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Tabagismo: qual é o seu verdadeiro mal?

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De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o percentual de fumantes brasileiros de 1989 à 2013 era de 34,8% entre jovens e adultos. Entretanto, com a recente pesquisa data ainda no mesmo ano a queda do percentual foi de 46% entre os adultos acima dos 24 anos. Ademais, doenças respiratórioas causadas pela ineficiência do pulmão têm se alastrado de maneira inperceptível causando outros problemas mais sérios, como o COVID-19, ou SARS-CoV2, uma doença proveniente do SARS – Síndrome Respiratória Aguda Grave. Infelizmente, essa é a real situação dos muitos fumantes que se destada perceptivelmente na juventude, seguindo à vida tardia.

Em virtude desse problema, pode acarretar também problemas psicológicos, como o estresse. À medida que os adolescentes leve adversidades e fatos traumáticos ao longo da vida que podem se tornar um hábito maléfico à saúde, pois há mais de 4,7 mil toxinas anti-inflamatórias, anestésicas e moderadoras de apetite na intenção de contornar o vício, causando grande impulso no alto consumo pela população, e também, vendas de cigarros altamente perigosos pela fabricação indevida em todo o mundo.

Decerto que, cancêres de pulmão, esôfago e língua têm 50% de possibilidade em pessoas fumantes, podendo acarretar na perca de órgãos importantes para o funcionamento humano, ou levar à óbito por desfalecimento de órgãos vitais. Outrossim, há depedência por partes dos fumantes, pois contém nicotina, uma substância psicoativa, que produzindo a sensação de prazer tornando relativamente impossível deixar o vício. Assim como, relatam danos irreversíveis e sequelas respiratórias e no sistema nervoso central.

Portanto, o Ministério da Saúde, juntamente com a OMS – Organização Mundial da Saúde, podem elaborar campanhas socioambientais, com o intuito de mentalizar o conceito do mal que fumo acarreta no corpo. Por meio de, métodos de escassez de substâncias altamente perigosas para a criação do cigarro. A fim de que, a população não sinta alvitre de consumir o tabaco em si e sua venda seja totalmente erradicada. Dessa forma, com a erradicação, a população não sofrerá de problemas respiratórios na mocidade e poderão ter uma vida de longíqua vitalidade e bem-estar.

OBS:. Se pudessem corrigir com as competências eu agradeceria!

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3 Correções

  1. Olá, Andreza, vamos à correção:
    Seu texto fugiu um pouco da estrutura dissertativa-argumentativa, haja visto o emprego errada de muitas conjunções subordinativas que foram utilizadas como conectivos de amarração textual, o que não se encaixa no esperado pela banca de correção.
    Além disso, você utiliza muitas informações desligadas ao longo do texto, o que não deixa claro a sua tese e torna seu texto expositivo ao invés de dissertativo. A compreensão do tema também parece afetada , uma vez que você associa a SARS-CoV2 e a Covid 19 ao tema tabagismo, não tendo nenhuma relação do covid com o cigarro, a SARS-CoV2 pode até ter uma relação implícita com o cigarro, mas não é uma das principais causas da doença. A partir dessas informações concluo que , ao meu ver, você tangenciou um pouquinho seu texto.
    A partir dessas observações vamos às notas:
    C1= 120. Você utiliza vírgulas de forma errada, realiza construções sintáticas erradas e emprega de forma indevida a conjunção subordinativa “A fim de que” como conectivo.
    C2= 160. Até compreende o tema, mas usa informações soltas.
    C3= 140. Utiliza algumas pesquisas,mas não apresenta um repertório enriquecedor.
    C4= 140. Utiliza poucos conectivos e não trabalha bem a amarração textual.
    C5= 120. A proposta “medidas socioambientais” não visam problemas de vínculo da saúde, mas sim do meio ambiente, o que não é o caso.
    Nota final: 680.
    Continue praticando! Boa sorte!!

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  2. Competência 1: O texto apresenta alguns desvios de regência; há um excesso de pontuação interrompendo o fluxo natural da oração (sujeito-verbo-complemento) principalmente na proposta de intervenção. Dica: para resolver esse problema, podes recorrer ao uso de conectivos para que o seu texto fique mais “amarrado”.
    Nota:140
    Competência 2: A sua compreensão do tema foi boa, não fugiu do que deveria ser apresentado, mas senti falta do respeito à estrutura. Você já inicia o texto com muitas informações e não deixa claro a sua tese e, por vezes , acaba fundindo as partes do texto. Lembre-se que o gênero é Dissertativo-argumentativo, ou seja, só exposição de fatos não é suficiente. Tente argumentar mais, dar autoria ao seu texto. Pode ocorrer do corretor entender que você fugiu da estrutura e zerar sua redação. Essa é a única competencia que pode zerar toda a sua redação.
    Nota: 80
    Competência 3: Senti muita falta da sua voz no texto. Você apresentou uma série de informações até interessantes, mas elas ofuscaram a tua argumentação. Leia novamente a redação e verás que alguns repertórios nem são tão produtivos para a sua progressão textual.
    Nota:120
    Competência 4: Apresenta uma variedade de recursos coesivos e eles foram devidamente empregado. Só tenha cuidado com o encadeamento das ideias.
    Nota:160
    Competência 5: A proposta não é tão clara, mas apresenta os elementos necessários para a sua estruturação. O cuidado a ser tomado aqui se refere o próprio encadeamento das orações (descontado na competência 1)
    Nota:160
    Nota final: 660
    Espero que eu tenha te ajudado de alguma maneira!

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  3. BOA NOITE. ANDREZA
    Parábens pela redação . Gostei muito.
    # TESE BEM DEFINIDA.
    #ARGUMENTOS BONS.
    # COERÊNCIA ENTRE OS PARÁGRAFOS.
    # SÓ ACONSELHARIA A DIMINUIR MAIS O TAMANHO DOS PARÁGRAFOS, PORQUE NA FOLHA DE REDAÇÃO COM CERTEZA DARIA MAIS DE 30 LINHAS. NO MAIS, ELA ESTÁ OTIMA.
    * Segue abaixo a correção mediante os critérios do ENEM.
    Nota 1 – 180 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos e/ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 2 – 180 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 3 – 200 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 4 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 5 – 160 – elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto.
    SUCESSO :^)

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