A partir da Primeira Guerra Mundial, o tabaco se disseminou como algo sofisticado e atraente, o hábito de fumar era adotado até mesmo pelos soldados, que passavam a imagem de que essa prática era heroica. No entanto, hodiernamente se sabe que esse costume é problemático em diversos aspectos, portanto, torna-se necessária a atenção acerca das consequências negativas do tabagismo no século XXI. Nesse contexto, ressalta-se como efeitos do referido quadro o impacto não saudável sobre a população, além da poluição ambiental.
Em primeira análise, o uso do tabaco é amplamente nocivo à saúde populacional, visto que permite a entrada de diversas substâncias tóxicas no corpo do consumidor. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), o cigarro influencia mais de 60 mil mortes anuais decorrentes de disfunções cardíacas e pulmonares. Sob essa ótica, ele contribui para agravar enfermidades e, consequentemente, acrescer o número de mortos vítimas dessas condições físicas. Segundo a Revista Galileu, o fumante ainda tem maior probabilidade de desenvolver câncer, uma vez que há compostos cancerígenos na fumaça a qual ele é exposto. Dessa forma, é evidente que um dos reflexos do tabagismo na contemporaneidade é a sua influência danosa sobre o bem-estar da coletividade.
Ademais, o espaço natural sofre com a sujeira provocada pelos indivíduos que fumam. Para Paul Watson, diretor da fundação Greenpeace, inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio. Entretanto, no mundo contemporâneo, o ser humano polui em excesso, rompendo a relação harmônica com os ecossistemas, ao invés de usufruir de sua capacidade de vivência sustentável. Tal postura lastimável é vista na forma como o descarte das bitucas de cigarro é feito, grande parte delas são descartadas erroneamente nos solos e, com a chuva, podem ir para os corpos d’água, trazendo malefícios aos animais deste local. Outrossim, ao irem para a natureza elas também são colaboradoras de queimadas e enchentes. Destarte, o tabagismo é uma ação insustentável e adversa ao ambiente.
Diante disso, são necessárias medidas para mudar o cenário atual. Para diminuir a taxa de tabagistas no país e as mortes advindas dessa situação, o Ministério da Saúde deve aprimorar o SUS, por meio de investimentos financeiros, para oferecer tratamento apropriado aos fumantes. É preciso que ele seja abastecido com medicamentos, além de profissionais adequados para tratar essa parcela social. Sendo assim, com o controle do tabagismo, a mortalidade por tal estado e os danos ambientais serão contidos, atenuando essa conjuntura que ameaça o século XXI.
Por favor, dê as notas por competência do enem :)
liviali19
INTRODUÇÃO: você utilizou muitos “que”. Isso pode te fazer perder pontos, sugiro a substituição de algum por “o qual”, por exemplo.
Repertório muito produtivo – ok
Utilização de conectivos variados – ok
Tese – ok
Trouxe o tema corretamente – ok
DESENVOLVIMENTO 1:
Tópico frasal – ficou ótimo
Repertório produtivo – ok
Apesar de você ter desenvolvido muito bem, um corretor pode achar que ficou muito expositivo. Você poderia ter colocado um pouco mais da sua própria problematização.
DESENVOLVIMENTO 2: esse parágrafo ficou impecável!
Tópico frasal ótimo
Repertório muito produtivo
Desenvolvimento do argumento impecável
CONCLUSÃO: antes de colocar a silga coloca sempre o nome por extenso e a sigla entre parentêsis. Ex: Sistema Único de Saúde (SUS)
Quem? Ministério da Saúde
O quê? aprimorar o SUS
Para quê? para oferecer tratamento apropriado aos fumantes
Como? investimentos financeiros
Detalhamento? É preciso que ele seja abastecido com medicamentos, além de profissionais adequados para tratar essa parcela social
Sua redação está impecável! Parabéns!
[email protected]
Competência 1- 180
Competência 2- 200
Competência 3- 160
Competência 4- 200
Competência 5-160
Na introdução, identifiquei a falta de vírgula em duas orações, como no caso de ”hodiernamente” que deveria estar entre vírgulas, mas também deveria ter uma em ” referido quadro,”.
No D1, seu tópico frasal e repertórios ficaram bons, porém a sua argumentação foi vaga. Poderia ter aprofundado mais o teu ponto de vista, porque você colocou repertórios ali, mas não desenvolveu . O fechamento ficou bom.
No D2, o seu tópico frasal, argumentação e o repertório ficaram bons. Nesse parágrafo você aprofundou bem o teu ponto de vista. Tenha cuidado com o uso de vírgula, pois você cometeu o erro do truncamento( separou o que não deve ser separado). O sujeito não pode ficar separado do verbo por uma vírgula.
Na conclusão, consegui identificar os cinco critérios que são exigidos, mas no caso do detalhamento você poderia ter especificado mais, porque ficou vago o que foi colocado. Fique atenta na hora de construir uma proposta de intervenção, pois ela deve contemplar os dois argumentos que você disse na sua tese. Na construção da proposta de intervenção uma deve ser mais elaborada e fazer parte dos cinco critérios, mas a outra não precisa ser da mesma forma, no intuito de não abandonar nenhuma ideia ,ok?