Tabagismo: O aumento do número de fumantes entre os jovens brasileiros

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   O impacto cultural resultante do encontro entre os europeus e os habitantes das Américas foi responsável pela popularização das ervas do tabaco, iniciando-se em meados do século XVI durante as expedições europeias. No Brasil contemporâneo, o tabagismo está ganhando força e popularidade entre os jovens, principalmente os de baixa renda. O aumento da utilização desse produto se dá pela falta de instrução e pelo fácil acesso à droga.

   Devido a grande desigualdade social na população brasileira, muitas crianças e jovens não tem acesso a uma educação de qualidade. A carência de informação e conhecimento durante o crescimento e amadurecimento pessoal, é um fator que explica o aumento do uso de tabaco entre os jovens brasileiros. Em razão da falta de consciência sobre os males que uso dessa substância é capaz de provocar no futuro, como por exemplo doenças respiratórias e cardíacas, muitos adolescentes dão início ao vício ainda jovens. Segundo dados da pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a taxa de jovens fumantes entre 13 e 17 anos de idade sofreu aumento de 1,1% no período de um ano.

    Não só a falta de informação mas também a facilidade com que a droga chega às mãos dos jovens explica o aumento da utilização dessa substância. A Legislação Brasileira proíbe vendas a menores de idade, contudo há pontos de venda ilegal praticados pela população. 80% dos jovens obtém o produto em lojas ou botequins, segundo dados da pesquisa conduzida pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). A acessibilidade ao tabaco através da vendas ilegais é um fator contribuinte para a permanência do vício no meio de de crianças e adolescentes.

     Portanto, é notória a popularidade do produto no cotidiano dos jovens. Diante disso, o Ministério da Educação deve organizar palestras, aulas práticas e conversações em ambientes escolares alertando e informando acerca das consequências do uso de tabaco. Ainda, cabe ao Poder Legislativo a elaboração de leis mais rígidas aos comerciantes que estiverem vendendo o produto a menores de idade. Ademais, é cabível aos Órgãos Municipais que efetue a fiscalização nos comércios, através de visitas frequentes. Para que dessa forma ocorra a diminuição no número de usuários jovens.

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3 Correções

  1. Olá, tudo bem? vou tentar lhe ajudar.

    C1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Alguns erros nessa competência podem ser identificados, como: ‘é capaz de’ é uma expressão prolixa, é preferível dizer pode; ‘como por exemplo´ deve ser separada por vírgulas; e ‘anos de idade’ é um pleonasmo, substitua apenas por anos; ‘de de’ é um erro de digitação’; ‘da vendas’ é um possível erro de concordância de número.
    NOTA:120

    C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
    Compreendeu bem o tema e soube aborda-lo no texto, só senti falta de uma repertório sociocultural mais variado.
    NOTA: 160

    C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Apresenta bons argumentos e você soube defender bem seu ponto de vista, mas sua tese não ficou tão clara assim.
    NOTA: 160

    C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Pelo que percebi essa foi a competência que mais teve erros, pois faltou o uso de vários conectivos, como os que ligam os períodos e os que ligam os parágrafos.
    NOTA: 80

    C5: Respeito aos direitos humanos.
    Sua proposta de intervenção tem somente algumas carências, como a falta de todos os cinco elementos para uma boa solução do problema levantado. De, resto tudo ok!
    NOTA: 160

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  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 200

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

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  3. Introdução: Gostei da sua introdução e do uso do repertório histórico mas senti falta de conectivos para interligar seus períodos de uma forma melhor. Bom projeto de texto, só faltaram mais palavras de juízo de valor para reafirmar sua tese.

    Desenvolvimento 1: Notei algumas vírgulas sem necessidade e novamente a falta de conectivos. O seu último período, ao meu ver, funcionaria melhor no início do parágrafo, uma vez que você já iniciaria sua argumentação tendo como base dados sólidos.

    Desenvolvimento 2: Senti falta de uma maior argumentação, já que você utilizou muitos dados e não os trabalhou muito bem para embasar sua argumentação, o que acabou por deixar seu texto um pouco expositivo.

    Conclusão: Gostei da sua conclusão, mas acho que você poderia aprimorar o último período do texto.

    Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
    Nota: 200

    Competência 2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
    Nota: 200

    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Nota: 160

    Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Nota: 160

    Competência 5 – Respeito aos direitos humanos.
    Nota: 160

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