Muitos filmes e séries atualmente possuem um detalhe que muitas vezes passa despercebido por muitos: o tabagismo. Como podemos notar principalmente em programas destinados À adolescentes, vários personagens tem o hábito de fumar em diversas ocasiões, passando uma ideia de “popularidade” e “aceitação” em comparação aos outros. Um exemplo é a famosa série da Netflix “Elite”, em que os personagens mais queridos fazem uso de drogas, inclusive do cigarro, os mesmos contribuem para uma maior aceitação social, tornando possível e normal fumar até mesmo em ambientes sérios, como a escola. Em 2011, a Universidade de Briston realizou uma pesquisa que enfatiza que jovens que veem À cenas com este tipo de conteúdo são induzidos À prática do tabagismo, onde pelo menos 70% resolve experimentar e cerca de 50% iniciam um vício, o que causa imensos problemas como a dependência química, introdução À drogas ilícitas e riscos À saúde.
Primordialmente, o cigarro, mesmo sendo lícito, possui nicotina, um agente químico que pode ser introduzido por via pulmonar, quando os neurônios percebem que a mesma está escapando dos receptores geram um alto grau de adrenalina, provocando muita ansiedade, é a crise de abstinência. A nicotina, como já citado, causa a dependência química, onde a pessoa sente necessidade do uso do tabaco, porém esta vontade quase incontrolável dura apenas cerca de 5 minutos, o que já é suficiente para muitos cederem. A prática sem controle pode durar por anos ou até por uma vida inteira.
Seguindo essa lógica, a dependência química faz a pessoa usar cada vez mais e mais deste artifício, podendo levar a mesma ao uso de outros tipos de droga, como a maconha, que serve na maioria dos casos para fugir da realidade quando apenas o cigarro já não é o suficiente. Nesses casos, o indivíduo começa a criar mais e mais interesse em drogas ilícitas, desenvolvendo até mesmo problemas com as autoridades e com traficantes desses alucinógenos.
Com tudo, praticamente todos os adeptos à essa prática possuem problemas respiratórios, além de terem 50% a mais de chance de um ataque cardíaco. No mundo todo, as doenças ligadas ao tabagismo causam cerca de 5 milhões de mortes por ano, e segundo a OMS, esse número aumentará para 10 milhões até 2030.
Em suma, este é um grande problema que muitas vezes é tido como normal, cerca de 100 mil crianças em todo o mundo começam a fumar com a esperança de serem mais aceitos socialmente. A Organização Mundial da Saúde intitulou o dia 31 de maio como Dia Mundial Sem Tabaco, numa tentativa de conter os números cada vez maiores. É necessário desenvolver maior atenção aos programas assistidos por jovens, onde os mesmos são facilmente influenciados, as unidades escolares devem enfatizar cada vez mais os riscos deste tipo de hábito por meio de palestras e aulas mais centradas ao tópico, deste modo, crianças e adolescentes entenderão o quão grave é a sujeição À esse artifício tido como escape da realidade.
BihYoongi
Ótima introdução,houve pequenos deslocamentos de vírgula e erro de crase ,ultilizou um bom repertório cultural e soube relaciona lo com o tema.
Seu desenvolvimento há um bom posicionamento perante o tema,há uma boa explicação do vício e sua causa.Houve grande uso de repertórios em sua redação toda ,isso é bom,apenas não deixe eles tomarem conta de seu texto todo,ou sua argumentação pode ficar vaga.Sua conclusão necessita da explicação de agentes que irao executar sua proposta,isso ficou falho ,pois não foi dito por exemplo quem deve prestar atenção nos programas de tv,se são as emissoras,pais ou os próprios jovens.
Faltou também uma associação com o restante do texto,mas ,em suma,seu texto está otimo.
Sua nota é 900.
Fernando (EscreverOnline)
Boas observações! E parabéns pela contribuição com seus colegas da comunidade, mesmo ainda com tão pouco tempo aqui dentro.
Continue firme nos estudos, enviando suas redações e ajudando outros alunos, e em breve você receberá a medalha de Aprendiz – vai ficar aquele verdinho bacana ao lado do seu nome!
PS: aproveita pra terminar de configurar o seu perfil :)
faria_maria
Boa noite. Você apresentou 3 argumentos e desenvolveu muito bem cada um deles. Usou vários repertórios,mas eu tomaria cuidado,pois no enem não é fácil lembrar tantos dados. Também é perceptível alguns erros de pontuação. Outra coisa, sua proposta de intervenção ficou fraca, faltou explicar detalhadamente o agente, como você vai solucionar o problema, qual a finalidade e etc..
Obs: eu usaria o último parágrafo para desenvolver a solução e deixaria de lado esse tanto de dados informativos já que apenas 2 repertórios legitimados garantem os 200 pontos. As vezes menos é mais. O corretor não busca um monte de dados, ele quer uma intervenção para o problema apresentado!
Danilo023
Oi tudo bem ? Seu texto está bom, entretanto, não vou poder fazer uma analise e correção dissertativa argumentativa por que eu começei a estudar praticamente agora eu literalmente não sei nada sobre o assunto, porém, eu gostei muito da sua redação e ela vai me ajudar a desenvolver uma boa redação dissertativa argumentativa no futuro obrigado!