS, POIS SE TORNA CANSATIVO PARA O LEITOR.

    SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;

    > Competência I : 200
    > Competência II : 180
    > Competência III: 200
    >Competência IV: 180
    > Competência V: 200
    NOTA FINAL: 960

    CONTINUE PRATICANDO ^_^ …. SUCESSO……

    • 1
  3. Competência 1 (200): não notei desvios gramaticais.
    Competência2 (200): Você desenvolveu bem o tema e seguiu a estrutura dissertativa argumentativa.
    Competência3 (200): Você deixou sua tese bem explicitada e defendeu ela nos
    parágrafos de desenvolvimento.
    Competência 4 ():não sei avaliar esta competência desculpa.
    Competência5 (200): usou todos os agentes necessários e ficou detalhada.

    • 1
  4. Muito bom começa com um repertório social cultural, você contextualizar bem o tema e muito bem articuladas as suas ideias no parágrafo.
    Tem uma tese boa e deixa claro o seu ponto de vista.
    Agora no segundo parágrafo eu achei que você não deu muito a sua opinião achei que tava muito cheia de informação mas sem aprofundamento nos argumentos.
    O seu terceiro parágrafo já achei bem melhor pois você colocou seu tópico frasal o defendeu com dados e depois deixo bem explicito a sua indignação com a situação que você desenvolveu.
    A sua conclusão Foi iniciada com a retomada da tese sua conclusão atende aos cinco critérios que regem a quinta competência que são a gente,ação modo/meio,finalidade e detalhamento

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.