Tatuagem: Modismo, ou Formação de Identidade?

  • -1

Do que se trata uma tatuagem? Para um certo grupo, tatuagens são símbolo de rebeldia e modismo. Entretanto, para outros elas são uma forma de expressão e de arte.

Antes de mais nada, deve-se conhecer a história e as origens das tatuagens. O termo surgiu de “tatau”, nome dado pelos nativos taitianos ao hábito de pintar definitivamente suas peles, e foi batizado assim pelo som que os instrumentos usados nesta prática produziam. Além disso, eram consideradas parte de ritos de passagem e culto aos elementos da natureza.

Sem dúvida, as tatuagens têm se tornado mais populares com o passar dos séculos. Deixando de ser uma prática exclusiva de alguns povos, sendo acessível a maior parte das culturas. No entanto, a mesma ainda não é aceita por diversos grupos sociais. Por conseguinte, há segregação dos que as usam em alguns meios, sejam eles religiosos ou no mercado de trabalho.

Em síntese, pode-se afirmar que a tatuagem, apesar de vista como símbolo de marginalização por alguns olhos, é um meio de expressão artística, também sendo de caráter cultural. Contudo, é necessária a conscientização através do Ministério da Saúde de que uma tatuagem é permanente, logo deve-se ponderar sobre antes de uma decisão. Todavia, é igualmente importante a tolerância e a consciência da liberdade de expressão alheia, para que a possa haver compreensão entre os diferentes cidadãos.

Compartilhar

6 Correções

  1. Bom primeiramente seu texto parece mais com uma desenvoltura de informativo.
    Não obedece as ordens de introdução, desenvolvimento e muito menos conclusão.
    Na introdução seria bacana você colocar algumas informações ou realizar algumas simulações com filmes, livros, filósofos etc. Outro ponto seria abordar dois tipos de problematizares ao temas e decorrer sobre no desenvolvimento, e na conclusão arrumar soluções sobre os problemas escolhidos.
    dicas de problemas pode falar sobre a dificuldade de ingressar no mercado de trabalho entre outros casos.

    • 2
  2. Olá Julia! Tudo bem?
    – Introdução: Sua introdução está interessante, porém faltou desenvolver melhor a tese e fazer um certo “apanhado” do que você irá tratar ao longo do texto – ela basicamente é uma repetição do tema com algumas palavras a mais.
    – D1: Ju, ao iniciar os parágrafos é preferível colocar conectivos para dar certo “link”, como: Partindo desse pressuposto; diante disso…
    E, quando você for citar alguma alusão histórica é interessante você puxar para a realidade atual, pois ficou uma informação muito solta, entende?! Assim, perdendo a característica de texto dissertativo argumentativo para apenas dissertativo.
    Vou fazer um exemplo de como poderia você poderia reorganizar esse d1: “Partindo desse pressuposto, é notável que o uso das tatuagens é histórico, visto que o termo surgiu de “tatau”, nome dado pelos nativos taitianos ao hábito de pintar definitivamente suas peles, e foi batizado assim pelo som que os instrumentos usados nesta prática produziam. Além disso, eram consideradas parte de ritos de passagem e culto aos elementos da natureza. Dessa maneira, é evidente que na atualidade…”
    – D2: Ju, além de ser preferível iniciar os parágrafos com conectivos, ao longo do texto também se fazem necessários, tudo bem?!
    Você poderia ter entrado melhor no assunto da segregação, pois, novamente, ficou um informação muito solta, desse modo, deixando seu d2 um pouco fraco na argumentação.
    obs.: uma dica extra! É sempre bom colocar algum filósofo, sociólogo ou alguma obra em seu texto, pois com isso você ganha ponto na competência 3 do ENEM.
    – Conclusão: Você abriu o último parágrafo com muita excelência!! Entretanto, faltou alguns elementos necessários para a conclusão, a exemplo do modo – de qual maneira o órgão irá fazer tal ação – e o efeito – a finalidade dessa ação. Além disso, você poderia ter citado a liberdade de expressão em seu d1 ou d2, para que a sua conclusão fizesse aquela retomada legal do seu texto.
    Abraçoss!! <3

    • 1
  3. A vírgula no título está empregada de maneira incorreta! Domina a norma culta da língua, mas não mostra um conhecimento abrangente sobre a mesma. Faz bom uso dos conectivos e tem uma argumentação mediana. Boa proposta de intervenção, validando os argumentos discorridos no desenvolvimento e retomando a tese de que há a estigmatização no que diz respeito às tatuagens; mostra conhecimento sobre o Ministérios existentes. Parabéns, uma boa redação, mas com uma gama limitada de fontes para acrescentar ao texto e torná-lo mais convincente.

    • 1
  4. O seu texto não tem a estrutura de uma redação dissertativa argumentativa, visto que você não apresenta opinião a respeito do tema proposto.
    O desenvolvimento está mais no caráter dissertativo do que argumentativo e tangencia o tema .
    A sua conclusão não está articulada com a discussão desenvolvida no texto e com desenvolvimento precário dos meios para realizá-la
    Sugiro a você que assista as vídeos aulas do canal poxa lulu no YouTube.
    Se aprimore e continue escrevendo ! Só os fortes conseguirão vencer 💪👊

    • 0
  5. seu primeiro paragrafo, a introdução, ta muito vaga. Redação modelo enem nao é permitido uso de sinais graficos como “…” , “?” , “!”
    a época que podia faazer perguntas durante a redação já passou. Atualmente nao é mais permitido, ok?
    na introdução deve ter 3 periodos, ou seja, três “.”
    no MINIMO 5 linhas na introdução.
    use mais do seu “conhecimento” por exemplo: cite filmes ou alguma obra que relatam coisas relacionadas à tatuagem… é sempre uma boa.

    • 0
  6. Olá !!
    Achei muito interessante o seu tema, mas acredito que o seu primeiro parágrafo não seja uma introdução padrão vestibular. A iniciativa de trazer o conteúdo histórico é muito interessante, porém faltou apresentar a problemática do tema logo no início e apresentar as teses.
    Seu desenvolvimento apresenta bons argumentos, nos quais você poderia apresentar como tese no início. E para terminar, a sua conclusão é coerente e possui soluções acessíveis e pertinentes.
    Bom trabalho !
    Até a próxima Julia.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.