“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. O clássico verso do poeta modernista de Carlos Drummond de Andrade, se encaixa perfeitamente nos obstáculos dos indivíduos durante sua caminhada contra o tabagismo e seus efeitos na sociedade hodierna brasileira. Incontestavelmente, percebe-se que a origem deste cenário se baseia na letargia social. Destarte, entre os fatores que contribuem para solidificar esse quadro estão a má influência midiática, juntamente com a dependência psicológica,
Primeiramente, é notório que dentre a cinematografia mundial, o uso do tabaco é visto como algo habitual, desta forma induzindo principalmente o público-alvo entre quinze a trinta anos, à prática do mesmo. Neste viés, a mídia de forma indireta tem uma fração responsável da utilização precoce do tabagismo. Consequentemente, esse óbice traz como resultados a evasão escolar ou universitária, dependência toxicológica, riscos de doenças e entre outros.
Em segundo plano, observa-se que no tabaco se encontra uma substância psicoativa, a nicotina, que possibilita na droga a sensação de prazer, desta forma estimulando o abuso e a dependência. “Friends”, um dos maiores seriados norte-americano, retrata em um dos personagens principais, Chandler, a dificuldade psíquica em que ele enfrenta para abandonar tabagismo. Analogamente, a sociedade contemporânea não se encontra divergente com a série, uma vez que o país tem um alto índice de compulsão psicológica no tabaquismo. Portanto, é inteligível que esse obstáculo do vício, acarreta transtornos sociais como o câncer de pulmão, que atualmente de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) 90% desta enfermidade é causada pelo tabaco.
Entende-se diante ao exposto que o tabagismo presente na modernidade é um retrocesso no desenvolvimento do corpo social brasileiro. Contudo, é de estrema importância o desenredo dessa objeção. À vista disso, cabe ao Governo por intermédio das prefeituras municipais, intensificar as fiscalizações nos pontos de comércio, as vendas de entorpecentes à menores de idade, a fim de prevenir a compulsão precoce. Ademais a este, o Estado por meio do Ministério da Saúde e da Educação promover palestras sobre a gravidade que o tabagismo pode causar, ministradas por profissionais da saúde e realizadas em espaços públicos, desta forma possibilitando a participação de toda comunidade. Outrossim, a Mídia como principal influenciadora, efetuar campanhas publicitarias com finalidade de erradicar o consumo do tabaco. Somente assim, será possível a omissão da pedra de Carlos Drummond de Andrade, tendo um efeito de progresso na evolução do Brasil.
Giulianna
Olá, tudo bem?
“desta forma induzindo principalmente o público-alvo entre quinze a trinta anos, à prática do mesmo”, tem alguma fonte a respeito dessa contestação?
Uma boa redação, com alguns erros ortográficos e gramaticais. Gostei do seu repertório e sua alusão. Parabéns!
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4: 120
C5: 200